Não conheço a fundo o conceito de POA, mas eu ponto de vista é:
Com a POA, (1)cujo objetivo consiste em aperfeiçoar a programação orientada a objetos (POO), permitindo que (2)objetos correlacionados sejam evoluídos em conjunto, sem afetar a coesão e o acoplamento dos módulos, é possível, durante o desenvolvimento do software, unir a (2)modelagem de dados, a segurança e a auditoria.
1 - POA não aperfeiçoa a OO, apenas pode ser um complemento, dependendo do caso.
2 - A simples utilização do paradigma POA permite "unir" modelagem de dados, segurança e auditoria? Me parece que não
Q595134 Arquitetura de Software
A minha interpretação é a seguinte:
1) "Com a POA, cujo objetivo consiste em aperfeiçoar a programação orientada a objetos (POO)": Correto. A POA cuida de uma maneira de pensar uma modularização especialmente voltada aos requisitos não funcionais que não é uma preocupação central do paradigma da OO. Portanto, ela aperfeiçoa a POO.
2) "permitindo que objetos correlacionados sejam evoluídos em conjunto": No meu entendimento, essa afirmação tem um problema de acoplamento, mas dependendo da forma como o sistema é projetado, não vejo como uma afirmação que comprometeria a assertiva (apesar de questionável). Objetos correlacionados podem evoluir em conjunto ou não (já que estão correlacionados). Depende do objetivo do sistema em desenvolvimento. Mesmo assim, penso que essa assertiva esteja mais próxima da OO do que OA.
3) "sem afetar a coesão e o acoplamento dos módulos": Para mim, esse é o principal trecho que compromete a assertiva. A orientação a aspectos influencia na coesão na medida em que prevê uma separação/modularização que dá a esses módulos (especialmente os que desempenham atividades não funcionais, como segurança, transações e logging) características peculiares, específicas e, portanto, coesas (aumentando a coesão). No mesmo sentido e com a mesma justificativa, também reduz o acoplamento na medida em que há uma separação de funções em módulos específicos. Tais módulos podem ser utilizados sempre que necessário. Isso evita que a preocupação em atender aos requisitos não funcionais citados como exemplo anteriormente esteja "espalhada" em diversas partes do código.
4) "é possível, durante o desenvolvimento do software, unir a modelagem de dados, a segurança e a auditoria": por tudo que já foi dito, substituindo-se o verbo unir pelo verbo separar, no meu julgamento, corrigiria esse trecho da asssertiva. Portanto, ele também compromete "o conjunto da obra".
Abraços e bons estudos a todos!