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Questões de Programação orientada a aspectos


ID
321358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a opção que corresponde corretamente a uma postura típica da abordagem orientada a aspectos no processo de desenvolvimento de um sistema.

Alternativas

ID
349306
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODIUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Indique o recurso da programação orientada a objetos que permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas que referenciam.

Alternativas
Comentários
  • O polimorfismo é uma técnica que permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas que referenciam. Dessa forma, é possível tratar vários tipos de maneira homogênea (através da interface do tipo mais abstrato).

    Fonte: http://www.rafaeltoledo.net/category/orientacao-a-objetos/


ID
349309
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODIUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O recurso de algumas linguagens de programação que permite que o programador divida o programa em partes menores que podem ser executadas simultaneamente (ou em pseudoparalelismo) é conhecido como

Alternativas

ID
543937
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Na Orientação a Aspectos (Sommerville), o código que implementa um aspecto e um evento em um programa em execução no qual a recomendação associada a um aspecto pode ser executada são as respectivas definições de

Alternativas
Comentários
  • Termo                                                            Definição
    Adendo,Recomendação (advice)            Código que implementa um aspecto
    Aspecto (aspect)                                         Abstração de software que define um assunto transversal
    Ponto de junção (join point)                      Evento  em um software em execução no qual a  recomendação associada a um aspecto pode ser executada
  • Busca encapsular essas chamadas através de uma nova construção chamada de "aspecto". Um aspecto pode alterar o comportamento de um código (a parte do programa não orientada a aspectos) pela aplicação de um comportamento adicional, advice, sobre um "ponto de execução", ou join point. A descrição lógica de um conjunto de join points é chamada de pointcut.

    Em muitas linguagens POA, a execução de um método e referências a atributos são exemplos de join points. Um pointcut consiste, por exemplo, de todas as referências a um conjunto de atributos.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_orientada_a_aspecto


ID
759307
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No paradigma de programação orientada a aspectos, _____ é o código a ser executado em um join point que foi selecionado por um pointcut. Ele pode ser executado antes, depois ou em volta de um join point. A palavra que melhor preenche a lacuna é:

Alternativas
Comentários
  • os join points são pontos bem definidos ao longo da execução do programa. Incluem: execução de métodos, criação de objetos e lançamento de exceções. Notar que esses join points são dinâmicos, e portanto, só podem ser descobertos em tempo de execução. Por esta razão, os pointcuts e advices do AspectJ são conhecidos como um modelo de join points dinâmico.

    [http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_orientada_a_aspecto#Modelos_de_join_point]


ID
931477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com referência aos conceitos da programação orientada a aspectos julgue os itens subsequentes.

Os aspectos são as características das funcionalidades que devem ser incluídas no sistema, de modo que cada unidade se especialize em realizar com eficiência uma e somente uma função.

Alternativas

ID
933760
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com referência aos conceitos da programação orientada a aspectos,
julgue os itens subsequentes.

Os aspectos são as características das funcionalidades que devem ser incluídas no sistema, de modo que cada unidade se especialize em realizar com eficiência uma e somente uma função.

Alternativas

ID
947032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à programação orientada a aspectos (POA).

A POA, uma evolução da programação orientada a objetos, é implementada nas linguagens Java, C++, Smalltalk e Prolog.

Alternativas
Comentários
  • Programação orientada a aspecto em SmallTalk?

    Nunca vi
  • ERRADO


    A POA é implementada em varias linguagens como, JavaC++CCobolPHPPerlDelphi, um punhado e também Smalltalk.
    Smalltalk é uma linguagem orientada a objeto.
    Agora a Prolog já não é implementada pela POA.
    Prolog é uma linguagem que se enquadra na Programação lógica, ainda não é uma linguagem portável, sua implementação é difirente e incompativel entre si.
  • Eu adoro questões que botam 800 itens corretos e apenas um errado pra tornar a questão errada e lascar os que estudaram. Parabéns CESPE.

  • A POA pode ser considerada uma evolução do POO? Eu marquei errado por causa disso, nem cheguei a ler o PROLOG lá no final.

  • Caro Alexandre Santana,

     

    A POA é sim considerada uma evolução POO. Em outras palavras, nada referente ao paradigma da OO é descartado ao buscar uma orientação adicional a aspectos. O projetista e o programador simplesmente consideram uma forma de melhor estruturar o programa separando (modularizando) alguns requisitos não funcionais que antes, pela simples aplicação do paradigma da OO, poderiam ficar espalhados pelo código. Dentre alguns dos principais exemplos desses requisitos não funcionais estão o logging, as transações e a segurança.

     

    Abs,


ID
947035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à programação orientada a aspectos (POA).

Na POA, os joinpoints representam os eventos nos quais o aspecto deve ser aplicado.

Alternativas
Comentários
  • alguem sabe pq foi anulada?

    pra mim esta correta
  • Questão não foi anulada! Ela está certa mesmo. 

    Questão 118 do gabarito:
    http://www.cespe.unb.br/concursos/SERPRO_13/arquivos/Gab_definitivo_SERPRO13_007_16.PDF

ID
1386499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o item seguinte, com relação à programação orientada a aspectos.

