-
Teoria dos dois fatores ou bifatorial – Herzberg
Herzberg desenvolveu sua teoria para tentar entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. Os fatores que agradavam ao funcionário foram chamados de motivadores, enquanto aqueles que desagradavam foram chamados de higiênicos.
Segundo o autor, existem dois fatores:
• Fatores de higiene• Fatores de motivação
ribas
-
GAB. C
-
Gabarito: C
Teoria Bifatorial
Herzberg analisa os elementos da pirâmide de Maslow da seguinte forma:
- Elementos motivacionais;
- Elementos higiênicos.
-
gabarito C
TEORIA BIFATORIAL (2 fatores) Frederic Herberg:
HIGIENICOS/extrinsecos/insatisfacientes:
-contexto (onde/lugar)
-salário, beneficios, relacionamento entre colegas,estilos de supervisão, ambiente,estabilidade, remuneração fixa, ambiente.
MOTIVACIONAIS/ intrinsecos/satisfacientes:
-conteudo (o que faz)
Identificação com o trabalho e cargo, desafios, responsabilidades, remuneração variável.
-
Para responder corretamente a questão, precisamos ter conhecimentos sobre a teoria motivacional dos dois fatores, desenvolvida por Herzberg. Vejamos alguns pontos sobre o assunto e qual das alternativas atende ao comando da questão.
Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg
- Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho
- Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.
Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.
Como visto acima, os fatores da teoria são os motivacionais e os higiênicos, portanto, a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.