-
competências não são resultados de treinamentos, porém o treinamento pode ser utilizado como ferramenta para suprir gaps de competências.
fonte: http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Administracao_AvelinoGI_1.pdf
Noções de competências humanas ou profissionais:
Dutra (2002, 2004) - Emprego das capacidades (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores - CHAV) do indivíduo na realização de entregas lidando com atribuições e responsabilidades cada vez mais complexas.
Ruas (2005) Carbone, Brandão e Leite (2005) - Combinar e mobilizar de forma sinérgica capacidades e recursos necessários para atingir um desempenho profissional num determinado contexto, agregando valor a pessoas e organizações.
Fleury e Fleury (2006) - Mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que irá resultar em valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.
-
Não se treina competência.
Ou vc é ou vc não é!
-
Galera, se a competência não é resultado de treinamento, isso quer dizer que a pessoa nasceu com ela - o que é uma afirmação absurda! Ninguém nasce líder; ninguém nasce costureiro; ninguém nasce professor; ninguém nasce administrador - todos esses casos são competências oriundas de treinamento.
O erro da Letra B) não está na primeira parte, mas sim na segunda quando afirma que competência é um estado. Dá pra chegar a essa conclusão de duas formas:
- a letra c) afirma que competência é mais um processo do que um estado; uma contradiz a outra, então, uma delas será a correta;
- competência não é algo estático: estamos constantemente aprendendo novas habilidades, novas técnicas e, consequentemente, novas competências;
Maria Duarte, não entendi onde você encontrou no texto que vc indicou que "competências não são resultados de treinamento", sendo que nesse texto encontra-se o seguinte trecho:
Deve haver consistência e coerência entre as competências organizacionais e individuais para possibilitar que cada sistema de gestão de pessoas esteja contribuindo para a execução dos objetivos estratégicos, tendo as competências como elemento que contribui para a manutenção da interdependência entre os sistemas (Pontes & Serrano, 2005).
Um exemplo dessa interdependência é a pressão dos profissionais para a realização de programas de capacitação nas empresas que adotam o sistema de remuneração por competências, porque isso afeta diretamente seus salários, sendo que, sem treinamento e desenvolvimento, esse sistema não seria eficaz (Wood & Picarelli, 2004).
Ou seja, sem treinamento não há viabilidade em adotar o sistema de remuneração por competências, porque isso dificultaria que os profissionais adquirissem competência e, consequentemente, aumento dos salários;
-
Acho que o erro da questao B) esta em dizer que " é um estado ou conhecimento que se tem de um determinado contexto. "
Pois, Competencia com foco na organizacao é detectar as competencias importantes para a empresa e desenvolve-las.
Ou seja, capacitar, focar o colaborador para que suas compet. existentes se tornem competencias essencais para empresa.
-
É cada uma..
-
Ao meu ver, a questão não afirma que a competência não pode ser treinada e desenvolvida. O erro dela está na seguinte generalização: ''A competência, resultado de treinamento''. Com essa assertiva, o examinador deixa claro que toda competência é fruto do treinamento, o que não é verdade. Ele pode ser treinada e desenvolvida, mas, em alguns casos, também pode ser inata. Restrição em Gestão de pessoas é sinônimo de erro. Resumindo, questão que não cobra conhecimento técnico, mas interpretação de texto.
-
Negativo, esse povo que marcou a B está aprendendo errado, pois só se tem a competência com a junção de conhecimento, habilidades e atitudes e utilizá-las para busca dos objetivos da organização, ou seja, eu ter apenas conhecimento não significa nada, muito menos competência.