SóProvas


ID
1784254
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Nas ciências comportamentais e nos estudos organizacionais, atitude pode ser definida como:

Alternativas
Comentários
  • Atitude são afirmações avaliativas, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis, com relação a objetos, pessoas ou eventos. Elas refletem como um indivíduo se sente sobre algo. A Atitude é composta por três componentes: cognição, afeto e comportamento.

    FONTE: Robbins e Decenzo. Fundamentos de Administração: Conceitos Essenciais e Aplicações. 2004

  • Gabarito letra D.

     

    Atitude é a tendência de uma pessoa de julgar tais objetos como bons ou ruins, desejáveis ou indesejáveis. 

    Milhares de atitudes podem ser observadas em uma pessoa em um estado normal de convivência. Contudo, são focalizadas três tipos que relacionam em diversos aspectos com seu ambiente de trabalho. Devem ser consideradas três tipos: satisfação com o trabalho, envolvimento com o trabalho e comprometimento organizacional.

     

    fonte: Asendorpf, Jens B. (2004). Psychologie der Persönlichkeit. Berlin: Springer.

  • Gabarito: D

     

    Atitudes – É o querer fazer! Estão relacionadas ao modo como a pessoa lida com seus sentimentos e maneiras de pensar e como estes afetam seu comportamento em relação ao trabalho e seus colegas.

     

    Fonte: Rodrigo Rennó

  • A mais aceita definição de atitude nas ciências comportamentais é a de Thurstone (1928) que considera a atitude como a soma das inclinações e sentimentos, preconceitos ou distorções, noções pré-concebidas, ideias, temores, ameaças e convicções de um indivíduo acerca de qualquer assunto específico. Para Fishbein e Ajzen (1975), a característica que, principalmente, distingue a atitude dos outros conceitos é a natureza de avaliação e julgamento. Eagly e Chaiken (1993) propõem que a atitude é constituída de três características essenciais: a avaliação, o objeto da atitude e a tendência. Juntos, esses elementos referem-se à propensão que um indivíduo pode ter para avaliar uma entidade em particular, sendo favorável ou não a ela. De forma a apresentar um conceito amplo que abrigue as variações possíveis do que vem a ser atitude, Eagly e Chaiken (1993) afirmam que a atitude é uma tendência psicológica, que se expressa por meio da avaliação de uma entidade particular com algum grau de favor ou desfavor.


    (PDF) DETERMINANTES PSICOLÓGICOS NA ATITUDE DE CONSUMO DE CRÉDITO. Available from: https://www.researchgate.net/publication/314095207_DETERMINANTES_PSICOLOGICOS_NA_ATITUDE_DE_CONSUMO_DE_CREDITO [accessed Jan 02 2019].

  • Habilidade: saber fazer

    Atitude: querer fazer