SóProvas



Questões de Auditoria e Gestão de Qualidade em Enfermagem


ID
45823
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na gestão de qualidade, o enfermeiro dispõe da Comissão de Auditoria em Enfermagem como um instrumento que realiza a

Alternativas
Comentários
  • DUNN e MORGAN14 "auditoria é um instrumento de administração utilizado na avaliação da qualidade do cuidado; é a comparação entre a assistência prestada e os padrões de assistência considerados como aceitáveis".

  • É chamado de constatação na auditoria. Onde observa-se protocolos, documentos, normas...e compara com a assistência prestada, para ver se está de acordo com o que é preconizado.

  • Avaliação continua da qualidade da assistência

    Análise de prontuário

    Verificação do atendimento prestado


ID
133276
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para realizar a avaliação de qualidade da assistência, baseada no modelo de Donabedian, utilizam-se os atributos

Alternativas
Comentários
  • DONABEDIAN
    Avedis Donabedian desenvolveu um quadro conceitual fundamental para o entendimento da avaliação de qualidade em saúde, a partir dos conceitos de estrutura, processo e resultado, classicamente considerados uma tríade, que corresponde às noções da Teoria Geral de Sistemas: input-process-output.

    ESTRUTURA - recursos físicos, humanos, materiais e financeiros necessários para a assistência médica. Inclui financiamento e disponibilidade de mão-de-obra qualificada.

    PROCESSO - atividades envolvendo profissionais de saúde e pacientes, com base em padrões aceitos. A análise pode ser sob o ponto de vista técnico e/ou administrativo.

    RESULTADO - produto final da assistência prestada, considerando saúde, satisfação de padrões e de expectativas.

  • Avedis Donabedian desenvolveu um quadro conceitual fundamental para o entendimento da avaliação de qualidade em saúde, a partir dos conceitos de estrutura, processo e resultado, classicamente considerados uma tríade, que corresponde às noções da Teoria Geral de Sistemas: input-process-output. Estrutura - recursos físicos, humanos, materiais e financeiros necessários para a assistência médica. Inclui financiamento e disponibilidade de mão-de-obra qualificada. Processo - atividades envolvendo profissionais de saúde e pacientes, com base em padrões aceitos. A análise pode ser sob o ponto de vista técnico e/ou administrativo. Resultado - produto final da assistência prestada, considerando saúde, satisfação de padrões e de expectativas. Resposta C Bibliografia Donabedian A. The Definition of Quality and Approaches to its Assessment (Explorations in Quality Assessment and Monitoring, volume I). Ann Arbor, Health Administration Press, 1980. www.saude.sc.gov.br

ID
177406
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando se aborda a temática avaliação de serviços de saúde, Donabedian é referendado pelos estudiosos em gestão da qualidade assistencial. Um dos sete pilares da qualidade proposto, e respectiva definição, é:

Alternativas
Comentários
  • eficácia é a capacidade de realizar objetivos, por sua vez, remete à capacidade de alcançar as metas definidas para uma ação ou experimento.
    eficiência é utilizar produtivamente os recursos, indica a competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços
    efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente, diz respeito à capacidade de se promover resultados pretendidos;

  • EFETIVIDADE - melhoria na saúde, alcançada ou alcançável nas condições usuais da prática cotidiana. Ao definir e avaliar a qualidade, a efetividade pode ser mais precisamente especificada como sendo o grau em que o cuidado, cuja qualidade está sendo avaliada, alça-se ao nível de melhoria da saúde que os estudos de eficácia têm estabelecido como alcançáveis.

    EFICIÊNCIA - é a medida do custo com o qual uma dada melhoria na saúde é alcançada. Se duas estratégias de cuidado são igualmente ficazes e efetivas, a mais eficiente é a de menor custo.

    OTIMIZAÇÃO - torna-se relevante à medida que os efeitos do cuidado da saúde não são avaliados em forma absoluta, mas relativamente aos custos. Numa curva ideal, o processo de adicionar benefícios pode ser tão desproporcional aos custos acrescidos, que tais "adições" úteis perdem a razão de ser.

    ACEITABILIDADE - sinônimo de adaptação do cuidado aos desejos, expectativas e valores dos pacientes e de suas famílias. Depende da efetividade, eficiência e otimização, além da acessibilidade do cuidado, das características da relação médico-paciente e das amenidades do cuidado.

    LEGITIMIDADE - aceitabilidade do cuidado da forma em que é visto pela comunidade ou sociedade em geral.

    EQÜIDADE - princípio pelo qual se determina o que é justo ou razoável na distribuição do cuidado e de seus benefícios entre os membros de uma população. A eqüidade é parte daquilo que torna o cuidado aceitável para os indivíduos e legítimo para a sociedade.
  • RESUMINDO....

    eficacia: se entende em o que fazer
    eficiencia: como fazer
    efetividade:busca-se os resultados...

    FOCO, FORÇA E FÉ...
  • Os sete pilares da qualidade segundo Donabedian Eficácia - capacidade de a arte e a ciência da medicina produzirem melhorias na saúde e no bem-estar. Significa o melhor que se pode fazer nas condições mais favoráveis, dado o estado do paciente e mantidas constantes as demais circunstâncias. Efetividade - melhoria na saúde, alcançada ou alcançável nas condições usuais da prática cotidiana. Ao definir e avaliar a qualidade, a efetividade pode ser mais precisamente especificada como sendo o grau em que o cuidado, cuja qualidade está sendo avaliada, alça-se ao nível de melhoria da saúde que os estudos de eficácia têm estabelecido como alcançáveis. Eficiência - é a medida do custo com o qual uma dada melhoria na saúde é alcançada. Se duas estratégias de cuidado são igualmente eficazes e efetivas, a mais eficiente é a de menor custo. Otimização - torna-se relevante à medida que os efeitos do cuidado da saúde não são avaliados em forma absoluta, mas relativamente aos custos. Numa curva ideal, o processo de adicionar benefícios pode ser tão desproporcional aos custos acrescidos, que tais "adições" úteis perdem a razão de ser. Aceitabilidade - sinônimo de adaptação do cuidado aos desejos, expectativas e valores dos pacientes e de suas famílias. Depende da efetividade, eficiência e otimização, além da acessibilidade do cuidado, das características da relação médico-paciente e das amenidades do cuidado. Legitimidade - aceitabilidade do cuidado da forma em que é visto pela comunidade ou sociedade em geral. Equidade - princípio pelo qual se determina o que é justo ou razoável na distribuição do cuidado e de seus benefícios entre os membros de uma população. A equidade é parte daquilo que torna o cuidado aceitável para os indivíduos e legítimo para a sociedade. Conforme a questão: Na alternativa A é descrito a otimização e não eficácia. A alternativa B está correta, eficiência é a medida do custo com o qual uma dada melhoria na saúde é alcançada. A alternativa C descreve a eficácia e não a efetividade. A alternativa D descreve efetividade e não otimização. A alternativa E descreve legitimidade de forma incorreta, não é a distribuição do cuidado e sim a aceitação dele na população. Resposta B Bibliografia Donabedian A. The Definition of Quality and Approaches to its Assessment (Explorations in Quality Assessment and Monitoring, volume I). Ann Arbor, Health Administration Press, 1980. www.saude.sc.gov.br
  • B


ID
188860
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos instrumentos que o Serviço de Enfermagem dispõe para gestão da qualidade é a Comissão de Auditoria em Enfermagem, que realiza a

Alternativas
Comentários
  •  São objetivos da auditoria de enfermagem:
    garantir a excelência na qualidade da assistência médica hospitalar;
    assegurar o respeito às normas técnicas, éticas e administrativas, previstas em cada situação e procedimentos em questão;
    evitar e identificar procedimentos e/ou ocorrências desnecessárias;
    evitar, identificar e corrigir cobranças indevidas e equivocadas;
    avaliar com exatidão os tratamentos e sua relação com os pagamentos a serem efetuados.

  • Alternativa: A

    Comparação entre assistência prestada e os padrões de assistência considerada aceitável


ID
517963
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na realização de auditoria no SUS é considerado motivo de glosa a cobrança de:

Alternativas

ID
548407
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme a NBR ISO 19011, no processo de auditoria, o princípio relacionado aos auditores é o de

Alternativas
Comentários
  • Princípios; Conduta ética, apresentação justa (obrigação de reportar com veracidade e exatidão), devido cuidado profissional, Independência (os auditores não podem se envolver em conflito de interesse, "estão livres de conflito de interesse"), abordagem baseada em evidência. 

  • Segundo a NBR ISO 19011 a auditoria é caracterizada pela confiança em alguns princípios que ajudam a tornar a auditoria uma ferramenta eficaz e confiável em apoio às políticas de gestão e controles, fornecendo informações sobre as quais uma organização pode agir para melhorar seu desempenho. A adesão a estes princípios é um pré-requisito para se fornecer conclusões de auditoria que são pertinentes e suficientes, e para permitir que auditores que trabalhem independentemente entre si, cheguem a conclusões semelhantes em circunstâncias semelhantes. São os princípios: - Conduta ética: o fundamento do profissionalismo - Apresentação justa: a obrigação de reportar com veracidade e exatidão - Devido cuidado profissional: a aplicação de diligência e julgamento na auditoria - Independência: a base para a imparcialidade da auditoria e objetividade das conclusões de auditoria - Abordagem baseada em evidência: o método racional para alcançar conclusões de auditoria confiáveis e reproduzíveis em um processo sistemático de auditoria. Logo, a única alternativa que se refere a um princípio relacionados aos auditores é a conduta ética. Resposta B Bibliografia http://www.cefetsp.br/edu/jcaruso/apostilas/iso19011.pdf
  • 4. Princípios de auditoria

    A auditoria é caracterizada pela confiança em alguns princípios. Eles fazem da auditoria uma ferramenta eficaz e confiável em apoio a políticas de gestão e controles, fornecendo informações sobre as quais uma organização pode agir para melhorar seu desempenho. A aderência a estes princípios é um pré-requisito para se fornecer conclusões de auditoria que são relevantes e suficientes, e para permitir que auditores que trabalhem independentemente entre si cheguem a conclusões semelhantes em circunstâncias semelhantes. Os princípios seguintes estão relacionados a auditores.

    a) Conduta ética: o fundamento do profissionalismo Confiança, integridade, confidencialidade e discrição são essenciais para auditar.

    b) Apresentação justa: a obrigação de reportar com veracidade e exatidão Constatações de auditoria, conclusões de auditoria e relatórios de auditoria refletem verdadeiramente e com precisão as atividades da auditoria. Obstáculos significantes encontrados durante a auditoria e opiniões divergentes não resolvidas entre a equipe de auditoria e o auditado são relatados.

    c) Devido cuidado profissional: a aplicação de diligência e julgamento na auditoria Auditores pratiquem o cuidado necessário considerando a importância da tarefa que eles executam e a confiança colocada neles pelos clientes de auditoria e outras partes interessadas. Ter a competência necessária é um fator importante. Outros princípios se relacionam à auditoria, que é por definição independente e sistemática.

    d) Independência: a base para a imparcialidade da auditoria e objetividade das conclusões de auditoria Auditores são independentes da atividade a ser auditada e são livres de tendência e conflito de interesse. Auditores mantêm um estado de mente aberta ao longo do processo de auditoria para assegurar que as constatações e conclusões de auditoria serão baseadas somente nas evidências de auditoria.

    e) Abordagem baseada em evidência: o método racional para alcançar conclusões de auditoria confiáveis e reproduzíveis em um processo sistemático de auditoria.

  • A alteração da norma, de 2018, trás novos princípios, e outros antigos com nomes reformulados:

    a) integridade;

    b) apresentação justa;

    c) devido cuidado profissional: aplicação de diligência e julgamento em auditoria;

    d) confidencialidade: segurança de informação;

    e) Independência: a base para a imparcialidade da auditoria e objetividade das conclusões de auditoria;

    f)Abordagem baseada em evidência: o método racional para alcançar conclusões de auditoria confiáveis e reprodutíveis em um processo sistemático de auditoria.

    g)Abordagem baseada em risco: uma abordagem de auditoria que considera riscos e oportunidades


ID
561604
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a certificação de uma empresa, o processo de auditoria deve ser realizado

Alternativas

ID
639442
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um estabelecimento de saúde atende ao cumprimento dos requisitos básicos da qualidade assistencial quanto à habilitação do corpo funcional, à segurança nas ações assistenciais, à estrutura básica adequada à demanda e ao perfil da instituição. De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, esse estabelecimento de saúde foi avaliado como

Alternativas
Comentários
  • NÍVEL 1
    As exigências deste nível contemplam o atendimento aos requisitos básicos
    da qualidade na assistência prestada ao cliente, nas especialidades e nos serviços
    da organização de saúde a ser avaliada, com recursos humanos compatíveis com a
    complexidade, qualificação adequada (habilitação) dos profissionais e responsável técnico
    com habilitação correspondente para as áreas de atuação institucional.
    Princípio: SEGURANÇA
    • habilitação do corpo funcional;
    • atendimento aos requisitos fundamentais de segurança para o cliente nas
    ações assistenciais e procedimentos médico-sanitários;
    • estrutura básica (recursos) capaz de garantir assistência para a execução
    coerente de suas tarefas.(fontehttp://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/02_0060_M.pdf)
  • Letra A- nível I
    As exigências deste nível contemplam o atendimento aos requisitos básicos da qualidade na assistência prestada ao cliente, nas especialidades e nos serviços da organização de saúde a ser avaliada, com recursos humanos compatíveis com a complexidade, qualificação adequada (habilitação) dos profissionais e responsável técnico com habilitação correspondente para as áreas de atuação institucional.
    Fonte: Manual de acreditação- Fiocruz
  • - Segue extrato do Manual de Acreditação do Ministério da Saúde:
    Garantia da Qualidade - Nível 1
    A Organização desenvolve atividades destinadas a avaliar a qualidade do atendimento, contando com grupo multiprofissional, destinado à promoção e incorporação da qualidade nos processos institucionais. Garantia da Qualidade - Nível 2
    Dispõe de manual(is) de normas, rotinas e procedimentos documentado(s), atualizado(s) e disponível(is); possui programa de educação e treinamento voltado para a melhoria de processos; dispõe de estatísticas básicas e de evidências da integração dos outros serviços da Organização. Garantia da Qualidade - Nível 3
    A Organização conta com comissão, grupo de trabalho ou secretaria executiva do programa de qualidade implantada, normatizada e com ações evidentes em todo o sistema assistencial; conta com sistema de avaliação e garantia da qualidade, baseado em indicadores, implantados e consolidados, que gera informações que permitem a tomada de decisões corretivas, melhoria de processos e comparações com referenciais adequados.

  • De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar a avaliação se constitui em três níveis. Nível 1: As exigências deste nível contemplam o atendimento aos requisitos básicos da qualidade na assistência prestada ao cliente, nas especialidades e nos serviços da organização de saúde a ser avaliada, com recursos humanos compatíveis com a complexidade, qualificação adequada (habilitação) dos profissionais e responsável técnico com habilitação correspondente para as áreas de atuação institucional. Tem como princípio a segurança que se refere a: - habilitação do corpo funcional; - atendimento aos requisitos fundamentais de segurança para o cliente nas ações assistenciais e procedimentos médico-sanitários; - estrutura básica (recursos) capaz de garantir assistência para a execução coerente de suas tarefas. Nível 2: As exigências deste nível contemplam evidências de adoção do planejamento na organização da assistência, referentes à documentação, corpo funcional (força de trabalho), treinamento, controle, estatísticas básicas para a tomada de decisão clínica e gerencial, e práticas de auditoria interna. Nível 3 As exigências deste nível contêm evidências de políticas institucionais de melhoria contínua em termos de: estrutura, novas tecnologias, atualização técnico-profissional, ações assistenciais e procedimentos médico-sanitários. Evidências objetivas de utilização da tecnologia da informação, disseminação global e sistêmica de rotinas padronizadas e avaliadas com foco na busca da excelência. Logo, um estabelecimento de saúde atende ao cumprimento dos requisitos básicos da qualidade assistencial quanto à habilitação do corpo funcional, à segurança nas ações assistenciais, à estrutura básica adequada à demanda e ao perfil da instituição, se enquadra no nível 1. Resposta A Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar/ Secretaria de Assistência à Saúde. – 3. ed. rev. e atual. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
  • NÍVEL 1

    As exigências deste nível contemplam o atendimento aos requisitos básicos da qualidade na assistência prestada ao cliente, nas especialidades e nos serviços da organização de saúde a ser avaliada, com recursos humanos compatíveis com a complexidade, qualificação adequada (habilitação) dos profissionais e responsável técnico com habilitação correspondente para as áreas de atuação institucional.

     

    Princípio: SEGURANÇA

    • habilitação do corpo funcional; • atendimento aos requisitos fundamentais de segurança para o cliente nas ações assistenciais e procedimentos médico-sanitários;

    • estrutura básica (recursos) capaz de garantir assistência para a execução coerente de suas tarefas.

     

    Fonte: MANUAL BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR, Ministério da Saúde, página 26

  • De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar a avaliação se constitui em três níveis. Nível 1: As exigências deste nível contemplam o atendimento aos requisitos básicos da qualidade na assistência prestada ao cliente, nas especialidades e nos serviços da organização de saúde a ser avaliada, com recursos humanos compatíveis com a complexidade, qualificação adequada (habilitação) dos profissionais e responsável técnico com habilitação correspondente para as áreas de atuação institucional. Tem como princípio a segurança que se refere a: - habilitação do corpo funcional; - atendimento aos requisitos fundamentais de segurança para o cliente nas ações assistenciais e procedimentos médico-sanitários; - estrutura básica (recursos) capaz de garantir assistência para a execução coerente de suas tarefas. Nível 2: As exigências deste nível contemplam evidências de adoção do planejamento na organização da assistência, referentes à documentação, corpo funcional (força de trabalho), treinamento, controle, estatísticas básicas para a tomada de decisão clínica e gerencial, e práticas de auditoria interna. Nível 3 As exigências deste nível contêm evidências de políticas institucionais de melhoria contínua em termos de: estrutura, novas tecnologias, atualização técnico-profissional, ações assistenciais e procedimentos médico-sanitários. Evidências objetivas de utilização da tecnologia da informação, disseminação global e sistêmica de rotinas padronizadas e avaliadas com foco na busca da excelência. Logo, um estabelecimento de saúde atende ao cumprimento dos requisitos básicos da qualidade assistencial quanto à habilitação do corpo funcional, à segurança nas ações assistenciais, à estrutura básica adequada à demanda e ao perfil da instituição, se enquadra no nível 1. Resposta A Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar/ Secretaria de Assistência à Saúde. – 3. ed. rev. e atual. – Brasília: Ministério da Saúde, 2002.


ID
723871
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na auditoria em enfermagem verificou-se a não conformidade relacionada ao sistema de armazenamento dos medicamentos de emergência. Para evitar essa ocorrência, a tomada de decisão adotada pelo enfermeiro foi

Alternativas

ID
729823
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em uma instituição de saúde é realizada avaliação contínua da qualidade da assistência de enfermagem por meio da análise da documentação da assistência registrada nos prontuários e da verificação do atendimento prestado ao cliente durante a internação. Essa atividade avaliatória do enfermeiro, aprovada pela Resolução COFEN no 266/2001, é denominada

Alternativas
Comentários
  • LEGISLAÇÃO
    RESOLUÇÃO COFEN-266/2001
    Aprova atividades de Enfermeiro Auditor.

