- ID
- 1784416
- Banca
- Quadrix
- Órgão
- CFP
- Ano
- 2012
- Provas
- Disciplina
- Administração Geral
- Assuntos
Em pleno terceiro milênio, ambiente de trabalho, relacionamento interpessoal, lideranças e qualidade de vida são elementos poderosos nos resultados de desempenho organizacional, grupai e pessoal. Lehdermann, Lima e Limongi-França (2009) apresentam em seu capítulo um estudo que investigou as possíveis relações entre Gestão de Qualidade de Vida da Equipe e Ambiente Organizacional. Na empresa escolhida para a realização do trabalho, foram selecionados três grupos que se destacaram em pesquisa anterior sobre clima organizacional por terem obtido melhor e pior resultado. Como resultado eles identificaram as seguintes questões.
Lehdermann G; Lima SAML; Dias S; Limongi-França AC. O
impacto da gestão da qualidade de vida no trabalho em
equipes. In: AL Fischer; JS Dutra; WAC Amorim (orgs.). Gestão
de pessoas: desafios estratégicos das organizações
contemporâneas. São Paulo: Atlas, 2009, p.77-98.
I. O grupo que apresentou maior alinhamento entre as percepções de seus gestores e da equipe obteve melhor resultado nas questões referentes à qualidade de vida.
II. A ação dos gestores é item fundamental no quesito Qualidade de Vida da Equipe, e quanto maior for o alinhamento entre a percepção do gestor sobre sua atuação e percepção da equipe sobre a atuação de seu gestor, maior o impacto positivo da gestão sobre a qualidade de vida da equipe.
III. A questão da qualidade de vida, como prática empresarial, é tratada de forma muito intensa pelos gestores com seus respectivos grupos.
IV. Apesar de a pesquisa ter sido realizada com um grupo limitado de pessoas, os autores acreditam que o estudo pode ser replicado em outras organizações que utilizem a gestão de clima organizacional.
Está correto o que se afirma em: