SóProvas


ID
1783552
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As auditorias são os instrumentos de medida da qualidade do cuidado de enfermagem. As mais utilizadas em controle de qualidade originam-se no modelo de Donabedian e incluem auditorias de Resultados, de Processos e de Estrutura. As colunas abaixo estão descritas de acordo com o indicador avaliado e o tipo de auditoria correspondente. 

Coluna 1: indicador avaliado 
I. Taxa de queda de paciente. 
II. Tempo de espera no pronto-atendimento. 
III. Técnica de passagem de sonda vesical, conforme protocolo de enfermagem instituído. 

Coluna 2: tipo de auditoria
( ) Auditoria de Processo 
( ) Auditoria de Resultado 
( ) Auditoria de Estrutura 

A sequência numérica correta da Coluna 2: tipo de auditoria, correspondente a Coluna 1: indicador avaliado, é

Alternativas
Comentários
  • Avedis Donabedian desenvolveu um quadro conceitual fundamental para o entendimento da avaliação de qualidade em saúde, a partir dos conceitos de estrutura, processo e resultado, classicamente considerados uma tríade, que corresponde às noções da Teoria Geral de Sistemas: input-process-output. Estrutura - recursos físicos, humanos, materiais e financeiros necessários para a assistência médica. Inclui financiamento e disponibilidade de mão-de-obra qualificada. Um exemplo é o tempo de espera no pronto-atendimento, já que se tiver a estrutura adequada o tempo de espera diminui. Processo - atividades envolvendo profissionais de saúde e pacientes, com base em padrões aceitos. A análise pode ser sob o ponto de vista técnico e/ou administrativo. Um exemplo de auditoria de processo é a técnica de passagem de sonda vesical, conforme protocolo de enfermagem instituído. Resultado - produto final da assistência prestada, considerando saúde, satisfação de padrões e de expectativas. Um exemplo é a taxa de queda de paciente, já que uma redução na taxa de queda é resultado de uma estrura e processos adequados. Resposta D Bibliografia Donabedian A. The Definition of Quality and Approaches to its Assessment (Explorations in Quality Assessment and Monitoring, volume I). Ann Arbor, Health Administration Press, 1980.
  • O componente "estrutura" abrange os recursos humanos, físicos e financeiros utilizados na provisão de cuidados de saúde, bem como os arranjos organizacionais e os mecanismos de financiamento destes recursos.

    O componente "processo" refere-se às atividades que constituem a atenção à saúde, e envolvem a interação de profissionais de saúde e população assistida.

    O componente "resultados", diz respeito às mudanças, no estado de saúde da população, promovidas pelos cuidados recebidos

    Letra D