    O Conselho Federal de Enfermagem, no uso de suas atribuições legais e regimentais;

    CONSIDERANDO o disposto na Lei nº 7.498/86, art. 11, inciso I, alínea "h";

    CONSIDERANDO o Decreto nº 94.406/87, em seu artigo 8º, inciso I, alínea "d";

    CONSIDERANDO a Resolução COFEN Nº 260/2001;

    CONSIDERANDO as sugestões emanadas pela SOBEAS - Sociedade Brasileira de Enfermeiros Auditores em Saúde;

    CONSIDERANDO deliberação do Plenário, em sua ROP 298;

    RESOLVE:

    Art. 1º- Aprovar as atividades do Enfermeiro Auditor, dispostas no anexo do presente ato.

    Art. 2º- Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando disposições em contrário.

    Rio de Janeiro, 05 de outubro de 2001.

    Gilberto Linhares Teixeira
    COREN-RJ Nº 2.380
    Presidente
    João Aureliano Amorim de Sena
    COREN-RN Nº 9.176
    Primeiro-Secretario


ID
783217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, somente uma organização acreditada com nível 3 de qualidade

Alternativas
Comentários
  • O Programa de Acreditação Hospitalar é parte importante desse esforço para  melhorar a  qualidade da assistência prestada pelos hospitais brasileiros. Desde 1997, o Ministério da Saúde vem persistentemente investindo em palestras de sensibilização, na criação e consensualização de padrões e níveis de qualidade, e na sistematização de mecanismos que garantam a credibilidade de todo o processo de maneira sustentável.  O desenvolvimento do Programa de Acreditação Hospitalar é uma necessidade em termos de eficiência e uma obrigação do ponto de vista ético.

    Padrão
    Garantia de qualidade, nível 3:
    conta com sistema de avaliação e garantia da qualidade, baseado em indicadores, implantados e consolidados, que gera informações que permitem a 
    tomada de decisões corretivas, melhoria de processos e comparações com referenciais adequados.

    Fonte:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acreditacao_hospitalar.pdf
  • Complementando o comentário acima:

    b) dispõe de manual de normas, rotinas e procedimentos documentados, atualizados e disponíveis  
    NÍVEL 2 incorreto

    c) desenvolve atividades destinadas a avaliar a qualidade do atendimento, contando com grupo multiprofissional destinado à promoção e incorporação da qualidade nos processos institucionais NÍVEL 1 incorreto

    d) possui programa de educação e treinamento voltado para a melhoria de processos. NÍVEL 2 incorreto

    e) dispõe de estatísticas básicas e de evidências de integração com os outros serviços da organização. NÍVEL 2 incorreto


    BONS ESTUDOS!
  • Letra A - Correta
    Letra B - Errada: Refere-se ao Nível 2
    Letra C - Errada: Refere-se ao Nível 1
    Letra D - Errada: Refere-se ao Nível 2
    Letra E - Errada: Refere-se ao Nível 2
    - Segue extrato do Manual de Acreditação do Ministério da Saúde:
    Garantia da Qualidade - Nível 1
    A Organização desenvolve atividades destinadas a avaliar a qualidade do atendimento, contando com grupo multiprofissional, destinado à promoção e incorporação da qualidade nos processos institucionais.
    Garantia da Qualidade - Nível 2
    Dispõe de manual(is) de normas, rotinas e procedimentos documentado(s), atualizado(s) e disponível(is); possui programa de educação e treinamento voltado para a melhoria de processos; dispõe de estatísticas básicas e de evidências da integração dos outros serviços da Organização.
    Garantia da Qualidade - Nível 3
    A Organização conta com comissão, grupo de trabalho ou secretaria executiva do programa de qualidade implantada, normatizada e com ações evidentes em todo o sistema assistencial; conta com sistema de avaliação e garantia da qualidade, baseado em indicadores, implantados e consolidados, que gera informações que permitem a tomada de decisões corretivas, melhoria de processos e comparações com referenciais adequados.
    Att Fernando!
  • GABARITO A

    Garantia da Qualidade - Nível 3 A Organização conta com comissão, grupo de trabalho ou secretaria executiva do programa de qualidade implantada, normatizada e com ações evidentes em todo o sistema assistencial; conta com sistema de avaliação e garantia da qualidade, baseado em indicadores, implantados e consolidados, que gera informações que permitem a tomada de decisões corretivas, melhoria de processos e comparações com referenciais adequados.

    MANUAL DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR

  • Garantia da Qualidade - Nível 1

     

     A Organização desenvolve atividades destinadas a avaliar a qualidade do atendimento, contando com grupo multiprofissional, destinado à promoção e incorporação da qualidade nos processos institucionais.

     Itens de Orientação • Profissional capacitado em métodos de gestão, para desempenhar as atividades de promoção e incorporação da qualidade nos processos organizacionais. • Comissão, grupo ou secretaria executiva do programa de qualidade, com atuação no ambiente institucional.

    Garantia da Qualidade - Nível 2

     Dispõe de manual(is) de normas, rotinas e procedimentos documentado(s), atualizado(s) e disponível(is); possui programa de educação e treinamento voltado para a melhoria de processos; dispõe de estatísticas básicas e de evidências da integração dos outros serviços da Organização.

     Itens de Orientação • Manual(is) de normas, rotinas e procedimentos documentado(s), atualizado(s) e disponível(is). • Grupo de trabalho capacitado para a melhoria de processos e integração institucional, com evidências de sua atuação. • Análise crítica dos processos, procedimentos e resultados organizacionais

    Garantia da Qualidade - Nível 3

     A Organização conta com comissão, grupo de trabalho ou secretaria executiva do programa de qualidade implantada, normatizada e com ações evidentes em todo o sistema assistencial; conta com sistema de avaliação e garantia da qualidade, baseado em indicadores, implantados e consolidados, que gera informações que permitem a tomada de decisões corretivas, melhoria de processos e comparações com referenciais adequados.

  • LETRA A


ID
798673
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A avaliação sistemática da qualidade da assistência de enfermagem, verificada através das anotações de enfermagem no prontuário dos pacientes e/ou das próprias condições deste, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • alternativa b

    auditoria em enfermagem é o conjunto de ações utilizadas na avaliação e fiscalização dos prestadores de serviços de saúde e na conferência de contas relativas aos procedimentos executados, do atendimento ao gasto, do custo à qualidade a ser alcançada. 

    Deve efetuar levantamentos dos custos assistenciais para determinar metas gerenciais e subsidiar decisões do corpo diretivo da instituição. Proporcionar aos usuários confiabilidade e segurança na relação Prestador/ Instituição/ Usuário.



  • A palavra auditoria origina-se do latim audire que significa ouvir. No entanto, o termo pode ser melhor explicado pela palavra da língua inglesa audit, o qual tem o sentido de examinar, corrigir e certificar. Sendo assim, a auditoria consiste na avaliação sistemática e formal de uma atividade para determinar se ela está sendo realizada de acordo com os seus objetivos. A auditoria de enfermagem vem atender às necessidades das instituições de saúde no controle dos fatores geradores de processos de alto custo, ela é a avaliação sistemática da qualidade da assistência prestada ao cliente pela análise dos prontuários, acompanhamento do cliente in loco e verificação da compatibilidade entre o procedimento realizado e os itens cobrados na conta hospitalar, visando garantir justa cobrança e pagamento adequado. A auditoria de enfermagem pressupõe avaliação e revisão detalhada de registros clínicos selecionados por profissionais qualificados para verificação da qualidade da assistência, sendo, portanto, uma atividade dedicada à eficácia de serviços, que utiliza como instrumentos o controle e análise de registros como as anotações de enfermagem no prontuário dos pacientes. Também pode avaliar a evolução do paciente. Resposta B Bibliografia Dias TCL, Santos JLG, Cordenuzzi OCP, Prochnow AG. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, 64(5), 931-937, 2011 Camelo SHH, Pinheiro A, Campos D, Oliveira TL. Auditoria de enfermagem e a qualidade da assistência à saúde: uma revisão da literatura. Rev. Eletr. Enf. 11(4):1018-25, 2009.

ID
798706
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo em relação aos tipos de auditoria em enfermagem, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.

( ) A auditoria retrospectiva é feita após a alta do paciente.

( ) A auditoria operacional é feita enquanto o paciente está internado.

( ) A auditoria tem como vantagem maior profundidade no trabalho.

( ) A auditoria não tem como objetivo primordial a melhoria dos registros de enfermagem.

( ) A auditoria de enfermagem limita-se à avaliação do cuidado de enfermagem prestado ao paciente.

Alternativas
Comentários
  • discordo da questão,uma vez que a auditoria faz de tudo para não glosar as suas receitas afim de não perder seu credito,então acredito que n seja limitado ao cuidado do paciente.


ID
936034
Banca
FCC
Órgão
ANS
Ano
2007
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Após a alta dos pacientes, em determinado período, realizou-se a auditoria para mensurar a qualidade da assistência prestada. Ao utilizar as recomendações de SÁ, o enfermeiro auditor deve elaborar relatório no qual conste

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a questão.


ID
1011820
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos serviços de saúde, a auditoria controla e avalia o grau de atenção efetivamente prestada pelo sistema, em comparação a um modelo definido, podendo ser operacional ou analítica.

Em relação à auditoria operacional, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • TIPOS DE AUDITORIA

    Preliminar ou prospectiva relacionada com a admissão - orientada para a análise das atividades,
    numa avaliação e revisão dos resultados finais das assistências prestadas, é realizada após o
    paciente receber os serviços (FALK, 2001).

    concorrente (OPERACIONAL) ou concomitante relacionada com o desenvolvimento da hospitalização; - um acompanhamento contínuo das hospitalizações, enfocando os custos e a qualidade dos serviços prestados.  (FALK,
    2001).

    Utilizada quando paciente está internado, envolvendo a análise e avaliação dos registros de enfermagem, entrevista com
    o paciente ou familiar, exame físico e observação do ambiente.


    retrospectiva relacionada com as informações obtidas após a alta do paciente; - definidas como a finalidade dos
    cuidados ou a forma como o estado de saúde do paciente mudou em conseqüência da intervenção.

    Determinam quais os resultados alcançados em conseqüência de intervenções especificas de enfermagem nos pacientes.


ID
1045513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do gerenciamento de enfermagem em serviços de saúde, julgue os itens que se seguem.

O processo de auditoria em enfermagem traz benefícios aos pacientes como, por exemplo, assistência de melhor qualidade por meio de serviço oferecido de maneira mais segura e eficaz.

Alternativas
Comentários
  • A palavra auditoria origina-se do latim audire que significa ouvir. No entanto, o termo pode ser melhor explicado pela palavra da língua inglesa audit, o qual tem o sentido de examinar, corrigir e certificar. Sendo assim, a auditoria consiste na avaliação sistemática e formal de uma atividade para determinar se ela está sendo realizada de acordo com os seus objetivos. A auditoria de enfermagem pressupõe avaliação e revisão detalhada de registros clínicos selecionados por profissionais qualificados para verificação da qualidade da assistência, sendo, portanto, uma atividade dedicada à eficácia de serviços, que utiliza como instrumentos o controle e análise de registros como as anotações de enfermagem no prontuário dos pacientes. Também pode avaliar a evolução do paciente. A auditoria configura-se como uma ferramenta gerencial utilizada pelos profissionais da saúde, em especial os enfermeiros, com a finalidade de avaliar a qualidade da assistência de enfermagem e os custos decorrentes da prestação dessa atividade. Logo, a auditoria é um recurso gerencial que deve ser utilizado, a fim de proporcionar segurança e eficiência, tanto para o profissional, cliente e instituição. Resposta CERTA Bibliografia Dias TCL, Santos JLG, Cordenuzzi OCP, Prochnow AG. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, 64(5), 931-937, 2011 Camelo SHH, Pinheiro A, Campos D, Oliveira TL. Auditoria de enfermagem e a qualidade da assistência à saúde: uma revisão da literatura. Rev. Eletr. Enf. 11(4):1018-25, 2009.

ID
1045519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do gerenciamento de enfermagem em serviços de saúde, julgue os itens que se seguem.

O recrutamento e a seleção de pessoas são processos complexos, atrelados a propostas, políticas e objetivos organizacionais, ao mercado de trabalho, à situação social, política e econômica vigente e às necessidades individuais.

Alternativas
Comentários
  • Fatores que influenciam o recrutamento:

    Critério Interno - Necessidade da instituição

    Critério Externo - Mercado de trabalho


    Com esses dois se traça o perfil do profissional

  • A Enfermagem utiliza o gerenciamento no seu processo de trabalho e vem, ao longo dos anos, buscando meios mais eficazes de adequar modelos administrativos ao seu cotidiano, de modo a não se afastar do seu principal foco de atenção, o cuidado com o paciente. Os objetos de trabalho gerencial do enfermeiro são a organização do trabalho e os recursos humanos de enfermagem. Para executar esse processo é utilizado um conjunto de técnicas de gerência como planejamento, dimensionamento, seleção e recrutamento de pessoal de enfermagem, educação continuada, supervisão e avaliação do desempenho. Também se utilizam meios e instrumentos como a força do trabalho, materiais, equipamentos e instalação. O recrutamento é a divulgação da vaga e a triagem de possíveis candidatos com base nos pré-requisitos do cargo (experiência profissional, escolaridade e outros). Já a seleção é a oportunidade de conhecer com mais detalhes o candidato e escolher o perfil mais adequado para a vaga. O perfil da vaga está relacionado a propostas, políticas e objetivos organizacionais, ao mercado de trabalho, à situação social, política e econômica vigente e às necessidades individuais. Ou seja, deve ser levado em conta as necessidades da empresa, da sociedade e do candidato. Resposta CERTO Bibliografia Kurcgant P. Coordenadora. Gerenciamento em Enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

ID
1122151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A auditoria é a responsável pela avaliação sistemática da qualidade da assistência prestada ao cliente. Ela analisa, controla e autoriza os procedimentos médicos para fins de diagnose e condutas, respeitando-se a autonomia profissional de forma ética e moral. A respeito do sistema em auditoria, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • COMENTÁRIO: GABARITO E

    A Auditoria classifica-se em:

    1. Regular ou Ordinária - realizada em caráter de rotina é periódica, sistemática e previamente programada, com vistas à análise e verificação de todas as fases específicas de uma atividade, ação ou serviço.

    Auditoria Concorrente ou Pró-Ativa, análise pericial ligada ao evento no qual o cliente está envolvido

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/11277/classificacao-da-auditoria-de-enfermagem#ixzz49ske9une

    Motta (2003) define Glosas técnicas às glosas realizadas pelo enfermeiro auditor em procedimentos de enfermagem cobrados sem argumentação técnico-científica, como:
    •    Ausência de checagem de medicamentos e procedimentos;
    •    Ausência de checagem de medicamentos com o devido horário de realização;
    •    Ausência de checagem de medicamentos com devido nome e registro no COREN do profissional executante
    •    Procedimentos de enfermagem realizados sem a descrição no prontuário do paciente.
    •    Falta de prescrição de enfermagem ou médica para os procedimentos de enfermagem.
    •    Anotações realizadas a lápis.
    •    Realização de procedimentos de enfermagem sem fundamentação científica e comprovação da eficácia por meio de estudos prévios.
    •    Descrição incompleta da assistência de enfermagem prestada no prontuário do paciente.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/11299/recusas-de%20pagamentos-hospitalares#ixzz49sl0mtLx

  • Consultoria: é a verificação dos fatos para apontar sugestões ou soluções em um problema determinado


ID
1339483
Banca
VUNESP
Órgão
IMESC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Algumas regras são importantes para a elaboração das anotações de enfermagem a serem registradas pelo técnico de enfermagem, dentre as quais:

Alternativas
Comentários
  • COMENTÁRIO: GABARITO A

    Algumas regras são importantes para a elaboração das Anotações de Enfermagem, dentre as quais:

    • Deve ser precedidas de data e hora, conter assinatura e identificação do profissional a o final de cada registro;
    • Não conter rasuras, entrelinhas, linhas em branco ou espaços;
    • Conter observações efetuadas, cuidados prestados, sejam eles os já padronizados, de rotina e específicos;
    • Devem, ainda, constar das respostas do paciente frente aos cuidados prescrito pelo enfermeiro, intercorrências, sinais e sintomas observados;
    • Devem priorizar a descrição de características, como tamanho mensurado (cm, m, etc.), quantidade (ml, l, etc.), coloração e forma;
    • Não conter termos que deem conotação de valor (bem, mal, muito, pouco, etc.);
    • Conter apenas abreviaturas previstas em literatura; 
    • Devem ser referentes aos dados simples, que não requeiram maior aprofundamento científico. Não é correto, por exemplo, o técnico ou auxiliar de enfermagem anotar dados referentes ao exame físico do paciente, como abdome distendido, timpânico; pupilas isocóricas, etc., visto que, para a obtenção destes dados, é necessário ter realizado o exame físico prévio, que constitui ação privativa do enfermeiro.


ID
1371085
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um Estabelecimento de Saúde foi implantada uma Comissão de Auditoria em Enfermagem, composta por enfermeiras dos diversos setores da própria instituição. A comissão realiza avaliações em períodos determinados, sendo que a revisão seguinte sempre se inicia a partir da última com objetivos regulares de comprovação, abrangendo alguns serviços da instituição. Neste caso, utilizando a classificação de auditoria citada por Kurcgant quanto à forma de intervenção, ao tempo e ao limite, classifica-se, respectivamente, em auditoria

Alternativas
Comentários
  • COMENTÁRIO: GABARITO A

    Quanto às formas de intervenção a Auditoria é classificada em Interna ou Externa. A Auditoria Interna é realizada pelo enfermeiro dentro da instituição hospitalar com ações alocadas como enfermeira Auditora da Educação Continuada ou Enfermeira Auditora no serviço de faturamento. 

    Quanto ao tempo a auditoria classifica-se em: contínua ou periódica. A Auditoria Contínua avalia em períodos determinados sendo que a revisão seguinte sempre se inicia a partir da última. A Auditoria Periódica examina também em tempos estabelecidos, porém não se prende à continuidade.

    Quanto a natureza a Auditoria classifica-se em: normal ou específica. A Auditoria Normal se realiza em períodos determinados com objetivos regulares de comprovação. A Auditoria Específica atende a uma necessidade do momento. Quanto ao limite a auditoria classifica-se em total ou parcial. A Auditoria Total abrange todos os setores da instituição. A Auditoria Parcial é limitada a alguns serviços.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/11277/classificacao-da-auditoria-de-enfermagem#ixzz49yHQ5uRC


ID
1372942
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma enfermeira auditora desenvolve um processo com foco nas mudanças no estado de saúde dos trabalhadores, atribuídas diretamente aos programas de promoção da saúde da empresa.

Desse modo, verifica-se que o que essa enfermeira faz denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Auditoria de resultados!

  • O componente Estrutura corresponde às características relativamente estáveis e necessárias ao processo assistencial, abrangendo a área física,
    recursos humanos (número, tipo, distribuição e qualificação), recursos materiais e financeiros, sistema de informação e instrumentos normativos
    técnico-administrativos, apoio político e condições organizacionais.

     

    O componente Processo corresponde à prestação da assistência segundo padrões técnico-científicos, estabelecidos em 4 aceitos na comunidade
    científica sobre determinado assunto e, a utilização dos recursos nos seus aspectos quanti-qualitativos. Inclui o reconhecimento de problemas, métodos diagnósticos e os cuidados prestados.

     


    O componente Resultados corresponde às consequências das atividades realizadas nos serviços de saúde, ou pelo profissional em termos de mudanças verificadas no estado de saúde dos pacientes, considerando também as mudanças relacionadas a conhecimentos e comportamentos, bem como a satisfação do usuário e do trabalhador ligada ao recebimento e prestação dos cuidados, respectivamente.

     

    Fonte: Kelly Coelho. Estratégia Concursos
     

  • Foco na MUDANÇA, auditoria de resultado.


ID
1372954
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na auditoria de sistemas de gestão de serviços de enfermagem, as fontes de informações devem ser selecionadas por profissionais qualificados para verificação da qualidade da assistência, sendo, portanto, uma atividade dedicada à eficácia de serviços.

Tal atividade utiliza a(o)

Alternativas
Comentários
  • O prontuário do paciente!


ID
1402552
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o processo de auditoria na saúde, analise as afirmativas abaixo:

I – A auditoria operacional avalia os sistemas de saúde, observando aspectos de eficiência, eficácia e efetividade.

II – Uma ação corretiva é a atuação objetiva sobre uma não conformidade potencial, evitando sua ocorrência.

III – A fase operativa da auditoria consiste na verificação in loco das ações, com exame direto dos fatos e situações, tendo por objetivo sistematizar procedimentos.

Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Ação preventiva: é a atuação objetiva sobre uma não conformidade potencial, evitando sua ocorrência. 

    Ação corretiva: é a eliminação da causa de uma não conformidade evitando sua recorrência

  • GABARITO E

     

    AUDITORIA DO SUS – ORIENTAÇÕES BASÍCAS

     

    3.3. TIPOS DE AUDITORIA

     

    Operacional – Avalia os sistemas de saúde, observados aspectos de eficiência, eficácia e efetividade.

     

    3.7. FASE OPERATIVA (IN LOCO) DA AUDITORIA

     

    Consiste na verificação in loco das ações, com exame direto dos fatos e situações, tendo por objetivo sistematizar procedimentos. Esse exame busca confirmar ou não o atendimento às normas e leis, bem como a adequação, conformidade, eficiência e eficácia do processo de trabalho em saúde.


ID
1535944
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A auditoria de enfermagem é um processo do serviço de enfermagem para promover o controle de qualidade do serviço de enfermagem. Assinale a alternativa que apresenta algumas das atividades da auditoria de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    Segundo Souza (2000) o enfermeiro auditor tem diversas atividades: análise de contas hospitalares, análise da qualidade de assistência de enfermagem e as condições de estruturas básicas para prestação desta assistência, emissão de parecer, detecção de vazamento de recursos econômicos na instituição, através de uso de materiais e medicamentos, podendo propor alternativas, principalmente quando este é um auditor interno, educador por meio de interação multidisciplinar.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/11281/atividades-do-enfermeiro-auditor#ixzz49b0U5wC6

  •  Auditoria não tem finalidade punitiva: verifica o cuidado, identifica erros e os analisa. Qualifica a assistência prestada e pode sugerir soluções. As medidas preventivas e corretivas são de responsabilidade administrativa.


ID
1543732
Banca
IBFC
Órgão
CEP 28
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

0 Decreto n.° 1.651, de 28 de setembro de 1995, discorre sobre o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com essa resolução, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. O SNA compreende os órgãos que forem instituídos em cada nível de governo, sob supervisão da respectiva direção do SUS.
II. O SNA atuará exclusivamente no plano federal, sob e de acordo com o Ministério da Saúde (MS).
III. O Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria - DCAA é o órgão de atuação do SNA, no plano federal.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Decreto n.°1.651, de 28 de setembro de 1995, o Sistema Nacional de Auditoria - SNA é organizado junto à direção do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os níveis de governo, sem prejuízo da fiscalização exercida pelos órgãos de controle interno e externo. De acordo com o artigo 4, o SNA compreende os órgãos que forem instituídos em cada nível de governo, sob supervisão da respectiva direção do SUS. A primeira afirmativa está correta. A estrutura e o funcionamento do SNA, no plano federal, são indicativos da organização a ser observada por Estados, Distrito Federal e Municípios para a consecução dos mesmos objetivos no âmbito de suas respectivas atuações. Logo, o SNA atua também no plano federal e não exclusivamente, pois atua também nos Estados, Distrito Federal e Municípios. A segunda afirmativa está errada. O Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria - DCAA, criado pelo § 4º do art. 6º da Lei n 8.689, de 1993, é o órgão de atuação do SNA, no plano federal. Terceira afirmativa está correta. Resposta D Bibliografia www.planalto.gov.br
  • Art. 1º O Sistema Nacional de Auditoria - SNA, previsto no art. 16, inciso XIX, da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, e no art. 6º da Lei nº 8.689, de 27 de julho de 1993, é organizado na forma deste Decreto, junto à direção do Sistema Único de Saúde - SUS, em todos os níveis de governo, sem prejuízo da fiscalização exercida pelos órgãos de controle interno e externo.

    FONTE:

    DECRETO Nº 1.651, DE 28 DE SETEMBRO DE 1995

  •  Art. 1º O Sistema Nacional de Auditoria - SNA, previsto no , e no , é organizado na forma deste Decreto, junto à direção do Sistema Único de Saúde - SUS. em todos os níveis de governo, sem prejuízo da fiscalização exercida pelos órgãos de controle interno e externo.

    Art. 4º O SNA compreende os órgãos que forem instituídos em cada nível de governo, sob a supervisão da respectiva direção do SUS.

            § 1º 0 Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria - DCAA, criado pelo  é o órgão de atuação do SNA, no plano federal.


ID
1595095
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Hospital Geral “X”, com 300 leitos, está passando por um processo de avaliação dos recursos institucionais, periódico e reservado para o reconhecimento da existência de padrões previamente definidos na estrutura, no processo e no resultado. Esse processo foi solicitado pela Direção do Hospital, não sendo de caráter obrigatório. Esse procedimento é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde.

    Tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental, não devendo ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.

    O processo acreditação é pautado por três princípios fundamentais:

    é voluntário, feito por escolha da organização de saúde;

    é periódico, com avaliação das organizações de saúde para certificação e durante o período de validade do certificado;

    é reservado, ou seja, as informações coletadas em cada organização de saúde no processo de avaliação não são divulgadas.


ID
1656976
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

     A Auditoria em Enfermagem agrega elementos essenciais para o levantamento de informações sobre a instituição e o trabalho das equipes. No que se refere à forma de intervenção, ela pode ser conduzida por um elemento não pertencente à instituição, contratado para esse fim.

Assinale o termo utilizado para essa classificação de auditoria. 

Alternativas

ID
1783549
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As constatações da auditoria de enfermagem, com foco na qualidade da assistência prestada, são alcançadas por meio da 

Alternativas
Comentários
  • A palavra auditoria origina-se do latim audire que significa ouvir. No entanto, o termo pode ser melhor explicado pela palavra da língua inglesa audit, o qual tem o sentido de examinar, corrigir e certificar. Sendo assim, a auditoria consiste na avaliação sistemática e formal de uma atividade para determinar se ela está sendo realizada de acordo com os seus objetivos. A auditoria de enfermagem pressupõe avaliação e revisão detalhada de registros clínicos selecionados por profissionais qualificados para verificação da qualidade da assistência, sendo, portanto, uma atividade dedicada à eficácia de serviços, que utiliza como instrumentos o controle e análise de registros como as anotações de enfermagem no prontuário dos pacientes. Também pode avaliar a evolução do paciente. Ou seja, por meio da busca de evidências. Enfim as constatações, são feitas por meio da busca de evidências, que se dá por meio da análise nos prontuários, procedimentos realizados, acompanhamento do paciente e itens que compõem a conta hospitalar cobrada. Resposta B Bibliografia Dias TCL, Santos JLG, Cordenuzzi OCP, Prochnow AG. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, 64(5), 931-937, 2011 Camelo SHH, Pinheiro A, Campos D, Oliveira TL. Auditoria de enfermagem e a qualidade da assistência à saúde: uma revisão da literatura. Rev. Eletr. Enf. 11(4):1018-25, 2009.
  • A palavra auditoria origina-se do latim audire que significa ouvir. No entanto, o termo pode ser melhor explicado pela palavra da língua inglesa audit, o qual tem o sentido de examinar, corrigir e certificar. Sendo assim, a auditoria consiste na avaliação sistemática e formal de uma atividade para determinar se ela está sendo realizada de acordo com os seus objetivos. A auditoria de enfermagem pressupõe avaliação e revisão detalhada de registros clínicos selecionados por profissionais qualificados para verificação da qualidade da assistência, sendo, portanto, uma atividade dedicada à eficácia de serviços, que utiliza como instrumentos o controle e análise de registros como as anotações de enfermagem no prontuário dos pacientes. Também pode avaliar a evolução do paciente. Ou seja, por meio da busca de evidências. Enfim as constatações, são feitas por meio da busca de evidências, que se dá por meio da análise nos prontuários, procedimentos realizados, acompanhamento do paciente e itens que compõem a conta hospitalar cobrada.

    Resposta do professor: B

    Bibliografia Dias TCL, Santos JLG, Cordenuzzi OCP, Prochnow AG. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, 64(5), 931-937, 2011 Camelo SHH, Pinheiro A, Campos D, Oliveira TL. Auditoria de enfermagem e a qualidade da assistência à saúde: uma revisão da literatura. Rev. Eletr. Enf. 11(4):1018-25, 2009.


ID
1783552
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As auditorias são os instrumentos de medida da qualidade do cuidado de enfermagem. As mais utilizadas em controle de qualidade originam-se no modelo de Donabedian e incluem auditorias de Resultados, de Processos e de Estrutura. As colunas abaixo estão descritas de acordo com o indicador avaliado e o tipo de auditoria correspondente. 

Coluna 1: indicador avaliado 
I. Taxa de queda de paciente. 
II. Tempo de espera no pronto-atendimento. 
III. Técnica de passagem de sonda vesical, conforme protocolo de enfermagem instituído. 

Coluna 2: tipo de auditoria
( ) Auditoria de Processo 
( ) Auditoria de Resultado 
( ) Auditoria de Estrutura 

A sequência numérica correta da Coluna 2: tipo de auditoria, correspondente a Coluna 1: indicador avaliado, é

Alternativas
Comentários
  • Avedis Donabedian desenvolveu um quadro conceitual fundamental para o entendimento da avaliação de qualidade em saúde, a partir dos conceitos de estrutura, processo e resultado, classicamente considerados uma tríade, que corresponde às noções da Teoria Geral de Sistemas: input-process-output. Estrutura - recursos físicos, humanos, materiais e financeiros necessários para a assistência médica. Inclui financiamento e disponibilidade de mão-de-obra qualificada. Um exemplo é o tempo de espera no pronto-atendimento, já que se tiver a estrutura adequada o tempo de espera diminui. Processo - atividades envolvendo profissionais de saúde e pacientes, com base em padrões aceitos. A análise pode ser sob o ponto de vista técnico e/ou administrativo. Um exemplo de auditoria de processo é a técnica de passagem de sonda vesical, conforme protocolo de enfermagem instituído. Resultado - produto final da assistência prestada, considerando saúde, satisfação de padrões e de expectativas. Um exemplo é a taxa de queda de paciente, já que uma redução na taxa de queda é resultado de uma estrura e processos adequados. Resposta D Bibliografia Donabedian A. The Definition of Quality and Approaches to its Assessment (Explorations in Quality Assessment and Monitoring, volume I). Ann Arbor, Health Administration Press, 1980.
  • O componente "estrutura" abrange os recursos humanos, físicos e financeiros utilizados na provisão de cuidados de saúde, bem como os arranjos organizacionais e os mecanismos de financiamento destes recursos.

    O componente "processo" refere-se às atividades que constituem a atenção à saúde, e envolvem a interação de profissionais de saúde e população assistida.

    O componente "resultados", diz respeito às mudanças, no estado de saúde da população, promovidas pelos cuidados recebidos

    Letra D


ID
1791547
Banca
VUNESP
Órgão
HCFMUSP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

 O procedimento de avaliação dos recursos institucionais, periódicos e reservados, para o reconhecimento da existência de padrões previamente definidos na estrutura, no processo e no resultado, com vistas a estimular o desenvolvimento de uma cultura de qualidade, constitui-se, essencialmente, em um programa de transformação da realidade, e não em uma forma de fiscalização.

Essa afirmação refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde.

    Tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental, não devendo ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.


ID
1819141
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Resolução-Cofen n° 266/2001, que dispõe sobre as atividades do Enfermeiro Auditor, é da competência privativa do enfermeiro auditor, no exercício de suas atividades, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    O presente anexo da RESOLUÇÃO – COFEN Nº. 266/2001, dispõe sobre as atividades do Enfermeiro Auditor, capituladas em 09 (nove) partes:

    I – É da competência privativa do Enfermeiro Auditor no exercício de suas atividades:

    •   Organizar, dirigir, planejar, coordenar e avaliar, prestar consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre os serviços de Auditoria de Enfermagem.


ID
1819144
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quando integrante da Equipe de Auditoria em Saúde, o Enfermeiro Auditor

Alternativas
Comentários
  • Conforme a Resolução COFEN-266 , o enfermeiro auditor quanto integrante de equipe de Auditoria em Saúde pode: - Atuar no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde; - Atuar na elaboração, execução e avaliação dos planos assistênciais de saúde; - Atuar na elaboração de medidas de prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados aos pacientes durante a assistência de enfermagem; - Atuar na construção de programas e atividades que visem a assistência integral à saúde individual e de grupos específicos, particularmente daqueles prioritários e de alto risco; - Atuar na elaboração de programas e atividades da educação sanitária, visando a melhoria da saúde do indivíduo, da família e da população em geral; - Atuar na elaboração de Contratos e Adendos que dizem respeito à assistência de Enfermagem e de competência do mesmo; - Atuar em bancas examinadoras, em matérias específicas de Enfermagem, nos concursos para provimentos de cargo ou contratação de Enfermeiro ou pessoal Técnico de Enfermagem, em especial Enfermeiro Auditor, bem como de provas e títulos de especialização em Auditoria de Enfermagem, devendo possuir o título de Especialização em Auditoria de Enfermagem; - Atuar em todas as atividades de competência do Enfermeiro e Enfermeiro Auditor, de conformidade com o previsto nas Leis do Exercício da Enfermagem e Legislação pertinente; - O Enfermeiro Auditor deverá estar regularmente inscrito no COREN da jurisdição onde presta serviço, bem como ter seu título registrado, conforme dispõe a Resolução COFEN Nº 261/2001; - Quando da constituição de Empresa Prestadora de Serviço de Auditoria e afins, deverá registrá-la no COREN da jurisdição onde se estabelece e se identificar no COREN da jurisdição fora do seu Foro de origem, quando na prestação de serviço; - Em sua função, deverá identificar-se fazendo constar o número de registro no COREN sem, contudo, interferir nos registros do prontuário do paciente; - Segundo a autonomia legal conferida pela Lei e Decretos que tratam do Exercício Profissional de Enfermagem, para exercer sua função não depende da presença de outro profissional; - Possui autonomia em exercer suas atividades sem depender de prévia autorização por parte de outro membro auditor, Enfermeiro, ou multiprofissional; - Deve desempenhar corretamente seu papel, tem o direito de acessar os contratos e adendos pertinentes à Instituição a ser auditada; - Tem o direito de acesso ao prontuário do paciente e toda documentação que se fizer necessário; - Tem o direito de visitar/entrevistar o paciente, com o objetivo de constatar a satisfação do mesmo com o serviço de Enfermagem prestado, bem como a qualidade. Se necessário acompanhar os procedimentos prestados no sentido de dirimir quaisquer dúvidas que possam interferir no seu relatório. Logo a alternativa correta é aquela que coloca que o enfermeiro auditor pode atuar em todas as atividades de competência do enfermeiro e enfermeiro auditor, em conformidade com o previsto nas Leis do Exercício da Enfermagem e Legislação pertinente. Resposta B Bibliografia www.cofen.gov.br
  • gabarito: b

    Resolução Cofen 266/2001

    II - Quanto integrante de equipe de Auditoria em Saúde: 

    h) atuar em todas as atividades de competencia do Enfermeiro e Enfermeiro Auditor, de conformidade com o previsto nas leis do Exercício da Enfermagem e Legislação pertinente. 


ID
1819147
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o Prisma Ético, em relação à profissão do Enfermeiro Auditor, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • VII – Sob o prisma ético:
    a)    O enfermeiro auditor, no exercício de sua função, deve fazê-lo com clareza, lisura, sempre fundamentado em princípios constitucional, legal, técnico e ético;
    b)    O enfermeiro auditor, como educador, deverá participar da interação interdisciplinar e multiprofissional, contribuindo para o bom entendimento e desenvolvimento da Auditoria da Enfermagem, e Auditoria em Geral, contudo, sem delegar ou repassar o que é privativo do enfermeiro auditor;
    c)    O enfermeiro auditor, quando integrante de equipe multiprofissional, deve preservar sua autonomia, liberdade de trabalho dos membros da equipe, respeitando a privacidade, o sigilo profissional, salvo os casos previstos em lei, que objetive a garantir do bem estar do ser humano e a prevenção da vida;
    d)    O enfermeiro auditor, quando em sua função, deve sempre respeitar os princípios profissionais, legais e éticos no cumprimento com o seu dever;
    e)    A competência do enfermeiro auditor abrange todos os níveis onde há a presença da atuação de profissionais de enfermagem;

    VIII – Havendo registro no Conselho Federal de Enfermagem da Sociedade de Auditoria em Enfermagem de caráter Nacional, as demais organizações Regionais deverão seguir o princípio estatutário e regimental da Sociedade Nacional.

    IX – Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Federal de Enfermagem.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/11298/regulamentacao-da-auditoria-de-enfermagem#ixzz49d132Ib0


ID
1819150
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Sistema Nacional de Auditoria (SNA) exerce, sobre as ações e serviços desenvolvidos no âmbito do SUS, as atividades de, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    DECRETO Nº 1.651, DE 28 DE SETEMBRO DE 1995.


    Regulamenta o Sistema Nacional de Auditoria no âmbito do Sistema Único de Saúde.

     

      Art. 2º O SNA exercerá sobre as ações e serviços desenvolvidos no âmbito do SUS as atividades de:

            I - controle da execução, para verificar a sua conformidade com os padrões estabelecidos ou detectar situações que exijam maior aprofundamento;

            II - avaliação da estrutura, dos processos aplicados e dos resultados alcançados, para aferir sua adequação aos critérios e parâmetros exigidos de eficiência, eficácia e efetividade;

            III - auditoria da regularidade dos procedimentos praticados por pessoas naturais e jurídicas, mediante exame analítico e pericial.

  • DECRETO Nº 1.651, DE 28 DE SETEMBRO DE 1995.


    Regulamenta o Sistema Nacional de Auditoria no âmbito do Sistema Único de Saúde.

     

      Art. 2º

    O SNA exercerá sobre as ações e serviços desenvolvidos no âmbito do SUS as atividades de:

            I - controle da execução, para verificar a sua conformidade com os padrões estabelecidos ou detectar situações que exijam maior aprofundamento;

            II - avaliação da estrutura, dos processos aplicados e dos resultados alcançados, para aferir sua adequação aos critérios e parâmetros exigidos de eficiência, eficácia e efetividade;

            III - auditoria da regularidade dos procedimentos praticados por pessoas naturais e jurídicas, mediante exame analítico e pericial.


ID
1819153
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Observada a Constituição Federal, as Constituições dos Estados-Membros e as Leis Orgânicas do Distrito Federal e dos Municípios, compete ao Sistema Nacional de Auditoria (SNA) verificar, por intermédio dos órgãos que o integram no plano municipal,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    DECRETO Nº 1.651, DE 28 DE SETEMBRO DE 1995.

     

    Art. 5° Observadas a Constituição Federal, as Constituições dos Estados-Membros e as Leis Orgânicas do Distrito Federal e dos Municípios, compete ao SNA verificar, por intermédio dos órgãos que o integram:

     

    III - no plano municipal:

     

    c) as ações e serviços desenvolvidos por consórcio intermunicipal ao qual esteja o Município associado.

  • Observada a Constituição Federal, as Constituições dos Estados-Membros e as Leis Orgânicas do Distrito Federal e dos Municípios, compete ao Sistema Nacional de Auditoria (SNA) verificar, por intermédio dos órgãos que o integram no plano municipal: - as ações e serviços estabelecidos no plano municipal de saúde; - os serviços de saúde sob sua gestão, sejam públicos ou privados, contratados e conveniados; - as ações e serviços desenvolvidos por consórcio intermunicipal ao qual esteja o Município associado.
    No plano estadual - a aplicação dos recursos estaduais repassados aos Municípios. - as ações e serviços previstos no plano estadual de saúde; - os serviços de saúde sob sua gestão, sejam públicos ou privados, contratados ou conveniados; - os sistemas municipais de saúde e os consórcios intermunicipais de saúde; - as ações, métodos e instrumentos implementados pelos órgãos municipais de controle, avaliação e auditoria;
    No plano federal - a aplicação dos recursos transferidos aos Estados e Municípios - as ações e serviços de saúde de abrangência nacional em conformidade com a política nacional de saúde; - os serviços de saúde sob sua gestão; - os sistemas estaduais de saúde; - as ações, métodos e instrumentos implementados pelo órgão estadual de controle, avaliação e auditoria.
    Portanto, a única alternativa que está relacionada com o plano municipal é a D, as demais estão relacionadas aos planos estadual e federal.

    Gabarito do professor: Letra D

    Bibliografia http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1995/...
  • I - no plano federal

            a) a aplicação dos recursos transferidos aos Estados e Municípios mediante análise dos relatórios de gestão de que tratam o , e o 

            b) as ações e serviços de saúde de abrangência nacional em conformidade com a política nacional de saúde;

            c) os serviços de saúde sob sua gestão;

           d) os sistemas estaduais de saúde;

           e) as ações, métodos e instrumentos implementados pelo órgão estadual de controle, avaliação e auditoria;

           II - no plano estadual

           a) a aplicação dos recursos estaduais repassados aos Municípios. de conformidade com a legislação específica de cada unidade federada;

           b) as ações e serviços previstos no plano estadual de saúde;

           c) os serviços de saúde sob sua gestão, sejam públicos ou privados, contratados ou conveniados;

            d) os sistemas municipais de saúde e os consórcios intermunicipais de saúde;

            e) as ações, métodos e instrumentos implementados pelos órgãos municipais de controle, avaliação e auditoria;

           III - no plano municipal:

           a) as ações e serviços estabelecidos no plano municipal de saúde;

            b) os serviços de saúde sob sua gestão, sejam públicos ou privados, contratados e conveniados;

            c) as ações e serviços desenvolvidos por consórcio intermunicipal ao qual esteja o Município associado.


ID
1819162
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Regulação da Atenção à Saúde tem como objeto a produção das ações diretas e finais de Atenção à Saúde, estando, portanto, dirigida aos prestadores de serviços de saúde públicos e privados. Podemos listar como típicas da Regulação da Atenção à Saúde as seguintes ações, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º - A Regulação da Atenção à Saúde efetivada pela contratação de serviços de saúde, controle e avaliação de serviços e da produção assistencial, regulação do acesso à assistência e auditoria assistencial contempla as seguintes ações:


ID
1819165
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A regulação do acesso à assistência, inscrita nas diretrizes do SUS de universalidade, integralidade e equidade da atenção, busca a qualidade da ação, a resposta adequada aos problemas clínicos e a satisfação do usuário. Constituem-se ações da Regulação do Acesso à Assistência ou Regulação Assistencial, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • COMENTÁRIO: GABARITO D

    PORTARIA Nº 1.559, DE 1º DE AGOSTO DE 2008

     

    Art. 5º - A Regulação do Acesso à Assistência efetivada pela disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão por meio de atendimentos às urgências, consultas, leitos e outros que se fizerem necessários contempla as seguintes ações:

    I - regulação médica da atenção pré-hospitalar e hospitalar às urgências;

    II - controle dos leitos disponíveis e das agendas de consultas e procedimentos especializados;

    III - padronização das solicitações de procedimentos por meio dos protocolos assistenciais; e

    IV - o estabelecimento de referências entre unidades de diferentes níveis de complexidade, de abrangência local, intermunicipal e interestadual, segundo fluxos e protocolos pactuados. A regulação das referências intermunicipais é responsabilidade do gestor estadual, expressa na coordenação do processo de construção da programação pactuada e integrada da atenção em saúde, do processo de regionalização, do desenho das redes.


ID
1819168
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto aos Princípios Básicos da Auditoria, o auditor deve

Alternativas

ID
1819171
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os auditores estão obrigados a manter o sigilo e a privacidade em relação ao que vierem a constatar ou observar. Os Códigos de Ética são parâmetros fundamentais destinados a nortear a conduta profissional quanto ao aspecto de

Alternativas

ID
1819174
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O órgão de auditoria deve, por meio de seu responsável, encaminhar um ofício informando ao gestor que será realizada auditoria em seu estado/ município/unidade de serviço. Nessa ocasião, qual é o documento a ser encaminhado ao gestor?

Alternativas
Comentários
  • Ofício de comunicação O órgão de auditoria deverá, por meio de seu responsável, encaminhar ofício informando ao gestor que será realizada auditoria em seu estado/município/unidade de serviço.

    Comunicado de auditoria – CA O CA é um instrumento utilizado para solicitar oficialmente a disponibilização de documentos, justificativas e esclarecimentos, notificar pendências não atendidas e solicitar providências. Deverá ser enviado previamente para que a documentação solicitada seja providenciada com antecedência, ou ser emitido sempre que houver necessidade durante a ação de auditoria. Assim, o ofício de comunicação e o comunicado de auditoria podem anteceder a fase analítica da auditoria.

    Roteiro/Protocolo Considerando o foco da auditoria e as informações obtidas na fase analítica, deverá ser elaborado um roteiro/protocolo para orientar os procedimentos durante a visita in loco, contendo os passos a serem executados e a definição das técnicas de auditoria a serem aplicadas para desenvolvimento do trabalho de campo, pertinentes ao caso. 

    Papéis de trabalho como instrumento de apoio São utilizados na execução da auditoria e também se constituem em registros permanentes do trabalho efetuado pelo auditor, dos fatos e informações obtidas, bem como das conclusões sobre os exames


ID
1819177
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que consiste a fase Operativa da Auditoria?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    LIVRO AUDITORIA SUS

    3.7 Fase operativa (in loco) da auditoria Consiste na verificação in loco das ações, com exame direto dos fatos e situações, tendo por objetivo sistematizar procedimentos. Esse exame busca confirmar ou não o atendimento às normas e leis, bem como a adequação, conformidade, eficiência e eficácia do processo de trabalho em saúde.


ID
1819180
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os resultados dos trabalhos de uma auditoria são consubstanciados no Relatório de Auditoria que deve conter as informações quanto às ações, fatos ou situações observadas e deve reunir, entre outros, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Auditoria não tem função punitiva e sim educativa!!!

    item errado: C


ID
1819183
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

O relatório de auditoria deve reunir, principalmente, os seguintes atributos, visando à sua melhor qualidade: ____________: para assegurar que os resultados da auditoria correspondam aos objetivos da mesma; ____________: deve conter apenas informações relevantes para elucidação dos fatos auditados; ____________: linguagem clara, a fim de que o leitor entenda facilmente, ainda que não versado na matéria, o que se quer transmitir, sem necessidade de explicações adicionais; e ____________: contendo objetivamente a análise final em decorrência das constatações de conformidades e não conformidades.

Alternativas

ID
1819189
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Departamento Nacional de Auditoria do SUS / DENASUS, na aplicação da glosa, é importante observar alguns procedimentos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    CONFORME MANUAL DE GLOSAS DO SNA (2004)

     

    4 – APLICAÇÃO DA GLOSA

     

    NA APLICAÇÃO DA GLOSA É IMPORTANTE OBSERVAR:

    A)    A PRÁTICA DE ATOS ILEGAIS OU ILEGÍTIMOS OCASIONA RESSARCIMENTO AO ERÁRIO, RECOMENDAÇÃO DE CORREÇÃO DO PROCEDIMENTO E RESPONSABILIZAÇÃO DOS AUTORES DO ATO E DA AUTORIDADE ADMINISTRATIVA COMPETENTE COM ENVIO PARA O MP.

  • Alguém podéria me dizer se existe este documento atualizado?

     

  • Na aplicação da glosa é importante

    observar os seguintes procedimentos:

    a) A prática de atos ilegais ou ilegítimos

    ocasiona ressarcimento ao

    erário, recomendação de correção

    do procedimento e responsabilização

    dos autores do ato e da

    autoridade administrativa competente

    com envio para o Ministério

    Público.

    b) A prática de atos antieconômicos

    ou indevidos, em que não seja

    constatada a má fé, gera recomendação

    ao gestor de correção

    do procedimento realizado e/ou

    ressarcimento ao erário


ID
1819192
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Departamento Nacional de Auditoria / DENASUS, uma das atividades gerais de auditoria no âmbito do SUS é

Alternativas
Comentários
  • Letra "D" - O Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), órgão integrante da estrutura da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e componente federal do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), exerce atividades de auditoria e fiscalização especializada no âmbito do SUS.

  • Obrigada pela ajuda! :D


ID
1819195
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual das alternativas a seguir regulamenta a atividade do Enfermeiro Auditor?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    RESOLUÇÃO 266/2001 - O PRESENTE ANEXO DISPÕE SOBRE AS ATIVIDADES DO ENFERMEIRO AUDITOR, CAPITULADAS EM 9 PARTES. 

  • Revogada pela 389/2011.


ID
1819198
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual é a Legislação que regulamenta o Sistema Nacional de Auditoria no âmbito do Sistema Único de Saúde?

Alternativas
Comentários
  • Decreto n 1.651 de 28 de dezembro de 1995.

  • DECRETO Nº 1.651, DE 28 DE SETEMBRO DE 1995.

    Regulamenta o Sistema Nacional de Auditoria no âmbito do Sistema Único de Saúde.

     

     Art. 2º O SNA exercerá sobre as ações e serviços desenvolvidos no âmbito do SUS as atividades de:

     

            I - controle da execução, para verificar a sua conformidade com os padrões estabelecidos ou detectar situações que exijam maior aprofundamento;

            II - avaliação da estrutura, dos processos aplicados e dos resultados alcançados, para aferir sua adequação aos critérios e parâmetros exigidos de eficiência, eficácia e efetividade;

            III - auditoria da regularidade dos procedimentos praticados por pessoas naturais e jurídicas, mediante exame analítico e pericial.

            Parágrafo único Sem embargo das medidas corretivas, as conclusões obtidas com o exercício das atividades definidas neste artigo serão consideradas na formulação do planejamento e na execução das ações e serviços de saúde.

  • Portaria nº 2.266, de 12 de dezembro de 2001 - Dispõe sobre a instituição do Conselho de Auditores do Sistema Nacional de Auditoria .

    Portaria nº 1.069, de 19 de agosto de 1999 - reorganiza as atividades de controle, avaliação e auditoria no âmbito do SUS.

    Resolução COFEN nº 311/2007 - REVOGADA PELA RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017 -

    Resolução Cofen n° 266/2001 - Aprova atividades do enfermeiro Auditor.

    Decreto nº 1.651, de 28 de setembro de 1995 - Regulamenta o Sistema Nacional de Auditoria no âmbito do Sistema Único de Saúde.

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


ID
1819201
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Quanto a Natureza das Auditorias, apresenta-se de forma ____________ as ações inseridas no planejamento anual de atividades dos componentes de auditoria ou de forma ____________ as ações não inseridas no planejamento, realizadas para apurar denúncias ou para atender alguma demanda específica.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    3.4 Natureza da auditoria

    • Regular ou Ordinária – Ações inseridas no planejamento anual de atividades dos componentes de auditoria;

    • Especial ou Extraordinária – Ações não inseridas no planejamento, realizadas para apurar denúncias ou para atender alguma demanda específica.

     

    (AUDITORIA DO SUS – ORIENTAÇÕES BÁSICAS).


ID
1819204
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A fase da Auditoria Analítica ou Pré-Auditoria é de fundamental importância para o sucesso da auditoria operativa. O relatório analítico deve ser substanciado e objetivo, de modo que possibilite à equipe, na fase de auditoria operativa, elementos para o bom desenvolvimento dos trabalhos. Em relação à fase da Auditoria Analítica, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    VERIFICAÇÃO IN LOCO É NA FASE OPERATIVA DA AUDITORIA


ID
1819207
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A auditoria do SUS verifica a execução das ações e serviços de saúde quanto aos aspectos orçamentário, operacional, patrimonial, além de analisar a conformidade do gasto, bem como dos processos e resultados. Assinale a alternativa que corresponde a uma das Diretrizes para a atuação da auditoria do SUS.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Diretrizes para atuação da auditoria do SUS

    - Capilaridade, descentralização e integração para garantir atuação em todo o território nacional, com divisão e definição de tarefas específicas de cada esfera de gestão do SUS.

    - Integração com outros órgãos das estruturas gestoras do SUS, como planejamento, monitoramento e avalia- ção, regulação e vigilância em saúde e outros órgãos integrantes do sistema de controle interno e externo.

    - Ênfase na mensuração do impacto das ações de saúde, na aplicação dos recursos e na satisfação do usuário.


ID
1819210
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Por que a auditoria no SUS é importante?

Alternativas
Comentários
  • Decrteo nº7508

    Art. 40.  O Sistema Nacional de Auditoria e Avaliação do SUS, por meio de serviço especializado, fará o controle e a fiscalização do Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde. 

  • A auditoria do SUS é um dos instrumentos de controle interno, que tem por finalidade contribuir com a gestão por meio da análise da alocação e utilização dos recursos financeiros e dos resultados das ações e dos serviços de saúde, com foco no acesso oportuno e na qualidade da atenção oferecida aos cidadãos.

    A auditoria tem papel importante no combate ao desperdício dos recursos públicos, além de um caráter preventivo, observando se as ações estão voltadas à garantia do acesso, humanização do atendimento e inclusão do controle social.

    Alternativa E está correta. A auditoria é benéfica ao SUS uma vez que visa a melhoria progressiva da assistência à saúde.

    Alternativa A está errada. A auditoria do SUS tem a finalidade de contribuir com a gestão por meio da análise dos resultados das ações e serviços de saúde do SUS, dos serviços de saúde prestados, inclusive por instituições privadas, conveniadas ou contratadas.

    Alternativa B está errada. A auditoria é um instrumento de gestão para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para o fortalecimento da gestão se estabelece na orientação ao gestor quanto à aplicação eficiente do orçamento da saúde, o qual deve refletir na melhoria dos indicadores epidemiológicos e de bem-estar social, no acesso e na humanização dos serviços.

    Alternativa C está errada. A auditoria favorece o uso de recursos de forma adequa e diminui o desperdício, porém não é finalidade direta da auditoria o combate a corrupção.

    Gabarito do professor: Letra E

    Bibliografia
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Sistema Nacional de Auditoria. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Auditoria do SUS : orientações básicas / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Sistema Nacional de Auditoria. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. http://sna.saude.gov.br/noticias.cfm?id=5075 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1995/...
  • “A auditoria é um instrumento de gestão para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a alocação e utilização adequada dos recursos, a garantia do acesso e a qualidade da atenção à saúde oferecida aos cidadãos” (LIVRO: AUDITORIA DO SUS/MS/2011).


ID
1825582
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As Comissões de Ética de Enfermagem são órgãos representativos dos Conselhos Regionais junto a instituições de saúde. Sobre essas comissões, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • COMENTÁRIO: GABARITO B

    RESOLUÇÃO COFEN 172/1994

    Art. 4º – A Comissão de Ética de Enfermagem deverá ser composta por Enfermeiro, Técnico e/ou Auxiliar de Enfermagem, com vínculo empregatício na instituição e registro no Conselho Regional.


ID
1871212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à auditoria nos serviços de saúde, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A auditoria retrospectiva e operacional é aquela realizada após a alta do paciente, onde se utiliza o prontuário do paciente para avaliação. Neste tipo de auditoria, o paciente não é beneficiado após a avaliação dos dados obtidos na auditoria, entretanto o benefício se reverte para a assistência de forma global.

     

  • Auditoria prospectiva: avaliação dos procedimentos antes da sua realização. Preventivo.

    Auditoria concorrente/simultânea: é feita durante a hospitalização do paciente.

    Auditoria retrospectiva: após alta do paciente.

     

    Classificação 

    Quanto a forma de intervenção pode ser interna e externa

    Quanto ao tempo a auditoria pode ser continua ou periódica.

    Quanto a natureza a auditoria pode ser normal e especial.

    Quanto ao limite pode ser total ou parcial.

     

    Padrões de desempenho

    O padrão da qualidade do serviço pode ser referido como bom ou não, desde que comparado a um padrão pré-estabelecido.

    A ação de enfermagem deve ser avaliada a partir dos resultados advindos da apreciação das atividades aplicadas nos cuidados ao paciente e registrados em seu prontuário. Esse registro é, então, medido e comparado com padrões referidos que definem qual a assistência de enfermagem que deveria ser prestada.

    Referência: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671978000400466 

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre A auditoria nos serviços de saúde.


    A) Incorreto. As auditorias retrospectivas são as que ocorrem quando o paciente foi de alta e há observação das prescrições, tratamentos realizados e suas adequações. Perícia de prontuário é realizada através de ordem judicial para investigações de casos de pacientes que foram a óbito.



    B) Correto. Nas instituições de saúde, a auditoria pode ocorrer de forma retrospectiva, simultânea ou prospectiva. As retrospectiva tem a função de avaliar se o tratamento instituído foi adequado. A simultânea serve para  avaliar se uma solicitação de tratamento esta adequada. A prospectiva serve para planejar qual tipo de tratamento será implementado.



    C) Incorreto. A definição de padrões preexistentes está sendo cada vez mais utilizada (e não menos utilizado) para a verificação do desempenho da qualidade dos serviços, uma vez que é possível planejar os gastos e a assistência que será oferecida.


    D) Incorreto. A auditoria é um exame oficial (ou seja, que faz parte da organização e do planejamento do serviço) e assistemático de registro, processo, estrutura, ambiente ou relatório para avaliação de desempenho e de todo o serviço oferecido por aquela instituição.



    E) Incorreto. As auditorias de resultados são utilizadas para verificar se a instituição está funcionando em conformidade e se há possibilidade de melhorias.


     

    Resposta do Professor: B.


