-
GABARITO E
A Estratégia do Oceano Azul é o resultado de uma década de estudo de 150 movimentos estratégicos ocorridos em mais de 30 indústrias ao longo de 100 anos (1880-2000). Através deste estudo foi constatado que para vencer no futuro, as empresas devem parar de competir umas com as outras. A única maneira de vencer a concorrência é parar de tentar vencer a concorrência.
Para entender este conceito, imagine um universo composto por dois tipos de oceanos: o vermelho e o azul. Oceanos Vermelhos representam todas as indústrias existentes atualmente, é o espaço de mercado conhecido. Oceanos Azuis são as indústrias que não existem hoje em dia, é o espaço de mercado desconhecido.
Através desta estratégia, objetiva-se sair da competição sangrenta do Oceano Vermelho, onde o mercado encontra-se saturado e as possibilidades de crescimento e aumento de lucratividade são cada vez menores, e desenvolver o Oceano Azul através da construção de um novo espaço de mercado inexplorado, com a criação de demanda e oportunidade de alto crescimento lucrativo, tornando a concorrência irrelevante.
Fonte: http://marciookabe.com.br/mundo-corporativo/estrategia-do-oceano-azul/
-
Gabarito Letra E.
A Estratégia do Oceano Azul visa a busca de um crescimento sustentável e lucrativo, de olho em fatias generosas do mercado e trabalhando para tornar seus produtos/ serviços diferenciados em meio à concorrência. Muitas empresas entram numa roda-viva de competição bruta, pesada. Em síntese: ao invés da luta sangrenta no “oceano vermelho” da competição nos moldes conhecidos, deve-se criar estratégias inovadoras para desbravar “oceanos azuis” de espaços inexplorados de mercado. Eles ensinam: “Não concorra com os rivais — torne-os irrelevantes”.
Fonte: A Estratégia do Oceano Azul. Publicado em 2005 e escrito por W. Chan Kim e Renée.
-
oceano azul = novo mercado (inovação) = concorrentes irrelevantes (sem concorrência)
-
ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL
- Abrange todos os setores não existentes hoje;
- Espaço de mercado desconhecido;
- Espaços de mercado inexplorados;
- Criação de demanda e crescimento altamente lucrativo;
- Competição é irrelevante, pois as "regras do jogo" ainda não estão definidas;
- A sua criação continua sendo mera fantasia, vista como arriscada demais para ser perseguida como estratégia.
ESTRATÉGIA DO OCEANO VERMELHO
- Representam todos os setores hoje existentes;
- Espaço de mercado conhecido;
- As fronteiras setoriais são definidas e aceitas;
- As regras competitivas de jogo são conhecidas, onde busca maior fatia de demanda existente.
-
Parabéns a todos que já ouviram falar disso! kkkkk Nunca nem vi mas já anotei.