SóProvas


ID
1783477
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao aplicar a fórmula “número de medicamentos administrados com erro de omissão/número total de medicamentos administrados x 100”, o enfermeiro deve considerar o item “medicamentos administrados com erro de omissão” como sendo medicamentos

Alternativas
Comentários
  • Erro de medicação é definido como um evento evitável, ocorrido em qualquer fase da terapia medicamentosa, que pode ou não causar danos ao paciente. Os tipos de erro de medicação são: erro de prescrição; de dispensação; de omissão; de horário; de administração não autorizada de medicamento; de dose; de apresentação; de preparo; de administração; com medicamentos deteriorados; de monitoração; em razão da não aderência do paciente e família e outros erros de medicação. O erro de omissão ocorre pela não administração de um medicamento prescrito para o paciente e ausência de registro da execução da medicação. Ou seja, os medicamentos administrados com erro de omissão são aqueles prescritos, mas não administrados e que foram checados.


    Resposta B


    Bibliografia http://inter.coren-sp.gov.br/sites/default/files/e...
  •  a) não prescritos, mas que foram administrados. 

    R: Incorreta. Corresponde a erro de administração não autorizada de medicamento.

     

     b) prescritos, mas não administrados e que foram checados. 

    R: É o gabarito da questão. Medicamento prescrito e não administrado caracteriza-se como erro de omissão. Porém, essa assertiva é imprecisa, pois erro de omissão é também a não checagem do medicamento administrado, e não a checagem, como afirma o item.

     

     c) prescritos, mas administrados em paciente errado. 

    R: Incorreta. Representa erro de administração não autorizada de medicamento.

     

     d) que sobraram devido ao não cumprimento integral da prescrição. 

    R: Incorreta. Porém, pode ser erro tanto de administração quanto de omissão.

     

     e) prescritos, mas administrados em dose inferior à prescrição e que não foram checados. 

    R: Incorreta. Porém mais uma vez a assertiva é ambígua. Administrar dose inferior é erro de administração. Porém não checagem é erro de omissão.

     

    Fonte: Erros de Medicação Definições e Estratégias de Prevenção CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO – COREN-SP REDE BRASILEIRA DE ENFERMAGEM E SEGURANÇA DO PACIENTE – REBRAENSP – POLO SÃO PAULO SÃO PAULO – 2011.

    http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1340135691erros_de_medicacao-definicoes_e_estrategias_de_prevencao.pdf

  • Erro de omissão: deixar de fazer a coisa certa.