-
CERTO
Como o ATM é uma arquitetura orientada a conexão é necessário criar um circuito virtual entre origem e destino. Para isso o ATM envia, antes de tudo, um pacote para configurar a conexão e os roteadores que estão nesse caminho registram na sua tabela a existência dessa conexão e proveem a reserva de recurso para tal.
-
c-
As redes ATM podem ser consideradas tecnologia de comutação de alta velocidade e são orientadas a conexão.
ATM foi projetado para admitir todos os tipos de serviço, incluindo voz, vídeo e dados. Enquanto a classe constant bit rate (CBR) tem a finalidade de emular um fio de cobre ou uma fibra ótica, a categoria available bit rate (ABR) é dividida em três subclasses, uma para tempo real, uma para tempo não-real e uma para a disponibilidade do sinal.
-
[1]
No ATM, o envio de dados exige primeiro o envio de um pacote para configurar a conexão. À medida que o pacote de configuração passa pela subrede, todos os roteadores do caminho inserem uma entrada em suas tabelas internas registrando a existência da conexão e reservando os recursos necessários para ela.
BOAS FONTES, SEMPRE!!!
Fonte:
[1] Redes, Tanenbaum
-
ATM
- Comunicação baseada no parâmetro VPI e VCI;
- Comutação por células que opera com blocos de tamanho fixo de 53 bytes (chama-se células);
- Orientado à conexão: Exige o envio de um primeiro pacote a fim de verificar se a conexão emissor e receptor foi estabelecida (chamado de “circuito virtual”);
- Possui modelo de referência próprio diferente do TCP/OSI: 3 Camadas → Física, ATM e Adaptação.
- A comutação de pacotes é feita de modo assíncrono segmentando os pacotes possuem tamanho fixo.