Monitoramento: tem o propósito de subsidiar os gestores com informações mais simples e tempestivas sobre a operação e os efeitos do programa, resumidas em painéis ou sistemas de indicadores de monitoramento (Jannuzzi, 2009).
subsidiar= dar subsídio a; subvencionar, financiar, contribuir com subsídio para; auxiliar, ajudar.
Monitoramento:Tem o propósito de subsidiar a gestão dos programas com informações tempestivas, simples e em quantidade adequada para a tomada de decisão Para isto, precisa-se de indicadores coletados e calculados com uma periodicidade que permita aos gestores reagir ainda dentro de um ciclo de execução do programa
“Monitoramento consiste no acompanhamento contínuo, cotidiano, por parte de gestores e gerentes, do desenvolvimento dos programas e políticas em relação a seus objetivos e metas. É uma função inerente à gestão dos programas, devendo ser capaz de prover informações sobre o programa para seus gestores, permitindo a adoção de medidas corretivas para melhorar sua operacionalização. É realizado por meio de indicadores, produzidos regularmente com base em diferentes fontes de dados, que dão aos gestores informações sobre o desempenho de programas, permitindo medir se objetivos e metas estão sendo alcançados “ (Vaitsman, Rodrigues e Paes-Sousa, 2006, p. 21).
Ei Joyce, tudo bem? Então, o moitorameto é para corrigir falhas no intuito de assegurar a efetividade das metas e objetivos. Tendo em vista que os resultados finais não garatem a efetividade, estes são constados atraves da avaliação a fim de analise, ou seja, a avaliação buscará verificar se os objetivos, ou melhor ainda, se o Problema, Necessidade ou Desejo do Público-Alvo foi de fato resolvido pela solução proposta pelo Projeto.
LUTAR SEMPRE, VENCER AS VEZES, DESISTIR JAMAIS... QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA.