SóProvas


ID
1784227
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma desvantagem da departamentalização por funções (funcional): 

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    A Departamentalização Funcional possui áreas extremamente eficientes naquilo que fazem , porém com pouco conhecimento do todo, do negócio da empresa (core business).

  • A departamentalização funcional apresenta algumas desvantagens:

    Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos devido à ênfase nas especialidades.

    É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

    Dificulta a adaptação e a flexibilidade a mudanças externas, pois a sua abordagem introvertida não percebe e nem visualiza o que acontece fora da organização ou de cada departamento.

    Faz com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa.

    Idalberto Chiavenato - Introdução A Teoria Geral Da Administração pag. 232.

  • Segundo Rodrigo Rennó, as desvantagens da departamentalização Funcional são:

    DIFICULDADE DA VISÃO GLOBAL da ORGA; (ou seja, visão parcial)

    Dificuldade de delimitação das responsabilidades;

    Reduz a cooperação interdepartamental.

  • LETRA B

    Como é muita especialização do trabalho nesta forma de departamentalização( funcional), também há uma descentralização de comando isso faz com que os gerentes , chefes dos setores tenham uma visão parcial da organizaçao; pois se posicionam no limite de seus setores.

  • Nesse tipo de departamentalização, as pessoas que trabalham em cada área são EXPERTS naquilo que fazem, e isso traz como desvantagem a diminuição da visão global da empresa, visto que a demasiada especialização dificulta a interdisciplinariedade das funções.

  • Gab: B

    A Departamentalização Funcional possui áreas extremamente eficientes naquilo que fazem ,porém com pouco conhecimento do todo, do negócio da empresa

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÃO (FUNCIONAL): É a divisão lógica de acordo com as funções especializadas que são realizadas na organização. Cada área (departamento) passa a ser responsável por uma função organizacional específica (Marketing, RH, Finanças, Produção, Logística, etc.).

    É utilizada em empresas cujas atividades sejam bastante repetitivas, altamente especializadas e com poucas linhas de produtos/serviços.

     

    VANTAGENS

    ·         Agrupa vários especialistas de um mesmo assunto em uma mesma unidade;

    ·         Estabilidade nas atividades e relacionamentos;

    ·         Simplifica o treinamento e orienta as pessoas para uma função específica, concentrando sua competência e habilidades técnicas;

    ·         Permite economia de escala pelo uso integrado de pessoas, máquinas e produção em massa.

     

    DESVANTAGENS

    ·         Foco na especialidade em detrimento do objetivo organizacional global (cria feudos devido à ênfase dos funcionários na própria especialidade);

    ·         Comunicação e cooperação deficiente entre departamentos;

    ·         Inadequada para ambiente e tecnologia em constante mudança, pois dificulta a adaptação e a flexibilidade.

     

     

    GAB: B

     

  • Simples, os caras são "internados" no departamento deles e isso faz que eles não vejam a empresa como um todo.

  • Idalberto Chiavenato
    Introdução à Teoria Geral da Administração
    9ª edição, págs. 191 a 193

     

    ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL

     

    ♥ Características:
    - Autoridade funcional ou dividida;
    - Linhas diretas de comunicação;
    - Descentralização das decisões;
    - Ênfase na especialização; 

     

    ♥ Vantagens:
    - Proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos da organização. Isso permite a cada órgão ou cargo concentrar-se total e unicamente sobre seu trabalho e sua função, livre de todas as demais tarefas acessórias ou subsidiárias;
    - Permite a melhor supervisão técnica possível, com a especialização em todos os níveis, pois cada órgão ou cargo reporta-se a experts em seu campo de especialização.
    - Desenvolve comunicações diretas, sem intermediação, mais rápidas e menos sujeitas a distorções de transmissão;
    - Separa as funções de planejamento e controle das funções de execução. 

     

    ♥ Desvantagens:

    - Diluição e consequente perda de autoridade de comando;
    - Subordinação múltipla;
    - Tendência à concorrência entre os especialistas: como os diversos órgãos ou cargos são especializados em determinadas atividades, sua tendência é impor à organização o seu ponto de vista e a sua abordagem. Isso leva a perda da visão de conjunto da organização e tendência de defender o seu ponto de vista em detrimento dos pontos de vista dos outros especialistas. Não é de se estranhar que exista forte tendência para a competição e concorrência entre os especialistas, trazendo distorções danosas à organização. (LETRA B: gabarito)
    - Tendência a tensão e conflitos dentro da organização. 

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÃO (FUNCIONAL)

    A Departamentalização por Funções ou Funcional é o agrupamento das atividades de acordo com as especializações ou funções principais da organização, como finanças, recursos humanos, mercadologia, produção, marketing etc. Consiste no agrupamento de atividades e tarefas com base nas principais funções desenvolvidas pela empresa. A divisão do trabalho faz surgir uma departamentalização em atividades agrupadas e identificadas pela classificação funcional, pois considera atividades principais da empresa, como produção, vendas, finanças etc.

    É a divisão lógica de acordo com as funções a serem desempenhadas, ou seja, é a divisão departamental que segue o princípio da especialização. A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais.


    VANTAGENS

    ▪ Agrupa vários especialistas em uma mesma unidade;

    ▪ Simplifica o treinamento e orienta as pessoas para uma função específica, concentrando sua competência e habilidades técnicas;  

    ▪ Permite economia de escala pelo uso integrado de pessoas, máquinas e produção em massa;

    ▪ Indicada para situações estáveis, tarefas rotineiras e para produtos ou serviços que permaneçam longos ciclos sem mudanças.


    DESVANTAGENS

    ▪ Reduz a cooperação interdepartamental (ênfase nas especialidades);

    ▪ Inadequada para ambiente e tecnologia em constante mudança, pois dificulta a adaptação e a flexibilidade às mudanças externas;

    ▪ Foco na especialidade em detrimento do objetivo organizacional global.


    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online