ID
1905256
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A auditoria nas organizações de saúde fornece aos administradores uma forma de aplicar o processo de controle para determinar a qualidade dos serviços oferecidos. As auditorias mais empregadas no controle de qualidade são as de resultados, processo e estrutura (MARQUIS & HUSTON, 2010). Analise as afirmativas sobre os tipos de auditorias nos espaços organizacionais de saúde, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) As auditorias de processo são feitas no momento em que o paciente recebe os serviços se estendendo para todo o processo de atendimento. Pode ser retrospectiva e prospectiva.

( ) As auditorias de resultados determinam os resultados ocorridos, se houver, em consequência de determinadas intervenções de enfermagem para pacientes.

( ) As auditorias de estrutura monitoram a estrutura ou o cenário em que ocorre o atendimento ao paciente (como finanças, estrutura dos serviços de enfermagem, registros médicos e estrutura do ambiente).

Alternativas

ID
1905310
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo. “______________ tem como ênfase à tarefa e como foco os padrões da prática. Daí a existência da relação entre a qualidade do enfermeiro e a qualidade do cuidado oferecido. Os padrões da prática podem ser encontrados nos planos de cuidado do paciente, nos manuais de procedimento ou nas declarações do protocolo de enfermagem. Este tipo de auditoria pode ser utilizada para que seja estabelecido se as pressões sanguíneas foram verificadas, conforme rotina estabelecida.”

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra B.


ID
1945558
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo KURCGANT (2006), a avaliação sistemática e formal de uma atividade, feita por alguém que não está envolvido na sua execução e com o propósito de determinar se esta atividade está sendo desenvolvida de acordo com seus objetivos, é denominada:

Alternativas

ID
2026741
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A auditoria _________________, é feita após a alta do paciente, e utiliza o _______________, para avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: Letra C.


ID
2117098
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a avaliação dos programas, ações e serviços de saúde, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O objetivo do PNASS é avaliar os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde, buscando a apreensão mais completa e abrangente possível da realidade dos mesmos, em suas diferentes dimensões. 

    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    • Incentivar a cultura avaliativa dos gestores para os serviços de saúde; • Fomentar a cultura avaliativa nos estabelecimentos de saúde; • Ser instrumento de apoio à gestão do SUS; • Produzir conhecimento qualitativo da rede de serviços de saúde; • Implementar padrões de conformidade dos serviços de saúde; • Incorporar indicadores de produção para avaliação de serviços de saúde; • Aferir a satisfação dos usuários do SUS; • Conhecer as condições e relações de trabalho dos profissionais nos estabelecimentos de saúde; • Identificar oportunidades e possibilidades de melhoria; • Possibilitar a observação de experiências exitosas para melhoria da qualidade local; • Disponibilizar os resultados para conhecimento público. 


ID
2117101
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção correta sobre o processo de auditoria no Sistema Único de Saúde.

Alternativas
Comentários
  • A letra “A” é errada. A auditoria é realizada dentr

    o do próprio SUS.

    A letra “B” é errada, está sim relacionada com a ex

    ecução de ações e serviços

    de saúde.

    A letra “C” é errada, também avalia o plano e a pro

    gramação de saúde, que

    são a base para o RAG.

    A letra “D” é errada, utilizam os sistemas do SUS.

    A letra “E” é certa.

    Gabarito: E

     

  • também fiquei com essa dúvida, pois o conteudo material está correto, parece,mas a literalidade é que muda. não sei se é isso!


ID
2126215
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A pedagogia libertadora de Paulo Freire é considerada uma importante metodologia nas estratégias de educação em saúde. Essa proposta metodológica visa:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

    De acordo com o artigo Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões

     


     

    Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e educação em saúde

     

     

     Assim, a relação entre educação em saúde e a pedagogia libertadora, que parte de um diálogo horizontalizado entre profissionais e usuários, contribui para a construção da emancipação do sujeito para o desenvolvimento da saúde individual e coletiva.


ID
2310220
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando os conceitos do processo de auditoria, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) É um processo sistemático, estruturado em duas etapas consecutivas, que são o planejamento da auditoria e a sua execução, podendo ou não ser elaborado relatório final.
( ) É um processo documentado, pois todos os seus procedimentos e produtos (papéis de trabalho, relatórios) devem ser registrados, segundo determinados padrões, de modo a assegurar sua revisão e a organização das constatações e evidências obtidas.
( ) A qualidade de um relatório de auditoria se deve essencialmente à boa escrita do auditor.
( ) É um processo de avaliação objetiva, signifcando que na execução de suas atividades, o auditor se apoiará em fatos e evidências que permitam o convencimento razoável da realidade ou a veracidade dos fatos, documentos ou situações examinadas, permitindo a emissão de opinião com bases consistentes.

Alternativas
Comentários
  • Auditoria, instrumento de administração em enfermagem, é um processo composto de três partes: questões referentes ao paciente e à instituição, revisão dos registro e relatório final.

    Parte I - Consta de questões referentes ao paciente e à procedimentos e política de ação da instituição.

    Parte II - Consta dos relatórios de revisão dos registros utilizados no levantamento das anotações referentes às atividades de enfermagem.

    Parte III - Mostra os valores finais de qualidade e o julgamento do revisor sobre a qualidade da prática de enfermagem encontrados na revisão dos registros.

     

  • ( F) É um processo sistemático, estruturado em duas etapas consecutivas, que são o planejamento da auditoria e a sua execução, podendo ou não ser elaborado relatório final.

    ( V) É um processo documentado, pois todos os seus procedimentos e produtos (papéis de trabalho, relatórios) devem ser registrados, segundo determinados padrões, de modo a assegurar sua revisão e a organização das constatações e evidências obtidas.

    ( F) A qualidade de um relatório de auditoria se deve essencialmente à boa escrita do auditor.

    ( V) É um processo de avaliação objetiva, signifcando que na execução de suas atividades, o auditor se apoiará em fatos e evidências que permitam o convencimento razoável da realidade ou a veracidade dos fatos, documentos ou situações examinadas, permitindo a emissão de opinião com bases consistentes.

  •  ( ) A qualidade de um relatório de auditoria se deve essencialmente à boa escrita do auditor. NA VERDADE A QUALIDADE DE UM RELATÓRIO ESTA LIGADA AO ROTEIRO SISTEMATIZADO, A CLAREZA, IMPARCIALIDADE, E OUTRAS CARACTERÍSTICAS QUE SÃO ESSENCIAIS PARA O AUDITOR.

  • 1°) Auditoria é um processo sistemático, pois se estrutura em três etapas consecutivas, que são o planejamento da auditoria, sua execução e a comunicação de seus resultados por meio de relatório formal. Além disso, cada fase vale-se de procedimentos específicos que devem ser aplicados de forma rigorosa.

    3°)  a qualidade de um relatório de auditoria não se deve à boa escrita do auditor, embora isso possa contribuir para a clareza e capacidade comunicativa do relatório. O que vai garantir a qualidade do relatório é a robustez metodológica dos procedimentos, fator essencial para a objetividade e suficiência dos exames, a confiabilidade e razoabilidade das conclusões e determinações, e a veracidade das informações.

  • A auditoria é um processo sistemático e formal. Processo documentado e independente.

    Composto por três fases: planejamento, execução e comunicação dos resultados (relatório formal).


ID
2310223
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à auditoria em enfermagem, leia as frases abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. É a avaliação sistemática da qualidade da assistência de enfermagem prestada ao cliente pela análise dos prontuários e verificação da compatibilidade entre o procedimento realizado e os itens que compõem a conta hospitalar cobrada.
II. Pode ser entendida como uma avaliação sistemática da assistência de enfermagem, verificada por meio das anotações de enfermagem no prontuário dos pacientes e/ou das próprias condições destes.
III. O objetivo da auditoria de enfermagem é, essencialmente, a fiscalização da assistência que o profissional de enfermagem se propõe a oferecer à comunidade, ou que tem por obrigação social oferecer.
IV. A auditoria de enfermagem é realizada em hospitais, clínicas e operadoras de planos de saúde, exceto em ambulatórios e home care.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

    De acordo com o artigo Auditoria em Enferagem.Rev. Bras. Enferm. vol.31 no.4 Brasília

     

     

     

    Item I- Correto.

     

     

    Item II- Correto.

     

     

    Item III- Errado.

     

     

    Os objetivos da auditoria de enfermagem são:

     

    A melhoria da qualidade da assistência de enfermagem que o hospital se propõe oferecer à comunidade, ou que tem por obrigação social oferecer.

     

    A motivação da enfermagem a alcançar padrões ideais de assistência ao paciente.

     

     

    Item IV-Errado.

     

     

    A auditoria de enfermagem é realizada em hospitais, clínicas e operadoras de planos de saúde, inclsuive em ambulatórios e home care. 


ID
2310226
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as finalidades da auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS), leia as frases abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Aferir a observância dos padrões estabelecidos de qualidade, quantidade, custos e gastos da atenção à saúde.
II. Avaliar os elementos componentes dos processos da instituição, serviço ou sistema auditado, objetivando a melhoria dos procedimentos, por meio da detecção de desvios dos padrões estabelecidos.
III. Avaliar a qualidade, a propriedade e a efetividade dos serviços de saúde prestados à população.
IV. Produzir informações para subsidiar o planejamento das ações que contribuam para o aperfeiçoamento do SUS.

Alternativas
Comentários
  • Auditorias no âmbito do SUS, em princípio, são realizadas pelos componentes do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA), que se estrutura de forma descentralizada, sendo suas ações desenvolvidas em três instâncias de gestão: Ministério da Saúde, por meio do DENASUS; Secretarias Estaduais de Saúde; e Secretarias Municipais de Saúde. São finalidades da auditoria do SUS - Aferir a observância dos padrões estabelecidos de qualidade, quantidade, custos e gastos da atenção à saúde; - Avaliar os elementos componentes dos processos da instituição, serviço ou sistema auditado, objetivando a melhoria dos procedimentos, por meio da detecção de desvios dos padrões estabelecidos; - Avaliar a qualidade, a propriedade e a efetividade dos serviços de saúde prestados à população; - Produzir informações para subsidiar o planejamento das ações que contribuam para o aperfeiçoamento do SUS. Enfim, todas as afirmativas estão corretas.

    Resposta C

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Sistema Nacional de Auditoria. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Auditoria do SUS : orientações básicas / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Sistema Nacional de Auditoria. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Conversando sobre auditoria do SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011. Brasil. Ministério da Saúde. Auditoria no SUS no contexto do SNA. Qualificação do Relatório de Auditoria. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Brasília – 2015.
  • Gabarito:Letra C.

     

     

     

    De acordo com o Livro Auditoria do SUS.Orientações Básicas.Brasília-DF.2011

     

     

    3 O processo de trabalho da auditoria do SUS

     

    O Processo de Trabalho na Auditoria tem início com a elaboração da Programação Anual de Atividades, que corresponde à programação interna dos componentes do SNA, a partir das diretrizes definidas pelos gestores em decorrência do Plano de Saúde.

     

     

    3.1 Finalidades da Auditoria

     

     

    - Aferir a observância dos padrões estabelecidos de qualidade, quantidade, custos e gastos da atenção à saúde;

     

    - Avaliar os elementos componentes dos processos da instituição, serviço ou sistema auditado, objetivando a melhoria dos procedimentos, por meio da detecção de desvios dos padrões estabelecidos;

     

    - Avaliar a qualidade, a propriedade e a efetividade dos serviços de saúde prestados à população;

     

    - Produzir informações para subsidiar o planejamento das ações que contribuam para o aperfeiçoamento do SUS. 


ID
2310229
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as atividades de Enfermeiro Auditor, segundo a Resolução do COFEN no 266/2001, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) É uma atividade privativa do Enfermeiro Auditor prestar consultoria, auditoria e emissão de pareceres sobre os serviços de Auditoria de Enfermagem.
( ) É uma atividade privativa do Enfermeiro Auditor atuar no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde.
( ) É uma atividade do Enfermeiro Auditor como integrante da equipe de Auditoria em Saúde atuar na elaboração, execução e avaliação dos planos assistências de saúde.
( ) O Enfermeiro Auditor exerce suas atividades, exclusivamente, a partir de prévia autorização por parte do auditor médico.

Alternativas
Comentários
  • I- É da competência privativa do Enfermeiro Auditor no Exercício de suas atividades: · Organizar, dirigir, planejar, coordenar e avaliar, prestar consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre os serviços de Auditoria de Enfermagem.

    II- Quanto integrante de equipe de Auditoria em Saúde: b) Atuar na elaboração, execução e avaliação dos planos assistênciais de saúde;

    l) O Enfermeiro Auditor, segundo a autonomia legal conferida pela Lei e Decretos que tratam do Exercício Profissional de Enfermagem, para exercer sua função não depende da presença de outro profissional;

  • V,F,V,F


ID
2310232
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a regulamentação da auditoria de enfermagem, leia as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.
I. A auditoria na área de enfermagem é prevista na Lei no . 7.498/1986, que dispõe sobre regulamentação do exercício da enfermagem.
II. A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no 260/2001 fixa a Auditoria como uma Especialidade de Enfermagem, de competência do Enfermeiro.
III. De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no 266/2001, o Enfermeiro auditor tem direito de acesso ao prontuário do paciente, devendo registrar seu nome completo e número do registro junto ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN), e interferir, quando necessário, nos registros de enfermagem e da equipe multiprofissional.
IV. De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no 266/2001, o Enfermeiro Auditor, no cumprimento de sua função, tem o direito de visitar e entrevistar o paciente com objetivo de constatar a satisfação do mesmo com serviço prestado bem como a qualidade. Se necessário, também pode acompanhar procedimentos realizados.

Alternativas
Comentários
  • A Lei no . 7.498/1986, que dispõe sobre regulamentação do exercício da enfermagem, no artigo 11 coloca que o Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe privativamente, dentre outros, a consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem. Ou seja, a auditoria na área de enfermagem é prevista por lei. A primeira afirmativa está correta. A Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no 260/2001 fixa como Especialidades de Enfermagem, de competência do Enfermeiro: Obstetrícia, Trabalho, Hemodinâmica, Educação Continuada, Dermatologia, Traumato-ortopedia, Unidade de Esterilização, Psiquiátrica, Saúde Mental, Cardiovascular, Endoscopia, Home-Care, Oftalmologia, Oncologia, Centro-Cirúrgico, Estomaterapia, Nefrologia, Auditoria, Unidade de Tratamento Intensivo, Gerenciamento, Nutrição Parenteral, Terapias Naturais, Neonatologia, Pediatria, Ginecologia, Saúde de Família, Saúde Coletiva, Gerontologia e geriatria, Endocrinologia, Aero-espacial, Informática, Diagnóstico por Imagem, Emergência, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Atendimento Pré-Hospitalar, Infecção Hospitalar. Ou seja, a segunda afirmativa também está correta. De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no 266/2001 o Enfermeiro Auditor, em sua função, deverá identificar-se fazendo constar o número de registro no COREN sem, contudo, interferir nos registros do prontuário do paciente. Além disso, para executar suas funções de Auditoria, o enfermeiro auditor tem o direito de acesso ao prontuário do paciente e toda documentação que se fizer necessário. Ou seja, o enfermeiro auditor tem acesso ao prontuário mas não pode interferir nos registros do prontuário do paciente. A terceira afirmativa está errada. Segundo a Resolução COFEN 266/01 o Enfermeiro Auditor, no cumprimento de sua função, tem o direito de visitar/entrevistar o paciente, com o objetivo de constatar a satisfação do mesmo com o serviço de Enfermagem prestado, bem como a qualidade. Se necessário acompanhar os procedimentos prestados no sentido de dirimir quaisquer dúvidas que possam interferir no seu relatório. Logo, a quarta afirmativa é verdadeira.

    Resposta B

    www.planalto.gov.br www.cofen.gov.br
  • De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no 266/2001, o Enfermeiro auditor tem direito de acesso ao prontuário do paciente, devendo registrar seu nome completo e número do registro junto ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN), e interferir, quando necessário, nos registros de enfermagem e da equipe multiprofissional.(ERRADO)

  • Gabarito: Letra B.

     

     

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO-COFEN Nº 266/2001

    Aprova atividades de Enfermeiro Auditor

     

     

    Item III- Errado.

     

    O Enfermeiro Auditor, em sua função, deverá identificar-se fazendo constar o número de registro no COREN sem, contudo, interferir nos registros do prontuário do paciente. Além disso, para executar suas funções de Auditoria, o enfermeiro auditor tem o direito de acesso ao prontuário do paciente e toda documentação que se fizer necessário. 

  • Não pode ser a B não! Ninguém reparou que a alternativa II está incorreta? A Resolução é a 266 de 2001 e não 260 de 2001.

  • Luana, a Resolução Cofen nº 260/2001 estabelece as Especialidades de competência do Enfermeiro, inclusive aquela referente à Auditoria!


ID
2310235
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

____________ é o serviço de auditoria realizado por profissional enfermeiro contratado pela operadora de planos de saúde. É responsável pela auditoria realizada dentro das instalações dos prestadores de serviço, pela análise de contas hospitalares, após a alta do paciente. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Nas operadoras de planos de saúde, o trabalho da auditoria de enfermagem divide-se em auditoria externa, auditoria externa in loco, auditoria interna e auditoria por amostragem. A auditoria externa in loco, é o serviço realizado por um profissional enfermeiro responsável pelas visitas aos hospitais e prestadores onde estão internados os pacientes, ou clínicas credenciadas executoras de procedimentos médicos. As visitas podem ser nas unidades clínicas e cirúrgicas, como por exemplo, a auditoria in loco de procedimentos cirúrgicos com utilização de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), no geral o foco desta auditoria será a certificação de que o material autorizado está mesmo sendo utilizado no procedimento A auditoria interna é o serviço realizado pelo profissional enfermeiro responsável pela auditoria de contas médicas. Dentro deste grupo de contas médicas, pode-se incluir contas hospitalares, clínicas credenciadas, laboratórios e todos os prestadores de serviços contratados pela operadora. Esta auditoria é feita dentro das instalações da operadora. A auditoria externa é o serviço realizado pelo profissional enfermeiro que audita as instalações dos prestadores contratados para prestar serviço à empresa de saúde suplementar, analisando as contas após a alta do paciente. Ou seja, a auditoria de Enfermagem Externa na Operadora de Planos de Saúde é o serviço de auditoria realizado por profissional enfermeiro contratado pela operadora de planos de saúde. É responsável pela auditoria realizada dentro das instalações dos prestadores de serviço, pela análise de contas hospitalares, após a alta do paciente. A auditoria por faturamento e a educação continuada não fazem parte das operadoras de saúde. A auditoria retrospectiva ou revisão de contas refere-se à avaliação do faturamento através da revisão de contas hospitalares, análise do prontuário durante a internação ou após a alta. A educação continuada é um possível ramo de atuação do enfermeiro auditor no qual fica responsável pela orientação de toda a equipe interdisciplinar. Porém não tem relação com os planos de saúde.

    Resposta C

    Bibliografia http://conic-semesp.org.br/anais/files/2015/trabal...
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    Auditoria de Enfermagem Externa na Operadora de Planos de Saúde é o serviço de auditoria realizado por profissional enfermeiro contratado pela operadora de planos de saúde.

     

    É responsável pela auditoria realizada dentro das instalações dos prestadores de serviço, pela análise de contas hospitalares, após a alta do paciente.

  • enfermeiro do plano de saúde possui papel fundamental na organização do serviço prestado ao usuário. A auditoria realizada pelo enfermeiro do plano de saúde pode ser: externa, externa “in loco”, interna. O enfermeiro também atua na promoção e prevenção da saúde dos usuários e no credenciamento junto aos prestadores de serviços.

