-
Gab.: D
-
Gabrito letra D.
Essa assertiva ficou mais clara depois que entendi o conceito do que seja uma cadeia de valor.
Definição do Wikipédia: A CADEIA DE VALOR DESIGNA UMA SÉRIE DE ATIVIDADES RELACIONADAS E DESENVOLVIDAS PELA EMPRESA A FIM DE SATISFAZER AS NECESSIDADES DOS CLIENTES, DESDE AS RELAÇÕES COM OS FORNECEDORES E CICLOS DE PRODUÇÃO E VENDA ATÉ A FASE DA DISTRIBUIÇÃO PARA O CONSUMIDOR FINAL. CADA ELO DESSA CADEIA DE ATIVIDADES ESTÁ INTERLIGADO.
Definição por Michael Porter: A cadeia de valor é utilizada para um enfoque mais eficiente e amplo, exógeno à empresa. É constituída por um conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes e indo até o produto final entregue nas mãos do consumidor.
-
Idalberto Chiavenato
Introdução à Teoria Geral da Administração
9ª edição, págs. 554 e 555
Porter introduziu também o conceito de cadeia de valor. Ele sugere que a organização pode ser desagregada em atividades primárias e de suporte.
As atividades primárias estão diretamente envolvidas no fluxo de produtos até o cliente e incluem logística de entrada (recebimento, armazenagem, etc.), operações (ou transformações), logística de saída (processamento de pedidos, distribuição física, etc.), marketing, vendas e serviços (instalação, reparos, etc.).
As atividades de suporte apoiam as atividades primárias e incluem suprimento, desenvolvimento tecnológico, gerenciamento de recursos humanos e provisão da infraestrutura da organização, incluindo finanças, contabilidade, etc.
A palavra margem indica que as organizações alcançam margens de lucro baseadas em como é gerenciada a cadeia de valor.
-
Não se separa sujeito do verbo.
-
Não sei se está relacionado ao sono que sinto neste momento, mas não consegui ver a relação entre a pergunta e a responsta da colega Mãe d'Gataral
-
O Modelo de Cadeia de Valor de Michael Porter. A Cadeia de Valor de Michael Porter é um modelo que ajuda a analisar atividades específicas através das quais as empresas criam valor e vantagem competitiva. Ou seja, é um conjunto de atividades que uma organização realiza para criar valor para os seus clientes.
Não deixa de estar relacionado com a estratégia de diversificação - extensão pela qual as empresas operam em ou mais áreas de negócios simultaneamente Pitts e Hopkins (1982).
-
Eu vendo caneta e o meu concorrente vende papel, percebe-se uma relação entre os negócios, logo é o item d), principalmente quando no item diz "estabelecem relações valiosas entre os negócios." Este foi o meu pensamento para marcar o item correto.
Bons estudos!