SóProvas


ID
1782778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a sistemas de arquivos e tecnologias de becape.

Para aumentar o desempenho do NTFS, recomenda-se a utilização da técnica de journaling, que grava, em um log, as operações que serão executadas no sistema de arquivos antes mesmo de suas execuções.

Alternativas
Comentários
  • Fica difícil aumentar o desempenho incluindo uma gravação de log a cada operação.

  • Este é um recurso suportado por alguns sistemas de arquivos, entre eles o EXT3, suportado pelas distribuições do Linux baseadas no Kernel 2.4 ou mais atual (o EXT3 é o sucessor do EXT2, usado em distribuições baseadas no Kernel 2.2 ou anterior). Basicamente, o sistema de arquivos mantém um journal (ou log) onde são armazenadas todas as mudanças feitas em arquivos do disco. Quando qualquer erro inesperado surge, ou o sistema é desligado incorretamente é possível localizar todas as operações que não haviam sido completadas, restaurando a consistência do sistema de arquivos sem a necessidade de vascular arquivo por arquivo, como faz o scandisk do Windows ou o FSCK no Linux.

  • Um sistema de arquivos com journaling dá permissão ao Sistema Operacional de manter um log (journal), de todas as mudanças no sistema de arquivos antes de escrever os dados no disco. Normalmente este log é um log circular alocado em uma área especial do sistema de arquivos.

    Este tipo de sistema de arquivos tem a oferecer uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados no caso de o sistema travar ou faltar energia, e uma recuperação mais rápida, pois não necessita verificar todo o disco, somente aqueles que pertenciam a um log que não fora fechado devidamente.

    Exemplos de sistemas de arquivos que suportam journaling, HFS+, Ext3, Ext4, JFS, JFFS, JFFS2, LogFS, NTFS, Reiser4, ReiserFS e XFS.

  • O palavra ideal seria Confiabilidade.

  • Acredito que o ponto nem seria comparar o desempenho com uma gravação de log a cada operação, mas o fato de o journaling ser nativo do NTFS. Então não faz sentido recomendar a utilização de tal técnica, pois a mesma já é inerente a esse sistema de arquivos.

    Vamos na fé.

  • POSSÍVEIS CORREÇÕES:

    -Para aumentar A SEGURANÇA do NTFS, recomenda-se a utilização da técnica de journaling, que grava, em um log, as operações que serão executadas no sistema de arquivos antes mesmo de suas execuções.

    -Para aumentar A TOLERÂNCIA A FALHAS do NTFS, recomenda-se a utilização da técnica de journaling, que grava, em um log, as operações que serão executadas no sistema de arquivos antes mesmo de suas execuções.

  • Dependendo da solução de journaling adotada, o desempenho cai. Assim, o journaling e desempenho são inversamente proporcionais o que torna a assertiva falsa.

  • journaling, um recurso que ajuda a manter a integridade dos dados em caso de erros no sistema causados por desligamento incorreto ou determinadas falhas de hardware, por exemplo. O journaling é uma das características mais importantes do ReiserFS

    -Para aumentar A TOLERÂNCIA A FALHAS do NTFS, recomenda-se a utilização da técnica de journaling, que grava, em um log, as operações que serão executadas no sistema de arquivos antes mesmo de suas execuções.