    ***Na auditoria externa o enfermeiro vai aos prestadores, e analisa as contas hospitalares após a alta do usuário do seu plano de saúde. É chamada de externa quando realizada nas instalações dos prestadores, mas não deixa de ser retrospectiva já que é feita após a alta do paciente.

    A Auditoria externa “in loco” é realizada enquanto o paciente estiver internado, e visa o fechamento diário da conta hospitalar e a visita ao paciente, A visitação ao paciente é importante na verificação dos procedimentos envolvidos com a prestação do cuidado e também para verificar se está a contento do usuário a instituição e o atendimento.

    A auditoria Interna é a análise das contas hospitalares de hospitais, clínicas, laboratórios, enfim todos os prestadores que possuam envolvimento com o pessoal de enfermagem, realizado dentro das instalações das operadoras de saúde. Também é considerada retrospectiva, pois envolve o fato após ter ocorrido.


ID
2310238
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta. A evolução da auditoria no Brasil está relacionada, primariamente, com a instalação das empresas de origem estrangeiras de auditorias independentes, por conta de seus investimentos. No setor público da saúde, antes de 1976, as atividades eram realizadas:

Alternativas
Comentários
  •  As atividades de auditoria, antes de 1976, com base no então Instituto Nacional de Previdência Social - INPS, eram realizadas pelos supervisores por meio de apurações em prontuários de pacientes e em contas hospitalares. À época, não havia auditorias diretas em hospitais.

    A partir de 1976, as chamadas contas hospitalares transformaram-se em Guia de Internação Hospitalar - GIH. As atividades de auditoria ficam estabelecidas como Controle Formal e Técnico.

    Em 1978, é criada a Secretaria de Assistência Médica subordinada ao Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social - INAMPS. Vê-se a necessidade de aperfeiçoar a GIH. É criada, então, a Coordenadoria de Controle e Avaliação - nas capitais, e o Serviço de Medicina Social - nos municípios.

    Em 1983, a Autorização de Internação Hospitalar - AIH, vem substituir a GIH, no Sistema de Assistência Médica da Previdência Social - SAMPS. É nesse ano que se reconhece o cargo de médico-auditor e a auditoria passa a ser feita nos próprios hospitais.

    O Serviço Nacional de Auditoria SNA, foi instituído pelo artigo 6º da Lei 8.689, de 27 de julho de 1993 e regulamentado pelo Decreto n.º 1.651/95.

    Logo, antes de 1976 o serviço de auditoria era desenvolvido pelos supervisores do Instituto Nacional de Previdência Social, não era desenvolvido pelos demais casos apresentados nas alternativas como: auditores do Sistema Nacional de Auditoria, auditores do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, consultores da Agência Nacional de Saúde Suplementar ou servidores das Instituto de Aposentadorias e Pensões.

    Resposta A

    Bibliografia

    http://sna.saude.gov.br/historia.cfm

  • Gabarito - A

    No setor público da saúde, antes de 1976, as atividades eram realizadas pelos supervisores do Instituto Nacional de Previdência Social–INPS por meio de apurações em prontuários de pacientes e em contas hospitalares, não havendo auditorias diretas em hospitais. Somente em 1983 o cargo de médico-auditor foi reconhecido e a auditoria passou a ser feita nos próprios hospitais (BRASIL, 2013).


ID
2310241
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do Sistema Único de Saúde (SUS) utiliza sistemas e redes como ferramentas para obtenção de dados, análise e suporte à realização de auditorias analíticas e auditorias operacionais (in loco). Dos sistemas e redes de informações disponíveis, o Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS):

Alternativas
Comentários
  • Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIASUS) foi criado em 1992 e implantado a partir de julho de 1994, nas Secretarias Estaduais. Em 1996 foi largamente implantado nas Secretarias Municipais de Saúde – então chamadas de gestão semiplenas – pela NOB 96. Em 1997 o aplicativo passou a processar além dos tradicionais BPA (Boletim de Produção Ambulatorial) um documento numerado e autorizado chamado Autorização de Procedimento de Alta Complexidade “APAC”. 

    A SIA/SUS informa a capacidade instalada de municípios, isto é, o número de postos de saúde, policlínicas, maternidades, prontos-socorros, consultórios médicos e odontológicos, entre outros. Informa também a produção ambulatorial, ou seja, o número de procedimentos realizados. Ou seja, a alternativa correta é a D.

    A alternativa A discorre sobre o SIAB - Sistema de Informações de Atenção Básica. Fornece informações sobre os Programas: Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família, quanto ao número de nascidos vivos, número de crianças menores de 2 anos, pesadas e vacinadas, as gestantes cadastradas, número de hipertensos, diabéticos, hansenianos e tuberculosos, o número de visitas domiciliares e o número de consultas realizadas por médicos e enfermeiros.

    A alternativa B discorre sobre o RNIS - Rede Nacional de Informações em Saúde. Integrada à internet, promove acesso e intercâmbio de informações em saúde para gestão, planejamento e pesquisa aos gestores, agentes e usuários do SUS.

    A alternativa C não discorre de nenhum sistema específico.

    A alternativa E discorre sobre o RIPSA - Rede Interagencial de Informações para a Saúde. Disponibiliza dados básicos, indicadores e análises de situação sobre as condições de saúde e suas tendências no país, para melhorar a capacidade operacional de formulação, coordenação e gestão de políticas e ações públicas dirigidas à qualidade de saúde e de vida da população.

    Resposta D

    Bibliografia

    Brasil, Ministério da Saúde, Departamento Nacional de Auditoria DENASUS. Orientações Técnicas sobre Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) e Sistema de Informações Hospitalares (SIH). Brasília – DF, 2004.

  • Tanto a opção D quanto a E estão corretas.

  • segundo comentários da professora Anita. 

    E)  RIPSA - Rede Interagencial de Informações para a Saúde. Disponibiliza dados básicos, indicadores e análises de situação sobre as condições de saúde e suas tendências no país, para melhorar a capacidade operacional de formulação, coordenação e gestão de políticas e ações públicas dirigidas à qualidade de saúde e de vida da população.

     

    Fonte: Brasil, Ministério da Saúde, Departamento Nacional de Auditoria DENASUS. Orientações Técnicas sobre Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) e Sistema de Informações Hospitalares (SIH). Brasília – DF, 2004.

  • Gabarito: D

    SIA/SUS – Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS Informa a capacidade instalada de municípios, isto é, o número de postos de saúde, policlínicas, maternidades, prontos-socorros, consultórios médicos e odontológicos, dentre outros. Informa também a produção ambulatorial, ou seja, o número de procedimentos realizados.

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/auditoria_assistencia_ambulatorial_hospitalar_v3.pdf

  • Siab – Sistema de Informações de Atenção Básica Apresenta informações sobre os Programas:

    Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família, quanto ao número de nascidos vivos, número de crianças menores de 2 anos, pesadas e vacinadas, as gestantes cadastradas, número de hipertensos, diabéticos, hansenianos e tuberculosos, o número de visitas domiciliares e o número de consultas realizadas por médicos e enfermeiros.

    Rnis – Rede Nacional de Informações em Saúde Integrada à internet, promove acesso e intercâmbio de informações em saúde para gestão, planejamento e pesquisa aos gestores, agentes e usuários do SUS.

    SIH/SUS – Sistema de Informações Hospitalares do SUS Apresenta o número de hospitais existentes, sua capacidade em quantitativo de leitos, o tempo médio de permanência do paciente no hospital, quantos são públicos ou credenciados pelo SUS. É o sistema que processa as Autorizações de Internações Hospitalares (AIH), disponibilizando informações sobre os recursos destinados a cada hospital que integra o SUS e as principais causas de internação (parto normal, insuficiência cardíaca, cesariana e outras).

    SIA/SUS – Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS Informa a capacidade instalada de municípios, isto é, o número de postos de saúde, policlínicas, maternidades, prontos-socorros, consultórios médicos e odontológicos, dentre outros. Informa também a produção ambulatorial, ou seja, o número de procedimentos realizados.

    Ripsa – Rede Interagencial de Informações para a Saúde Disponibiliza dados básicos, indicadores e análises de situação sobre as condições de saúde e suas tendências no País, para melhorar a capacidade operacional de formulação, coordenação e gestão de políticas e ações públicas dirigidas à qualidade de saúde e de vida da população


ID
2310244
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do Sistema Único de Saúde (SUS) para escolha do percentual que será auditado (amostragem), considerar a representatividade e o quantitativo de Autorizações de Internações Hospitalares (AIH) apresentado. A Unidade com mais de 500 AIH, o percentual a ser auditado será de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Para escolha do percentual que será auditado (amostragem), considerar a representatividade e o quantitativo de AIH apresentado, seguindo os critérios: • Unidade com até 100 AIH 100% • Unidade com 101 a 200 AIH 75% • Unidade com 201 a 300 AIH 50% • Unidade com 301 a 500 AIH 30% • Unidade com mais de 500 AIH 20%


ID
2310247
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Enfermeiro Auditor deve ter conhecimento sobre os conceitos de custos hospitalares. Considerando os conceitos de custos, correlacione as colunas abaixo, enumerando-as, de cima para baixo, e a seguir assinale a alternativa correta.
(1)custos diretos
(2)custos indiretos
(3)custos variáveis
(4)custos fixos
( )Itens de custos que permanecem constantes, mesmo que ocorram alterações de volume de serviços, dentro de uma determinada capacidade de produção.
( )Custos identificados com os centros de custos. Exemplos: pessoal, consumo de medicamentos e materiais.
( )Calculados por meio de rateio. Exemplos: aluguel, energia e água.
( )Custos que variam à mesma proporção do volume de atendimento do hospital.

Alternativas
Comentários
  • Custos diretos e indiretos= Quanto à forma de distribuição e apropriação.

    Custos fixos e variáveis= Quanto ao comportamento em relação ao volume.

  • Gabarito: E

    Os custos diretos têm a propriedade de serem perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva, sendo qualificados aos portadores finais (produtos) individualmente considerados. Destacando como exemplo a madeira para fabricar móveis, os salários de todos os operários que trabalham diretamente no produto, etc

  • 2.4.1 Em Relação ao Volume de Produtos Fabricados (Comportamento)

    a) Custos fixos: são aqueles cujo valor não se altera quando se modifica o volume produzido, em determinado período de tempo e em certa capacidade instalada. Existem, mesmo que não haja produção (ex.: mão de obra indireta, seguro da fábrica).

    b) Custos variáveis: são aqueles cujo valor se altera na mesma proporção das oscilações nos volumes produzidos (ex.: mão de obra direta, matérias-primas e materiais diretos).

    2.4.2 Em Relação a Sua Aplicação aos Produtos Fabricados (Aplicabilidade)

    a) Custos indiretos (CIs): são aqueles que, por dificuldade de apropriação, irrelevância ou por sua própria natureza, não se identificam com o produto final. Necessitam de aproximações, isto é, algum critério de alocação (rateio) para serem atribuídos aos produtos.

    b) Custos diretos: são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos. Apresentam a propriedade de serem perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva, exigindo para isso uma medida de consumo: quilograma, hora, quilowatt, quantidade etc.


ID
2310253
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando que o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) foi instituído no âmbito do Ministério da Saúde, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Ao SNA compete exclusivamente a avaliação contábil e financeira do Sistema Único de Saúde, que é realizada de forma descentralizada.
II. O Sistema Nacional de Auditoria ocorre por meio da centralização das ações realizadas pelo Ministério da Saúde.
III. Os órgãos do SNA exercem atividades de controle, avaliação e auditoria nas entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, com as quais a respectiva direção do SUS tiver celebrado contrato ou convênio para realização de serviços de assistência à saúde.
IV. O Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria (DCAA) é o órgão de atuação do SNA, no plano federal.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a lei 8689/93, ao Sistema Nacional de Auditoria compete a avaliação técnico-científica, contábil, financeira e patrimonial do Sistema Único de Saúde, que será realizada de forma descentralizada. Ou seja, a primeira afirmativa é falsa. Cuidado pessoal com palavras excludentes (como “exclusivamente”, “apenas”, “somente”, entre outras) na maioria das vezes em que são utilizadas a assertivas está errada.

    A descentralização do Sistema Nacional de Auditoria far-se-á através dos órgãos estaduais e municipais e de representação do Ministério da Saúde em cada Estado da Federação e no Distrito Federal. Ou seja, a segunda afirmativa é falsa, já que o enfoque é a descentralização.

    Segundo o Decreto 1651/95 que regulamenta o Sistema Nacional de Auditoria no âmbito do Sistema Único de Saúde, os órgãos do SNA exercerão atividades de controle, avaliação e auditoria nas entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, com as quais a respectiva direção do SUS tiver celebrado contrato ou convênio para realização de serviços de assistência à saúde. A terceira afirmativa é verdadeira.

    O SNA compreende os órgãos que forem instituídos em cada nível de governo, sob a supervisão da respectiva direção do SUS. O Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria - DCAA, criado pelo § 4º do art. 6º da Lei n 8.689, de 1993, é o órgão de atuação do SNA, no plano federal. Ou seja, IV afirmativa é verdadeira.


    Resposta B


    Bibliografia


    www.planalto.gov.br


  • Órgão de atuação do do SNA a nível Nacional: DENASUS, segundo organograma disponibilizado no site do SNA. 2018.

  • Na esfera federal, o componente do SNA é o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde (MS). o DENASUS é o órgão central coordenador do SNA e conta com unidades desconcentradas em todas as unidades da Federação.

  • I - Ao SNA compete exclusivamente a avaliação contábil e financeira do Sistema Único de Saúde, que é realizada de forma descentralizada. - ERRADA - O SNA tem como competência precípua a avaliação técnico-científica, contábil, financeira e patrimonial do SUS.

    II - O Sistema Nacional de Auditoria ocorre por meio da centralização das ações realizadas pelo Ministério da Saúde. - ERRADA - A concretização do SNA se dá de forma descentralizada, por meio dos órgãos estaduais, municipais e da representação do Ministério da Saúde em cada estado da Federação, expressando assim a sua dimensão técnica e política.


ID
2310256
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a auditoria, são utilizadas algumas técnicas de coleta de informações indicadas conforme a finalidade. Caso a finalidade da coleta seja caracterizar a dinâmica de uma atividade; sendo um exemplo de questão: “Os enfermeiros realizam os procedimentos adequadamente?”; a técnica de coleta mais adequada seria:

Alternativas
Comentários
  • Extração de dados no sistema: pesquisas de análise quantitativa, processamento de dados primários.

    Confirmação externa: serve para se confirmar as informações obtidas num determinado processo.

    Entrevista: método de coleta de dados a partir de questões estruturadas ou semi estruturadas aos agentes 0participantes do processo.

    Grupo focal: entrevista realizada com um grupo de participantes onde o entrevistador direciona o tema e permite a interação entre os participantes.

    Observação direta: permite que o pesquisador observe o campo de pesquisa com o objetivo de responder aos propósitos da pesquisa.


ID
2310259
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um tipo de técnica adotada no processo de auditoria é __________________, que consiste na aplicação de questionários para obter informações de forma padronizada sobre um grande número de unidades de pesquisa, sejam indivíduos ou organizações. Presta-se a descrever aspectos do tema pesquisado de forma quantitativa, usando estatística, como, por exemplo, obter o percentual de usuários que aprovam o serviço prestado e as reclamações mais frequentes. Preencha a lacuna e a seguir assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Sondagem “Consiste na aplicação de questionários padronizados para obter informações de forma padronizada sobre um grande número de unidades de pesquisa. O que distingue a aplicação de questionários das entrevistas é que os pesquisadores, mesmo pessoalmente, não podem ajustá-los ou adicionar perguntas durante o processo de aplicação.”

    Vantagens • Obtenção de dados uniformes de grande quantidade de elementos pesquisados. • Generalização para a população a partir de uma amostra. • Exame de situações que envolvam muitos órgãos e entidades. Desvantagens • Longa duração das pesquisas. • Reflete o ponto de vista de quem elaborou as perguntas. • Requer conhecimentos em áreas específicas, tais como técnicas de amostragem, elaboração de questionários e tratamento estatístico de dados.

  • Fomas de coleta de dados:

    Pesquisa de informações: coleta através de documentações buscadas ou solicitadas ao auditado.

    Entrevista: através de entrevista. Que pode ocorrer em três fases (planejamento, condução e transcrição da entrevista).

    Sondagem: aplicação de questionário estruturado.

    Grupo focal: interação entre participantes com roteiro pré-definido e um facilitador.

    Observação direta: utilizada para avaliação de serviços, assistência...onde é registrado sobre a dinâmica observada.

    Inspeção física: observar situações estáticas.

    Extração de dados: coleta em sistemas de informações.

    Confirmação externa ou circularização: quando a informação de terceiros vem para confirmar dados fornecidos pelo auditado.

    Triangulação: utilização de mais de um método.


ID
2310262
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A análise de informações em auditoria é um dos pilares da qualidade de uma auditoria, pois responde pela qualificação das evidências que sustentarão as constatações. Usa-se _________ para obter uma compreensão mais profunda de percepções, razões e motivações acerca de um problema e seu contexto. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Um exemplo da análise qualitativa é o diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa

  • Usa-se análise qualitativa para obter uma compreensão mais profunda de percepções, razões e motivações acerca de um problema e seu contexto.  Análise qualitativa vale-se das informações concretas que o auditor tem em mãos; não existe a possibilidade de generalizar conclusões para situações não examinadas. 

    A abordagem quantitativa, por sua vez, é utilizada quando se pretende descrever numérica ou estatisticamente um fenômeno. São exemplos de questões apropriadas à análise quantitativa: a) O consumo de combustível por ambulâncias é compatível com os atendimentos realizados no primeiro trimestre?

    Observação é uma técnica em que se busca apreender a realidade de uma situação dinâmica por meio dos sentidos. Tipicamente, a situação observada em auditorias é a prestação de um serviço ou a execução de um processo, cuja dinâmica é registrada utilizando-se roteiros desenhados previamente na fase analítica.


ID
2310265
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, na década de 1990, instituições de saúde e governos começaram a se preocupar fortemente com a avaliação dos serviços oferecidos à população. Foi nesse período que surgiram as primeiras iniciativas regionais de acreditação. Sobre o processo de Acreditação, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A Organização Nacional de Acreditação (ONA) coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), que reúne organizações e serviços de saúde, entidades e instituições acreditadoras em prol da segurança do paciente e da melhoria do atendimento.
II. Considera o processo de acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde.
III. Tem um caráter eminentemente fiscalizador, voltado para a melhoria contínua, com finalidade de controle oficial/governamental.
IV. O processo acreditação é pautado por três princípios fundamentais: voluntário, periódico e reservado.

Alternativas
Comentários
  • A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação NÃO tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua.

ID
2310268
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. A auditoria de enfermagem está em crescente expansão e a atuação do enfermeiro auditor tem grande importância quando a finalidade é:
( ) Otimizar os custos.
( ) Evitar desperdícios.
( ) Garantir que todos os procedimentos sejam realizados de forma adequada.
( ) Maior qualidade da assistência prestada e satisfação do paciente/cliente.
( ) Fiscalização com punição de servidores.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

     

    Otimizar os custos. (CERTO)

    Evitar desperdícios. (CERTO)

    Garantir que todos os procedimentos sejam realizados de forma adequada. (CERTO)

    Maior qualidade da assistência prestada e satisfação do paciente/cliente. (CERTO)

    Fiscalização com punição de servidores.(ERRADO) NÃO tem caráter punitivo.


