Recrutamento Interno
O norte do recrutamento interno é o aproveitamento do capital humano já existente na empresa, serve como um grande fator de retenção e motivação. Quando o processo seletivo é aberto internamente é necessário checar se a empresa têm algum colaborador em potencial para oportunidade, pois o que deveria ser uma oportunidade pode tornar-se uma série de episódios de frustração com aquele que participa do processo.
Vamos avaliar o que pode ser positivo e/ou negativo neste processo, lembrando que isto sempre vai depender da situação e estratégia que a empresa vive.
Positivo
O colaborador está mais integrado na empresa
Menos tempo aplicado no processo de seleção
Motiva e encoraja o colaborador em seu desenvolvimento profissional
Não requer socialização organizacional de novos membros
Conhece mais da cultura da empresa
Negativo
A expectativa gerada no colaborador
Gestores recentidos pela perda de um bom funcionário
Falta de inovações, ideias novas na equipe e criatividade
Falta de inovações, ideias novas na equipe e criatividade
Aumenta o conservadorismo
Recrutamento Externo
O processo seletivo quando aberto externamente exige métodos diferentes de condução, onde as técnicas devem ser bem definidas e a área solicitante da vaga deve ter de forma bem clara o perfil que o RH deverá trabalhar. Sem um alinhamento e conhecimento dessas informações o recrutamento pode tornar-se ineficiente.
Para a empresa o recrutamento externo lhe dá mais opções de levantamento de perfil e a possibilidade de escolher a que mais atende as expectativas da vaga e optar por novas experiências na organização.
Positivos
“Sangue novo” na organização
Aumenta o capital intelectual com experiências além da rotina atual
Incentiva a interação da organização com o mercado de trabalho
Diferentes abordagens de problemas internos e de práticas no geral
Negativo
Mais “trabalhoso” para o RH
Pode reduzir a fidelidade dos funcionários por acharem que poderiam ocupar a vaga
Pode interferir na motivação dos internos
http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/recrutamento-interno-x-recrutamento-externo/
Gab. A
A questão em análise versa sobre o processo de recrutamento nas organizações. Para responder corretamente é preciso saber o conceito do que é o recrutamento. Vamos ver um breve resumo do assunto, daí poderemos marcar uma das alternativas apresentadas.
O recrutamento, segundo Chiavenato (2014), corresponde ao processo em que a organização atrai candidatos, no Mercado de Recursos Humanos - MRH, para abastecer seu processo seletivo. Por meio do recrutamento, a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho. É como se ela dissesse; "Ei, há vagas disponíveis aqui, veja se você pode trabalhar aqui".
Do ponto de vista de aplicação, o recrutamento pode ser interno ou externo.
- INTERNO: é aquele que busca preencher as vagas com aquelas pessoas que já trabalham na organização. Para essa visão, os colaboradores internos são preferíveis, eles já conhecem como as coisas funcionam. Portanto, no recrutamento interno, eles são promovidos ou transferidos para novas oportunidades ou postos de trabalho.
- EXTERNO: aqui, o preenchimento de vagas é feito através da admissão de candidatos alheios (externos) à organização. A partir do recrutamento externo, os candidatos são avaliados, pois até então não se tem uma dimensão das suas reais capacidades, e após essa avaliação podem ser selecionados para preencher os postos de trabalho disponíveis.
Após verificarmos o assunto, concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.