SóProvas


ID
1784446
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social inserido no campo sociojurídico faz uso de uma série de instrumentos no cotidiano do seu exercício profissional com a finalidade de subsidiar as ações e decisões que tramitam no âmbito do Poder Judiciário. Nesse contexto destaca-se o relatório social que, segundo Fávero (2008), consiste:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (B)

     

    O relatório social, como documento específico elaborado por assistente social, se traduz na apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção desse profissional, no seu cotidiano laborativo. No sistema judiciário, seu uso, que é muito comum no trabalho junto às Varas da Infância e da Juventude, se dá com a finalidade de informar, esclarecer, subsidiar, documentar um auto processual relacionado a alguma medida protetiva ou socioeducativa, prevista no ECA, ou enquanto parte de registro a serem utilizados para elaboração de um laudo ou parecer (CFESS, 2014, p. 56).

     

    Referência:

    O Estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: bebates atuais no judicirário, no penitenciário e na previdência social/ CFESS, org. --11. ed. -- São Paulo: Cortez , 2014.