SóProvas


ID
1783345
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Feira Grande - AL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão refere-se ao texto abaixo.

    Conheci que Madalena era boa em demasia, mas não conheci tudo de uma vez. Ela se revelou pouco a pouco, e nunca se revelou inteiramente, a culpa foi minha, ou antes, a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste. [...]
    Emoções indefiníveis me agitam – inquietação terrível, desejo doido de voltar, tagarelar novamente com Madalena, como fazíamos todos os dias a esta hora. Saudade? Não, não é isto: é desespero, raiva, um peso enorme no coração.
RAMOS, Graciliano. São Bernardo. São Paulo: Record, 2003. 

Observando os elementos que compõem a tessitura textual, o texto acima é

Alternativas
Comentários
  • Esse é um trecho de um texto que descreve a alternativa E, no entanto a resposta é a alternativa A:

     Trata-se, obviamente, de um relato das experiências da vida de uma determinada pessoa, abarcando suas vivências, os traços que marcaram sua existência, enfim. Dessa forma, situando tal circunstância comunicativa enquanto tal, ou seja, enquanto gênero textual, cabe ressaltarmos acerca dos pontos que o delineiam, em se tratando dos aspetos linguísticos.

    Nesse sentido, como se trata do revelar de alguém, certamente que as formas verbais são expressas na primeira pessoa do singular. Quanto ao nível de coloquialidade ou de formalismo, não é de todo descabido frisar que pode haver variações, dependendo do grau de intimidade dos interlocutores, como também para o público a quem se destina a circunstância comunicativa em pauta. Quanto aos tempos verbais, esses podem estar situados tanto no presente quanto no pretérito (perfeito e imperfeito), tudo irá depender das intenções propostas pela enunciação.

    Outro aspecto demarcador se assemelha àquele manifestado em textos narrativos, cujos elementos se constituem da presença do narrador, personagens, tempo, espaço, dentre outros. Esse revelar de experiências pode servir de auxílio a outras pessoas, como é o caso de pessoas famosas, podendo ser gravado em áudio ou vídeo e, posteriormente, ser transcrito e publicado por inúmeros meios de comunicação (jornais, revistas, livros, sites, dentre outros), passando a se caracterizar como um documento histórico de notável importância.

     

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/relato-pessoal.htm

  • O relato é uma exposição objetiva que tem o intuito de registrar acontecimentos ou fatos reais. É próprio da linguagem jornalística, de depoimentos pessoais, etc. 

    A narrativa é uma exposição mais elaborada em que personagens, ação e espaço sejam um todo que vai ser construído de forma fictícia.

     

    O relato nos informa, mas a narrativa nos transforma! E esse poder da narrativa está nas palavras, na LITERARIEDADE, ou seja, naquele conjunto de características específicas (linguísticas, semióticas, sociológicas) que permitem considerar um texto como literário

    Blog O imaginário de Kelly_ Kelly Martins

  • Muito simples, pois os elementos da narrativa como: narrador ( 1ª pessoa - protagonista ), personagem ( 3ª pessoa - antagonista ) e tempo ( cronológico - passado, presente e o tempo psicológico: ele expressa seus sentimentos ), pois tudo sobremaneira descreveu as estruturas de um texto NARRATIVO. 

    Até a próxima ! 

  • Não poderia ser crônica porque esse é um tipo de GÊNERO DE TEXTO enquanto as demais alternativas são TIPOS de texto (TIPOLOGIA TEXTUAL).

  • a) uma narrativa.