SóProvas


ID
1785400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de UML e SQLite, julgue o item que se segue.

A utilização do diagrama de tempo para modelar, por meio da UML, uma mudança de estado em resposta a um evento externo, em uma instância de uma classe, é mais apropriada que a do diagrama máquina de estados.

Alternativas
Comentários
  • De Caso de Uso (Use Case): Geral e informal para fases de levantamento e análise de Requisitos do Sistema.De Máquina de Estados: Procura acompanhar as mudanças sofridas por um objeto dentro de um processo.De Atividades: Descreve os passos a serem percorridos para a conclusão de uma atividade.De Interação: Dividem-se em: De Sequência: Descreve a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos.Geral interação: Variação dos diagramas de atividades que fornece visão geral dentro do sistema ou processo do negócio.De comunicação: Associado ao diagrama de Seqüência, complementando-o e concentrando-se em como os objetos estão vinculados.De tempo: Descreve a mudança de estado ou condição de uma instância de uma classe ou seu papel durante o tempo.
  • Diagrama de Tempo: Descreve a mudança no estado ou condição de uma instância de uma classe ou seu papel durante um tempo. É tipicamente utilizado para demonstrar a mudança no estado de um objeto no tempo em resposta a eventos externos.

  • Não concordo. Diagrama de tempo como o nome já diz, foca mais em tempo no sentido estrito (minutos, segundos, etc). Para eventos quaisquer dentro de uma instância, o Diagrama de Máquina de Estado é muito mais claro que o de DT.

  • O que deixou a questão difícil é que no diagrama de tempo o foco está nas restrições de tempo, e o enunciado em nenhum momento deixou isso claro.

  • O CESPE copiou a wikipedia na cara dura: https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_tempo

    Porém discordo da questão e também desse artigo da wikipedia.

     

  • A referência está no livro "The Elements of UML(TM) 2.0 Style", Scott W. Ambler. Pg 157
    "Eles (diagramas de tempo) descrevem mudanças em estados ou condições de uma instância de classificador, ou regra sobre o tempo, geralmente em resposta à eventos externos."

    https://books.google.com.br/books?id=s1sIlw83-pQC&pg=PA157

  • O Diagrama de Máquina de Estado também muda um objeto de acordo com eventos externos. A única explicação que encontrei foi de que no Diagrama de Máquina de Estado o objeto também pode mudar de estado através de eventos internos, já o Diagrama de Tempo somente com eventos externos. Só se era isso que o examinador queria testar o nosso conhecimento. 

  • Acredito que o ponto da questão é que se quer modelar UMA mudança de estado.


    A utilização do diagrama de tempo para modelar, por meio da UML, uma mudança de estado em resposta a um evento externo, em uma instância de uma classe, é mais apropriada que a do diagrama máquina de estados.

     

    Segundo o Prof. Fernando Pedrosa:

    "Diagrama de Tempo: Captura o comportamento de objetos ao longo do tempo e a duração na qual eles permanecem em determinados estados"

    "Diagrama de Máquina de Estados: Mostra os vários estados possíveis por quais um objeto pode passar"

     

    Então, como se quer modelar apenas uma mudança de estado, acredito que o diagrama de tempo seria mais apropriado. O diagrama de estados seria mais para modelar várias mudanças de estado.

  • Eu acredito que a chave da questão é a frase "comportamento externo". O diagrama de estado é ideal para modelar comportamento interno, o de tempo para comportamento externo.

  • O Diagrama de Tempo é meio que uma mistura do Diagrama de Máquina de Estado com o Diagrama de Sequência. Perceba que, embora tanto o Diagrama de Tempo quanto o Diagrama de Máquina de Estado sejam comportamentais, apenas o de tempo é um diagrama de interação.

    Desse modo, como a questão diz que a mudança de estado ocorreu em resposta a um evento externo, o Diagrama de Tempo se torna mais apropriado, pois será possível não só dizer qual foi a ação que gerou a mudança, mas também detalhar a troca de mensagem (interação). Por exemplo, será possível informar de qual objeto originou a mensagem, bem como quanto tempo o objeto permanecerá no atual estado.