SóProvas


ID
1784431
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Adriano é assistente social de uma Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Essa Secretaria tem um programa social direcionado para crianças e adolescentes deficientes. O financiamento desse programa provém de um convênio firmado entre a Secretaria e empresas privadas. Para que o repasse de verbas ocorra de maneira sistemática, o programa executado precisa que na metodologia esteja prevista a sua avaliação. Adriano é o técnico responsável pela avaliação dos programas sociais da Secretaria, e optou pela avaliação por triangulação de métodos que, segundo Minayo (2005), consiste:

Alternativas
Comentários
  • Garnelo (2006) , ao desenvolver a resenha  sobre a obra  "Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais " cuja autora  é Minayo, constatou que a triangulação de métodos surge como uma estratégia de diálogo entre áreas distintas de conhecimento, capaz de viabilizar o entrelaçamento entre teoria e prática e de agregar múltiplos pontos de vista ­ seja das variadas formulações teóricas utilizadas pelos pesquisadores ou a visão de mundo dos informantes da pesquisa ­ utilizados de modo articulado no estudo empreendido pelos autores. O uso da triangulação exige, também, a combinação de múltiplas estratégias de pesquisa capazes de apreender as dimensões qualitativas e quantitativas do objeto, atendendo tanto os requisitos do método qualitativo, ao garantir a representatividade e a diversidade de posições dos grupos sociais que formam o universo da pesquisa, quanto às ambições do método quantitativo, ao propiciar o conhecimento da magnitude, cobertura e eficiência de programa sob estudo.

  • Gabarito B

    Avaliação por triangulação de métodos tem como uma de suas características a participação de pesquisadores de diversas áreas, com diferentes fontes de informações e distintas técnicas de coleta de dados. 

    Avaliação por triangulação de métodos. Minayo (2005) definem triangulação como o agrupamento e a interação de uma multiplicidade de opiniões,conta com o apoio de diversos pesquisadores das mais variadas formações, com a visão de diversos informantes e uso de diferentes técnicas de coleta de dados que acompanha a execução da investigação. Essa autora também defende que a avaliação por triangulação de métodos difere da avaliação participativa urna vez que o conjunto de elementos e procedimentos propostos é mais abrangente e complexo visto que reúne a presença do avaliador externo, as abordagens qualitativas e quantitativas, bem como a análise do contexto, das relações, da história, das representações e a participação.

    MINAYO, Maria Cecilia de Souza. Conceito de avaliação por triangulação. In: MINAYO, Maria Cecilia de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.

  • APESAR DA GRANDE CONTRIBUIÇÃO DOS COLEGAS, ESTE TIPO DE QUESTÃO PRECISA DA ANALISE DO PROFESSOR. VAMOS COBRAR