-
Integração vertical a montante (para trás ou para nascente) - A companhia monta (ou adquire) subsidiárias que produzemcomponentes (inputs) dos seus produtos. Por exemplo, uma companhia de automóveis pode deter também uma fábricade pneus, uma companhia de vidro ou de metal. O controle destes fornecedores pretende criar o fornecimento estável dos componentes e assegurar a qualidade consistente do produto final.Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Integra%C3%A7%C3%A3o_vertical
-
Gabarito letra C.
No mundo competitivo dos negócios, as empresas fazem o que for preciso para garantir uma posição de destaque no mercado. Um dos meios mais eficazes para este fim envolve o que é chamado de integração vertical, que assume duas formas:integração para frente e integração para trás. A integração para frente centra-se na forma em que uma empresa supervisiona a distribuição de seus produtos ou serviços. Por outro lado, a integração para trás se concentra em como uma empresa controla o fornecimento de seus bens (ativos e materiais).
Fonte:Nuno Nogueira, gestor e administrador do Portal-Gestao.COM.
-
Vertical para trás = a montante = fornecedores
Vertical para frente = a jusante = clientes
-
Integração vertical para trás: como no exemplo da própria questão, a empresa adquiriu a empresa fornecedora.
Na integração vertical para frente: Imagine uma empresa que adquiri uma empresa de serviços de pós-venda.
E- diversificação (horizontal) não-relacionada: Aquisição de outra empresa de um setor não relacionado, para aproveitar oportunidades de investimento. (produto novo)
-
A diversificação é uma estratégia de desenvolvimento de negócio que permite à empresa entrar em linhas de negócio adicionais que são diferentes dos produtos, serviços ou mercados atuais
Integração para a frente – Quando é a indústria realizando atividades de varejistas ou distribuidores. Isso, porque está assumindo papéis que geralmente estão à frente na cadeia de distribuição. É o caso que citamos da Apple, que está abrindo lojas em Shoppings. Este tipo de integração vertical também é conhecido como integração a jusante ou para poente.
Integração para trás – Quando é o varejo atuando como distribuidor ou indústria. Isso, porque está assumindo atividades que geralmente são realizadas em momentos anteriores na cadeia de distribuição. Um exemplo de Varejista totalmente integrado é a Zara, que trabalha desde o design das peças até a produção, distribuição e venda. Este tipo de integração vertical também é conhecido como integração a montante ou para nascente.