ID
2310271
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Baseando-se na auditoria de enfermagem (AE), leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.
I. A AE tem como objetivos identificar áreas de deficiência do serviço, fornecer dados para melhoria dos programas e da qualidade do cuidado no serviço de enfermagem, e também obter dados para programação de atualização do pessoal de enfermagem.
II. Os registros de enfermagem contribuem para as melhores práticas assistenciais, entretanto, não constituem fontes fidedignas para a AE.
III. O enfermeiro auditor tem como função fiscalizar as unidades de assistência à saúde, bem como o próprio paciente/cliente, tendo como único objetivo de avaliar a compatibilidade do procedimento realizado e o que está sendo cobrado, garantindo um menor custo da assistência.
IV. São alguns instrumentos de trabalho utilizados na AE como: Tabela de preços de diárias e taxas hospitalares acordadas entre convênio e prestador de serviços; Prontuário Médico; Prontuário contábil; Tabela da Associação Médica Brasileira (AMB); Protocolos; entre outros.

Alternativas
Comentários
  • I. A AE tem como objetivos identificar áreas de deficiência do serviço, fornecer dados para melhoria dos programas e da qualidade do cuidado no serviço de enfermagem, e também obter dados para programação de atualização do pessoal de enfermagem.

    IV. São alguns instrumentos de trabalho utilizados na AE como: Tabela de preços de diárias e taxas hospitalares acordadas entre convênio e prestador de serviços; Prontuário Médico; Prontuário contábil; Tabela da Associação Médica Brasileira (AMB); Protocolos; entre outros.


ID
2310274
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as frases abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
São princípios éticos e profissionais do auditor:
( ) Objetividade.
( ) Parcialidade.
( ) Ceticismo e julgamento profissional.
( ) Uso de informações de terceiros.

Alternativas
Comentários
  • São princípios éticos e profissionais do auditor: Integridade; Objetividade; Competência e zelo profissional; Confidencialidade; e Comportamento (ou conduta) profissional.

    Para o desenvolvimento do trabalho de auditoria, com frequência é utilizado informações de várias pessoas que fizeram o cuidado direto ao paciente.

    A imparcialidade é uma característica fundamental do auditor ele não deve agir com parcialidade.

    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia

    Dias TCL, Santos JLG, Cordenuzzi OCP, Prochnow AG. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, 64(5), 931-937, 2011
  • O auditor deve agir com imparcialidade.

     

    Fonte: Dias TCL, Santos JLG, Cordenuzzi OCP, Prochnow AG. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, 64(5), 931-937, 2011

  • São 10 princípios éticos do Enfermeiro auditor, a saber:

    1 comportamento ético.

    2 Independência.

    3 Imparcialidade.

    4 Objetividade.

    5 Capacidade e competência profissional.

    6 Ceticismo e julgamento profissional.

    7 Zelo.

    8. Uso das informações de terceiros.

    9 Sigilo.

    10 Cortesia.

     

  • Cuidado com a pegadinha. Se a gente está com a mente cansadas, lemos e nem percebemos o erro. Parcialidade, no caso é imparcial o correto.


ID
2310277
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta. Os aspectos tipicamente focalizados numa auditoria de desempenho, que tem o objetivo de avaliar o desempenho da gestão de um órgão, processo ou serviço, são:

Alternativas
Comentários
  • A Auditoria de Desempenho tem sido definida como auditoria de gestão, auditoria governamental, auditoria de resultados, dependendo do ente que o utilize ou do acadêmico que o defina, o que foi respeitado.

    A Auditoria de Desempenho tem a capacidade de influenciar a administração na medida em que possibilita uma visão gerencial do sistema através da medição dos programas governamentais e da atuação dos gestores públicos, do fornecimento de sugestões para melhor alocação de recursos físicos e financeiros, na detecção de erros e fraudes, na avaliação dos controles internos, na avaliação da execução orçamentária.

    Os Indicadores de Desempenho visam criar parâmetros técnicos onde sejam estabelecidos critérios de desempenho para medir a eficiência, eficácia, efetividade, qualidade e economicidade da gestão. 

    Ou seja, numa auditoria de desempenho, que tem o objetivo de avaliar o desempenho da gestão de um órgão, processo ou serviço, são eficácia, qualidade, equidade e efetividade, ou seja, não avalia diretamente os desvios de recursos.

    Resposta A

    Bibliografia

    Dias TCL, Santos JLG, Cordenuzzi OCP, Prochnow AG. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Enfermagem, 64(5), 931-937, 2011

    Grateron IRV. Auditoria de gestão: utilização de indicadores de gestão no setor público. Cad. estud.,  São Paulo ,  n. 21, p. 01-18,  Aug.  1999 . 

  • Quanto ao foco de trabalho, as auditorias podem ser divididas em dois grupos:

    De regularidade ou conformidade- foco na legalidade e legitimidade.

    De desempenho ou operacional - foco na igualdade, equidade eficácia e efetividade.

    Em ambos os tipos as auditorias podem ter como foco também a economicidade, eficiência e desperdício.

  • Eficácia, qualidade, equidade e efetividade

  • Auditoria de regularidade ou de conformidade-> regularidade dos atos de gestão praticados com foco em legalidade e legitimidade dos ato. É por meio da auditoria de conformidade que se busca identificar fraudes e desvios de recursos.

    Quando o objetivo é avaliar o desempenho da gestão de um órgão, processo ou serviço, a auditoria é denominada auditoria operacional ou de desempenho. Os aspectos tipicamente focalizados numa auditoria de desempenho são eficácia, qualidade, equidade e efetividade. 

  • Auditoria de desempenho


ID
2310283
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Relatório de Saída Efetivo do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS) é um grupo constituído por documentos de consulta obrigatória, que retrata o perfil da atividade, serviço ou unidade auditada, sendo um exemplo o:

Alternativas
Comentários
  • Relatório Frequência de Procedimentos – TAB (pode ser extraído utilizando o programa TABWIN ou Planilha Eletrônica)

  • SIHSUS - Sistema de Informações Hospitalares do SUS

    A finalidade do AIH (Sistema SIHSUS) é registrar todos os atendimentos provenientes de internações hospitalares que foram financiadas pelo SUS, e a partir deste processamento, gerar relatórios para que os gestores possam fazer os pagamentos dos estabelecimentos de saúde. Além disso, o nível Federal recebe mensalmente uma base de dados de todas as internações autorizadas (aprovadas ou não para pagamento) para que possam ser repassados às Secretarias de Saúde os valores de Produção de Média e Alta complexidade, além dos valores de CNRAC, FAEC e de Hospitais Universitários – em suas variadas formas de contrato de gestão.

    Benefícios

    Treinamento das SES tendo em vista a implantação da Tabela Unificada de Procedimentos– realizados em conjunto com a SAS/DRAC/CGSI e da equipe de atendimento – realizado internamente pelo DATASUS-RJ.

    Integração com Sistemas do DATASUS: 

    ·   Documentos de autorização AIH e APAC estão usando o mesmo critério de numeração do aplicativo Sistema Autorizador; 

    ·   Aplicativos SIHD, SIASUS e FPO - integrados em termos de regras de negócio (portarias a vigorar a partir de qual competência) - com o Aplicativo CNES – fazendo exigência de “versão mínima” do aplicativo CNES local a cada mês de vigência das regras; 

    ·   Aplicativo SIHD gerando localmente o arquivo reduzido para o Tabwin.

    Página de Acompanhamento de Remessa e Transmissor: 

    ·   Aperfeiçoamento das páginas de controle de chegada de remessas de banco de dados e acompanhamento por parte dos Gestores da validação da remessa; 

    Funcionalidades

    Possibilita a avaliação do desempenho e condições sanitárias, através das taxas de óbito e de infecção hospitalar informadas no sistema;

    Fornece informações para a programação do orçamento dos estabelecimentos;

    Criada funcionalidade de “Geração de Histórico” que permite ao Gestor diminuir o volume do banco de produção, otimizando o processamento;

    Criada funcionalidade para gerar relatórios a partir do histórico;

    A versão que atende a Tabela Unificada será implantada em janeiro de 2008 após vários beta-testes.

    Ambiente Operacional

    Informações TécnicasLinguagem: CobolBanco de Dados: DBF, Firebird e OracleRequisitos de SistemasHardware: Pentium II ou superiorPlataforma: Unix - LinuxAbrangência: Municipal, Estadual e Federal

    O sistema é publicado mensalmente na página do SIHSUS, não sendo monitorado por nenhum sistema de aferição de quantidade de acessos. Na mesma página o usuário encontra as portarias mais importantes para o processamento e manual.

    Mais Informações

    Visite o site do SIHSUS - 

  • Relatórios de Saída Efetivos do Sistema SIH/SUS - é constituído por documentos de consulta obrigatória, que retratam o perfil da atividade, serviço ou unidade auditada.

    Relatório de Dados Cadastrais do Hospital (relatório pré-impresso pelo Datasus, sendo encaminhada uma via para o gestor estadual e outra via ao gestor federal nos estados

    Relatório Demonstrativo de AIH Pagas no Processamento (relatório pré-impresso pelo Datasus

    Relatório Comparativo entre Procedimento Solicitado/Realizado e OPM Utilizados (relatório pré-impresso pelo Datasus

    Relatório Freqüência de Procedimentos – TAB (pode ser extraído utilizando o programa TABWIN ou Planilha Eletrônica

    Relação de AIH Pagas – RD (seleção a escolher

    Relatório de Procedimentos Especiais – PE 

    Relatório de Serviços Profissionais – SP

     Relatórios de Saída Eventuais do SIA/SUS - O grupo é constituído pelos documentos de consulta eventual, a depender da necessidade

    Situação Cadastral da Mantenedora/Terceiros

    Relatório da Unidade por Serviço

    Relatório da Situação da Produção Ambulatorial 

    Relatório de Diferença de Pagamento 

    Relatório de Créditos Bancários Efetuados


ID
2324623
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da administração e auditoria em enfermagem e da organização, da estrutura e do funcionamento dos serviços e dos materiais de enfermagem, julgue o item a seguir.

As organizações do setor privado repassam os custos para o consumidor final, contratante e(ou) conveniado, portanto utilizam menor rigor no controle dos materiais.

Alternativas

ID
2324626
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da administração e auditoria em enfermagem e da organização, da estrutura e do funcionamento dos serviços e dos materiais de enfermagem, julgue o item a seguir.

Auditoria de enfermagem é um método de avaliação dos cuidados prestados que envolve a revisão dos registros de pacientes, dos processos e dos resultados alcançados.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     


ID
2324629
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da administração e auditoria em enfermagem e da organização, da estrutura e do funcionamento dos serviços e dos materiais de enfermagem, julgue o item a seguir.

Logística é a atividade que visa ao abastecimento de materiais para a produção dos serviços nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • A logística faz o gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de fornecimento até os de consumo, visando satisfazer a demanda dos clientes ao menor custo possível. A logística é o planejamento para que as atividades sejam realizadas na forma mais eficaz e eficiente possível.

    A previsão de materiais e medicamentos se refere à quantidade a ser adquirida pelo setor. A quantidade do produto é calculada mediante perfil de consumo de cada setor, sendo estabelecida uma cota de materiais e medicamentos. Os métodos de previsão de estoque tem o objetivo de definir estimativas de consumo dos materiais e medicamentos para garantir o equilíbrio entre demanda e procura. A previsão de materiais e medicamentos se refere à quantidade a ser adquirida pelo setor. A quantidade do produto é calculada mediante perfil de consumo de cada setor, sendo estabelecida uma cota de materiais e medicamentos.

    Enfim, a logística está relacionada com o planejamento e o controle de estoque é a atividade que visa ao abastecimento de materiais para a produção dos serviços nas organizações.

    Gabarito do Professor: ERRADA

    Bibliografia

    Knodel LJ. Administração em Enfermagem. Editora Artmed. 2011.

    Sforsin ACP, Souza FS, et al. Gestao de Compras em Farmácia Hospitalar. Número 16 - Março/Abril/Maio 2012


  • Errado. Logística é o transporte dos materiais, insumos e medicamentos. Temos a logística externa e a interna. Ao abastecimento de materiais chamamos de controle de estoque.


ID
2324632
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da administração e auditoria em enfermagem e da organização, da estrutura e do funcionamento dos serviços e dos materiais de enfermagem, julgue o item a seguir.

A forma mais simples de calcular o estoque de segurança é acrescentar, à cota mensal, de 25 a 30% do consumo médio mensal somado ao consumo diário.

Alternativas
Comentários
  • O estoque de segurança (ES) é calculado acrescentando-se de 10 a 20% do consumo médio mensal + o consumo diário durante o tempo de reposição. 

     

    Fonte: http://www.ufjf.br/admenf/files/2013/05/Aula-Gerenciamento-de-Recursos-Materiais-em-Enfermagem.pdf


ID
2457592
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É como um sistema nacional de avaliação e certificação da qualidade em serviços de saúde

Alternativas

ID
2457595
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O sistema nacional de avaliação e certificação da qualidade em serviços de saúde divide-se em quantos níveis de certificação?

Alternativas
Comentários
  • A avaliação é realizada pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação. A certificação pode ocorrer em três níveis:

     

    Acreditado

    Para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

    Válido por dois anos.

     

    Acreditado Pleno

    Para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

    Válido por dois anos.

     

    Acreditado com Excelência

    O princípio deste nível é a “excelência em gestão”. Uma Organização ou Programa da Saúde Acreditado com excelência atende aos níveis 1 e 2 , além dos requisitos específicos de nível 3. A instituição já deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

    Válido por três anos.

     

    Fonte: https://www.ona.org.br › Home › Avaliação e Certificação


ID
2662735
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as auditorias como instrumento de controle de qualidade, na área da enfermagem, o enfermeiro recorre

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me dizer qual o erro da alternativa (a)?

     

  • Entendo a A como a correta.

    Mas qual o erro da B? e da C?

  • A) O componente Estrutura corresponde às características relativamente
    estáveis e necessárias ao processo assistencial, abrangendo a área física,
    recursos humanos (número, tipo, distribuição e qualificação), recursos
    materiais e financeiros, sistema de informação e instrumentos normativos
    técnico-administrativos, apoio político e condições organizacionais.

     

    B)O componente Processo corresponde à prestação da assistência segundo
    padrões técnico-científicos, estabelecidos em 4 aceitos na comunidade
    científica sobre determinado assunto e, a utilização dos recursos nos seus
    aspectos quanti-qualitativos. Inclui o reconhecimento de problemas, métodos
    diagnósticos e os cuidados prestados.

     

    C) O componente Resultados corresponde às consequências das atividades
    realizadas nos serviços de saúde, ou pelo profissional em termos de mudanças
    verificadas no estado de saúde dos pacientes, considerando também as
    mudanças relacionadas a conhecimentos e comportamentos, bem como a
    satisfação do usuário e do trabalhador ligada ao recebimento e prestação dos
    cuidados, respectivamente.
     

     

    Fonte: Prof. Kelly - Estratégia


ID
2746717
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os indicadores de qualidade podem ser utilizados na avaliação da estrutura, de processos e de resultados obtidos por uma organização de saúde, segundo Leite e Martini (2006), pois fornecem informações confiáveis dos processos de trabalho. São indicadores de qualidade, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Assistência de enfermagem prestada a pacientes em uma unidade de internação. 

  • Os indicadores são, ainda, compreendidos como dados ou informações numéricas que buscam quantificar as entradas (recursos ou insumos), as saídas (produtos) e o desempenho de processos, produtos e da organização como um todo.


ID
2812567
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o planejamento da estrutura física de uma unidade de internação com 30 leitos de adulto, o enfermeiro verifica que o dimensionamento dessa unidade atende à legislação vigente, de modo a possuir, dentre outros,

Alternativas
Comentários
  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2002/anexo/anexo_prt0050_21_02_2002.pdf 

  • Gabarito: letra b

     

    Conforme recomendações da RESOLUÇÃO-RDC Nº 50, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2002

     

    Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

     

     

    Posto de Enfermagem/Prescrição médica, recomenda-se 1 posto a cada 30 leitos com a dimensão de no mínimo 6m².

  • UNIDADE FUNCIONAL: 3 - INTERNAÇÃO Nº ATIV. UNIDADE / AMBIENTE DIMENSIONAMENTO INSTALAÇÕES QUANTIFICAÇÃO min.) DIMENSÃO(min.) 3.1 Internação geral (lactente, criança, adolescente e adulto)¹ 3.1.2;3.1.3 Posto de enfermagem / prescrição médica 1 posto a cada 30 leitos 6,0 m² HF;EE 3.1.3 Sala de serviço 1 sala p/ cada posto de enfermagem 5,7 m² HF;EE 3.1.2;3.1.3 Sala de exames e curativos 1 a cada 30 leitos ( quando existir enfermaria que não tenha subdivisão física dos leitos ) 7,5 m² HF;FAM;EE 3.1.2 Área para prescrição médica 2,0 m² 3.1.3 Área de cuidados e higienização de lactente 1 a cada 12 berços ou fração 4,0 m² HF;HQ 3.1.1 à 3.1.5;3.1.7 Enfermaria de lactente 15 % dos leitos do estabelecimento. 4,5m² por leito = lactente HF;HQ;FO;FAM; 3.1.1 à 3.1.5;3.1.7; 4.5.9 Quarto de criança Deve haver no mínimo 1 quarto que possa servir para isolamento a cada 9,0m² = quarto de 1 leito 5,0m² por leito = criança EE;ED; FVC ( no caso do uso para 3.1.1 à 3.1.5;3.1.7 Enfermaria de criança 30 leitos ou fração Nº máximo de crianças até 2 anos por enfermaria = 12 "PPP" );EE;AC ¹ 3.1.1 à 3.1.5;4.5.9; 4.7.2;4.7.3 Quarto de adolescente 10,0m² = quarto de 1 leito, ou 14,0m² com dimensão mínima de 3,0m no caso do uso para "PPP" 7,0m² por leito = quarto de 2 leitos 3.1.1 à 3.1.5 Enfermaria de adolescente 6,0m²por leito = enfermaria de 3 a 6 leitos 3.1.1`a 3.1.5;4.5.9; 4.7.2.;4.7.3;3.2.1 Quarto de adulto A cada 30 leitos ou fração deve existir no mínimo 1 quarto para situações que requeiram isolamento Nº máximo de leitos por enfermaria = 6 Distância entre leitos paralelos = 1m Distância entre leito e paredes: 3.1.1`a 3.1.5;3.2.1 Enfermaria de adulto cabeceira = inexistente; pé do leito = 1,2 m; lateral = 0,5m Para alojamento conjunto, o berço deve ficar ao lado do leito da mãe e afastado 0,6 m de outro berço. 3.1.6 Área de recreação / lazer / refeitório 1 para cada unidade de pediatria, psiquiatria e crônicos 1,2 m² por paciente em condições de exercer atividades recreativas / lazer HF 8.6.3; 8.6.4 Área ou antecâmara de acesso ao quarto de isolamento 1,8 m² HF 3.1.7 Sala de aula 0,8m ²por aluno 

  • A) 10,0m por leito = quarto de 1 leito 

    B) Posto de Enfermagem= 6m².

    C) Distância entre leitos paralelos = 1m Distância entre leito e paredes

    D) Nº máximo de leitos por enfermaria = 6 

    E) 7,0m por leito = quarto de 2 leitos

  • O quarto de um leito deve possuir 10 m2. Alternativa A está errada. 

    Em unidade de internação deve ter um posto de enfermagem de 6 m2 a cada 30 leitos. Alternativa B está correta. 

    distância entre dois leitos paralelos deve ser de1 metro. Alternativa C está errada. 

    O número máximo de leitos por enfermaria são de 6. Alternativa D está errada. 

    Um quarto com dois leitos, tem que ter 6 m2 por leito. Alternativa E está errada. 

     

    Gabarito do Professor: Letra B 

     

    Bibliografia 
    BRASIL, Ministério da SaúdeAgência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução 50 de 21 de fevereiro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. 

ID
2812606
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) – Federal, quando da verificação da prestação dos serviços de saúde e observadas situações impróprias/irregulares, deverão ser examinadas, para efeito de aplicação de glosas, a consistência da documentação apreciada, a veracidade das informações colhidas e os motivos de conformidade de acordo com a legislação aplicada à época do período de

Alternativas
Comentários
  • http://sna.saude.gov.br/download/Manual%20de%20Auditoria-2017.pdf 

  • Gabarito: letra c

     

    De acordo com as Orientações Técnicas sobre Aplicação de Glosas em Auditoria no SUS (MS, 2005)

     

    Quando da verificação da prestação dos serviços de saúde, e observadas situações impróprias e/ou irregulares, deverão ser examinadas, para efeito de aplicação de glosas, a consistência da documentação, a veracidade das informações colhidas e os motivos de conformidade, de acordo com a legislação aplicada, à época do período de abrangência da auditoria.

     

     

    Orientações técnicas sobre aplicação de glosas em auditoria no SUS: caderno 1 / Ministério da Saúde, Departamento Nacional de Auditoria do SUS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

  • Cabe à equipe de auditoria a responsabilidade pela glosa decorrente do trabalho realizado durante a abrangência da auditoria. Alternativa C está correta. 

    A auditoria por ser realizada em diversas situações e não apenas na internação do paciente, um procedimento, um tratamento ou uma investigação diagnostica. Uma auditoria pode englobar todas essas situações, por isso que as alternativas A, B, D e E estão erradas. 

     

    Gabarito do Professor: Letra C 

     

    Bibliografia 
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento Nacional de Auditoria do SUS. Orientação para implantação de um componente do Sistema Nacional de Auditoria – SNA do Sistema Único de Saúde – SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento Nacional de Auditoria do SUS. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 


ID
2812609
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A equipe de auditoria, após constatar irregularidade em uma conta hospitalar de um paciente X, verifica que há um motivo para aplicação de glosa total. De acordo o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) – Federal, um dos motivos para glosa total é:

Alternativas
Comentários
  • http://sna.saude.gov.br/download/Manual%20de%20Auditoria-2017.pdf 

  • Gabarito: letra a

     

    De acordo com o MANUAL DE GLOSAS DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA (MS, 2014)

     

    TIPO DE GLOSA: Glosa Total

     

    MOTIVO DA GLOSA

    1. Ausência de Boletim Cirúrgico ou dados insubsistentes de Boletins Anestésicos e/ou cirúrgicos para comprovar o ato cirúrgico.

    6. Atos profissionais realizados simultaneamente no mesmo hospital ou em hospitais diferentes pelo mesmo profissional.

    8. Pacientes com registros de internados, porém não encontrados no hospital.

    9. Emissão de AIH em pacientes fictícios.

    10. Divergência quanto a cobrança de procedimentos entre o Demonstrativo de AIH Paga e a AIH Simulada apresentada para a auditoria.

    12. Emissão indevida de mais de uma AIH para o mesmo paciente.

    20. Cobrança de procedimento, cuja faixa etária do paciente é superior ou inferior ao estabelecido na tabela de procedimentos e sem a devida autorização do gestor.

    21. Cobrança de procedimento cujo tempo de permanência do paciente no hospital não atingiu a 50% do tempo médio previsto na tabela de procedimentos do SIH (alta precoce) sem a devida autorização do Auditor/Autorizador.

    22. APAC – cobrança de procedimento em competência anterior ou posterior ao realizado.

    28. Emissão indevida de AIH para paciente internado na categoria particular ou assistido por plano de saúde do próprio hospital ou de outras instituições.

    29. Nome completo do paciente lançado na AIH simulada definitiva, diferente do constante do prontuário médico ( prescrição, evolução, exames complementares, laudo médico, etc ).

    37. Cobrança de Raio X em procedimentos ortopédicos ambulatoriais que já incluem este exame.

    44. Cobrança de quimioterapia para paciente falecido.

    45. Cobrança de quimioterapia em nome de paciente que de acordo com prontuário médico abandonou o tratamento ou mudou-se para outro município ou estado.

    46. Cobrança de quimioterapia de primeira linha após o paciente já ter sido tratado com a segunda linha, sem a devida justificativa no prontuário.

    47. Prescrição de quimioterapia com a antecedência de até 3 meses antes de o paciente receber a medicação (hormonioterapia).

    48. Cobrança de quimioterapia sem a comprovação de prescrição médica e de Formulário de Controle de Freqüência Individual devidamente assinado (paciente/responsável).

    49. Continuação de prescrição de radioterapia após o óbito do paciente.

    51. Cobrança de radioterapia em competências anteriores ou posteriores a da realização do procedimento.

    53. Cobrança de sessões de hemodiálise não realizadas, segundo o prontuário apresentado.

    54. Ausência de Folha de Prescrição de Controle de Materiais e Medicamentos de Hemodiálise no prontuário.

    55.Cobrança de APAC de cateterismo cardíaco em competência diferente do mês de realização do procedimento.

    56. Cobrança de APAC em competência anterior ou posterior ao mês da realização do procedimento.

    60. APAC - Estudo Hemodinâmico -cobrança de procedimento não autorizado pelo gestor.

    62. Cobrança indevida do módulo sorológico.

    63. Ausência de comprovação dos procedimentos ambulatoriais realizados.

  • Glosa de valores

    Glosa também pode ser relacionado a valores, pois significa a suspensão, retirada, supressão total ou parcial dos valores descritos em um determinado documento ou de um orçamento.

    Glosa médica

    Uma glosa médica é quando um determinado serviço de plano de saúde não cobre os gastos referentes as consultas, medicamentos e outras taxas que são cobradas pelas empresas prestadoras do serviço, como hospitais, clínicas, etc.

     

  • A) 8. Pacientes com registros de internados, porém não encontrados no hospital. Lei n.º 8429, de 6/1992, Art. 5.º; Código Penal, Art. 171. Glosa total.

    B) 7. Quando o procedimento cobrado difere do tratamento realizado. Código de Ética Médica; Dec. Lei n.º 2.848/1940; Código Penal, Art. 171. Glosa parcial (mudança do procedimento – glosar diferença entre o procedimento pago e o realizado).

    C) 13. Internação para investigação diagnóstica. * Manual do SIH, versão de 4/7/2003; PT GM/MS n.º 396, de 4/2000; PT SAS/MS n.º 304, de 8/2001. Glosa parcial (mudar para primeiro atendimento).

    D) 17. Alta a pedido, ou transferência para outro hospital, com período de internação igual, ou inferior a 24 horas. * Manual do SIH, versão de 4/7/2003; PT GM/MS n.º 396, de 4/2000; PT SAS/MS n.º 304, de 8/2001. Glosa parcial (mudar para primeiro atendimento).

    E) 24. Internação desnecessária em UTI. PT GM/MS n.º 3.432, de 8/1998. Glosa parcial (glosar as diárias desnecessárias de UTI)

  • Para resolver essa questão é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre auditoria e gestão de qualidade em enfermagem.

    De acordo o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) – Federal, um dos motivos para glosa total é: 


    A) CORRETO, pacientes com registros de internados, porém não encontrados no hospital, configuram que a pessoa não esteve lá e por isso toda a conta pode ser questionada. 

    B) INCORRETO, procedimento cobrado e registrado com código que difere do tratamento realizado. 


    C) INCORRETO, internação para investigação diagnóstica, pois esse procedimento comumente é realizado. 


    D) INCORRETO, alta a pedido ou transferência para outro hospital com período de internação igual ou inferior a 24 horas, pois é um direito do paciente e o hospital tem direito de receber pelos procedimentos realizados.


    E) INCORRETO, internação indevidas, irregulares e/ou desnecessária na UTI. 

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2853952
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro auditor realizou uma auditoria de contas hospitalares. Nesse contexto, e considerando a finalidade do processo, quanto ao método da auditoria, o enfermeiro auditor realizou uma auditoria classificada como

Alternativas
Comentários
  • Pré - Auditoria OU Auditoria Prospectiva: avaliação dos procedimentos ANTES de sua realização. (PEGADINHA NAS ALTERNATIVAS a & b)

    #correta# Auditoria Retrospectiva: análise Pericial dos procedimentos após a alta do paciente. (a questão fala a respeito de contas hospitalares, ou seja, de contas que FORAM pagas. O verbo está oculto kkk

    Auditoria Reativa: iniciada em decorrência de uma suspeita de fralde.


ID
2853955
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante todas as fases da auditoria, os servidores devem assegurar que a prática da atividade de auditoria seja pautada, dentre outros, pelo princípio:

Alternativas
Comentários
  • Os servidores devem assegurar que a prática da atividade de auditoria seja pautada pelos seguintes princípios:

    • Ceticismo e julgamento profissional

    • Competência e capacidade profissional

    • Comportamento ético

    • Cortesia

    • Imparcialidade

    • Independência

    • Objetividade

    • Sigilo

    • Uso de informações de terceiros

    • Zelo profissional


ID
2939620
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a auditoria em enfermagem, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A auditoria de resultados determina quais resultados foram alcançados quanto ao local em que se dá o cuidado ao paciente.

( ) A auditoria em enfermagem realiza análise crítica e sistemática da qualidade da assistência de Enfermagem prestada aos pacientes, ocorrendo a comparação do atendimento prestado com os padrões de atendimento.

( ) As auditorias realizadas no serviço de Enfermagem incluem avaliações de resultado, de processo e de estrutura.

( ) A auditoria de estrutura monitora a consequência de intervenções específicas de Enfermagem.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • F,V,V,F

  • Auditorias de resultados determinam quais resultados foram alcançados em conseqüência de intervenções específicas de Enfermagem.

    A auditoria de estrutura, por sua vez, monitora o local em que se dá o cuidado ao paciente.

  • Trocou o primeiro pelo último conceito

  • Tipos de auditoria:

    Auditoria de estrutura: área física, materiais, recursos financeiros...

    Auditoria de processo: aspectos éticos, analise técnica...

    Auditoria de resultados: avalia o produto final dos serviços prestados.


ID
2939623
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as finalidades da auditoria em enfermagem, analise as afirmativas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta.


I. Obter subsídios para a elaboração de programas de desenvolvimento de recursos humanos em Enfermagem.

II. Identificar as áreas deficientes no serviço de Enfermagem.

III. Fornecer dados para melhoria da qualidade assistencial e seus registros.

IV. Fornecer subsídios para avaliação de desempenho profissional e punição da equipe de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  • Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas

  • Quanto à fnalidade da auditoria em Enfermagem, de acordo com Pereira e Takahashi (1991), esta abrange a identifcação das áreas defcientes no serviço de Enfermagem.

    Essas áreas podem ser uma unidade, um programa e/ou as ações de Enfermagem (assistencial, administrativa, educativa).

    Busca-se fornecer informação visando à elaboração de novos programas de Enfermagem e a melhoria dos programas já existentes;

    fornecer dados para melhoria da qualidade assistencial e seus registros;

    obter subsídios para a elaboração de programas de desenvolvimento de recursos humanos em Enfermagem.

    LIVRO: Ricardo Matos Santana e Verônica Gonçalves da Silva. Auditoria em Enfermagem Uma proposta metodológica. 2009.


ID
2939629
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Não é uma atividade realizada pelo Enfermeiro Auditor:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    Resolução COFEN 266/2011 - Anexo

    O presente anexo, da RESOLUÇÃO COFEN-266/2011, dispõe sobre as atividades do Enfermeiro Auditor, capituladas em 9 (nove) partes.

    II - Quanto integrante de equipe de Auditoria em Saúde:

    a) Atuar no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde;

    b) Atuar na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde;

    e) Atuar na elaboração de Contratos e Adendos que dizem respeito à assistência de Enfermagem e de competência do mesmo;

  • Legal , estou sentindo na pele a dificuldade em estudar


ID
2939635
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o conceito de auditoria quanto ao método, auditoria operacional é:

Alternativas
Comentários
  • Aquela realizada enquanto o cliente recebe o serviço e envolve a obtenção e avaliação de evidências a respeito da eficiência e eficácia das atividades operacionais de uma instituição, em comparação com os objetivos estabelecidos, além de contemplar recomendações para aperfeiçoamento

  • A auditoria operacional, ou concorrente, aquela realizada enquanto o cliente recebe o serviço. Envolve a obtenção e avaliação de evidências a respeito da eficiência e eficácia das atividades operacionais de uma instituição, em comparação com os objetivos estabelecidos, além de contemplar recomendações para aperfeiçoamento. Algumas vezes é denominada de auditoria de desempenho ou auditoria gerencial.

    A auditoria prospectiva, ou auditoria prévia, avalia os procedimentos antes de sua realização. Tem caráter preventivo, procurando detectar situações de alarme para evitar problemas. Tenta identificar a maneira como as atuais intervenções afetarão o desempenho futuro.

    A auditoria retrospectiva é realizada após o cliente receber os serviços, acompanhando os fatos depois de sucedidos os fenômenos, ou seja, consiste na análise da relação entre os critérios estabelecidos e os dados encontrados na revisão dos registros após a saída do cliente.

    Fonte: Auditoria em enfermagem: uma proposta metodológica.


ID
2939638
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A auditoria de Enfermagem tem uma área de atuação grande, podendo ser realizada nos serviços de educação continuada e de faturamento, nas operadoras de planos de saúde, entre outros. O serviço de auditoria realizado por um Enfermeiro Auditor contratado pela operadora, podendo ser registrado ou consultor, que será responsável pela análise das contas hospitalares após a alta do paciente, sendo realizada dentro das instalações dos prestadores de serviços é denominada como:

Alternativas
Comentários
  • Auditoria externa

  • auditoria externa: é realizada por auditores independentes, ou seja, não possuem relação com a empresa auditada.

    auditoria interna: é a realizada por profissionais da própria empresa a ser auditada, ou seja do próprio hospital.

    auditoria por amostragem: selecionar uma parte do todo para se aplicar os procedimentos de auditoria.

    Na auditoria externa o enfermeiro vai aos prestadores, e analisa as contas hospitalares após a alta do usuário do seu plano de saúde. É chamada de externa quando realizada nas instalações dos prestadores, mas não deixa de ser retrospectiva já que é feita após a alta do paciente.

    A Auditoria externa “in loco” é realizada enquanto o paciente estiver internado, e visa o fechamento diário da conta hospitalar e a visita ao paciente, A visitação ao paciente é importante na verificação dos procedimentos envolvidos com a prestação do cuidado e também para verificar se está a contento do usuário a instituição e o atendimento.

    A auditoria Interna é a análise das contas hospitalares de hospitais, clínicas, laboratórios, enfim todos os prestadores que possuam envolvimento com o pessoal de enfermagem, realizado dentro das instalações das operadoras de saúde.

  • essas questões de auditoria é do cargo específico para auditor ou na prova pra enfermeiro assistencial?

ID
2939641
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No processo de auditoria é importante o conhecimento de informações e desenvolvimento de habilidades sobre custos. A terminologia custo se refere aos gastos com insumos utilizados na produção de bens ou serviços afins de uma instituição. Quando há uma forma objetiva de associar os dispêndios monetários da produção de um produto ou serviço aos objetos de custeio, este custo é classificado como _________. São exemplos deste tipo de custo a mão de obra e os materiais de consumo. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Direto

  • Custo fixo: É aquele gasto que existe todo mês, independente se a quantidade de vendas aumentou ou não. Ou custo estrutura porque abrange os gastos relacionados à capacidade produtiva do empreendimento.

    Ex.: valor desembolsado para o aluguel de um espaço ou máquina. Salário pago aos funcionários.

    Custo Variável: É aquele que sofre alterações em curto prazo, geralmente relacionadas a alguma variável na produção e nas vendas.

    Ex.: matéria prima, os insumos produtivos e os tributos. Ou seja, quanto mais a empresa vender maior será o custo variável, pois há uma relação direta entre os dois fatores.

    Custo direto: é aquele que é mais fácil atribuir um valor, ou seja, que é mensurável sem dificuldades, sem necessidade de rateio e que é relacionado diretamente ao produto final.

    Ex.: matéria prima e a mão de obra direta.

    Custo Indireto: São aqueles em que é difícil atribuir um valor para cada unidade produzida.

    Ex.: material de limpeza, utilitários, aluguel de equipamentos de escritório, computadores.

  • Questão passível de anulação, pois baseando-se nas informações nela contidas não se pode atribuir de maneira arbitrária se os custos foram diretamente alocados ao produto/serviço final, uma vez que não cita a especificidade da matéria de consumo nem da mão de obra. Mesmo em um hospital, para se atribuir, por exemplo, os custos com material de limpeza e salários de pessoal administrativo ao "produto" final, só é possível fazê-lo de maneira no máximo estimada, ou seja, indireta. Se a questão não especifica a que mão de obra ou materiais de consumo se refere não há alternativa correta.

    Fonte: Contabilidade de custos - Eliseu Martins

  • 2.4.1 Em Relação ao Volume de Produtos Fabricados (Comportamento)

    a) Custos fixos: são aqueles cujo valor não se altera quando se modifica o volume produzido, em determinado período de tempo e em certa capacidade instalada. Existem, mesmo que não haja produção (ex.: mão de obra indireta, seguro da fábrica).

    b) Custos variáveis: são aqueles cujo valor se altera na mesma proporção das oscilações nos volumes produzidos (ex.: mão de obra direta, matérias-primas e materiais diretos). 

    2.4.2 Em Relação a Sua Aplicação aos Produtos Fabricados (Aplicabilidade)

    a) Custos indiretos (CIs): são aqueles que, por dificuldade de apropriação, irrelevância ou por sua própria natureza, não se identificam com o produto final. Necessitam de aproximações, isto é, algum critério de alocação (rateio) para serem atribuídos aos produtos.

    b) Custos diretos: são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos. Apresentam a propriedade de serem perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva, exigindo para isso uma medida de consumo: quilograma, hora, quilowatt, quantidade etc.


ID
2939647
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A auditoria operacional no sistema público brasileiro, consiste na realização de atividades voltadas para controle das ações desenvolvidas pela rede de serviços do Sistema Único de Saúde. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) O sistema de saúde opera de maneira centralizada na esfera do governo federal.

( ) No setor público, existe o controle externo, sendo exercido pelos Tribunais de Contas, por meio das auditorias operacionais.

( ) O sistema de saúde opera de maneira descentralizada nas três esferas de governo.

( ) Em nível federal, executam-se ações e serviços de abrangência nacional, com análise das aplicações de recursos transferidos aos estados e municípios.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  

    LETRA : B

     

    Auditoria Operacional

                                                                                         

    Auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental, subsidiar os mecanismos de responsabilização por desempenho e contribuir para aperfeiçoar a gestão pública.

     

    FONTE : https://portal.tcu.gov.br/controle-externo/normas-e-orientacoes/normas-de-fiscalizacao/auditoria-operacional.htm

  • O SUS sempre será DECENTRALIZADO e não centralizado como trás a questão lembre DECENTRALIZADO.