O paradigma de programação orientada a aspectos traz soluções para alguns dos problemas existentes no paradigma orientado a objetos, como herança múltipla e sobrecarga de operadores.

Alternativas
Comentários
  • Então, de fato são paradigmas, mas não serve para resolver herança múltipla ou sobrecarga de operadores.

    O principal problema de herança múltipla é o Diamond Problem, e isso não se resolve com AOP.


    Aspectos vc usa para centralizar uma funcionalidade que é transversal para toda a aplicação

    Exemplo: Vc precisa que todos os métodos devem ser logados.

    Ao invés de espalhar o código por todas as classes, cria-se um Aspecto, centralizado, cuja única responsabilidade é logar métodos

    Com AspectJ por exemplo.


    E vários outros aspectos, auditoria, transações, segurança e por aí vai

  • Não tem nada a ver sobre herança. Na verdade orientado aspecto é complemento.

    Modelo Orientado a Aspectos

    Separação de Interesses.  Interesses Principais e interesses Ortogonais. Exemplo: Sistema de login. Aspectos são propriedade de um sistema que envolvem diversos componentes funcionais.  É uma abordagem que permite a separação das responsabilidades (requisitos) funcionais e não funcionais do sistema de uma forma natural e concisa. 

    O paradigma da AOP consiste na separação das responsabilidades transversais de um sistema em aspectos (unidades modulares) e a sua posterior composição junto às classes, formando um sistema único.


ID
1404034
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A utilização de interfaces em projetos de software orientados a objetivo promove a separação de aspectos internos e externos de um objeto, impedindo o acesso direto aos detalhes de seu funcionamento interno. Esse mecanismo de separação também contribui para que o software seja construído como um conjunto de componentes que realizam seu trabalho de forma independente.

O uso desse mecanismo em projetos de sistemas de software é um exemplo de:

Alternativas
Comentários
  • Esse conceito refere-se ao ENCAPSULAMENTO: Em linguagens de POO, os dados e funções são encapsulados em uma única entidade – o objeto. O encapsulamento de dados e a ocultação de dados (ou data hiding), evitam a alteração indevidas, além de simplificar a elaboração, a depuração e manutenção do programa. Além disso, quando um objeto tenta acessar as propriedades de outro objeto, deve sempre fazê-lo por uso de métodos do objeto ao qual se deseja atribuir ou requisitar uma informação, mantendo ambos os objetos isolados.
    O encapsulamento é uma das bases de orientação a objetos, beneficiando a reutilização de código no projeto. Isso ocorre uma vez que os objetos encapsulados passam a se comunicar por meio de suas interfaces, facilitando sua manutenção e extensão.


  • Encapsulamento trata de ocultar partes da classe que nao sao relevantes para outras classes. Basicamente significa dclarar atributos como private e acessa-los por metdos getters() & setters(). Encapsulamento é necessario para fazer clases independentes uma da outra, diminuindo acoplamento e aumentando coesao. 

  • Concordo.


ID
1450252
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

O desenvolvimento de software orientado a aspectos é uma abordagem metodológica para definir, especificar,construir e projetar aspectos–mecanismos que transcendem subrotinas e herança para localizar a expressão de uma preocupação horizontalizada.

Alternativas
Comentários
  • Pressman (Engenharia de Software, 8 ed.) define como "um paradigma de engenharia de software relativamente novo que oferece uma abordagem metodológicae de processos para definir, especificar, projetar e construir aspectos - '"mecanismos além de sub-rotinas e heranças para localizar a expressão de uma preocupação cruzada'".

    O estranho é o uso na questão da palavra horizontalizada ao invés de cruzada.


ID
1660420
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Orientação a Aspectos e Programação Orientada a Aspectos (AOP - Aspect-Oriented Programming) são abordagens recentes do desenvolvimento de sistemas orientados a objetos. Leia as afirmações a seguir.

I. É uma abordagem que permite a separação das responsabilidades (requisitos) funcionais e não funcionais do sistema de uma forma natural e concisa.
II. A AOP complementa a OOP (Object-Oriented Programming) por introduzir uma nova dimensão para a decomposição das responsabilidades transversais: os requisitos funcionais.
III. O paradigma da AOP consiste na separação das responsabilidades transversais de um sistema em aspectos (unidades modulares) e a sua posterior composição junto às classes, formando um sistema único.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
1663504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação à programação orientada a aspectos, julgue o item seguinte.

Um projeto orientado a aspectos pode se iniciar por meio de um projeto de um sistema central, da identificação e do projeto de aspectos, de um projeto de composição, análise e resolução de conflitos e, finalmente, de um projeto de nomes.

Alternativas
Comentários
  • São atividades do processo de projeto orientado a aspectos:

    1 -  Projeto de sistema central;
    2 -  Identificação e projeto de aspectos;
    3 -  Projeto de composição;
    4 -  Análise resolução de conflitos;
    5 -  Projeto de nomenclatura;

    Fonte: Capítulo 21.3.2 Projeto e programação orientados a aspectos, Engenharia de Software, Sommerville, Ed. 9ª, Pág. 407


ID
1785409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito de arquitetura para desenvolvimento de sistemas, de programação orientada a aspectos (POA) e de banco de dados distribuídos, julgue o item subsecutivo.

Com a POA, cujo objetivo consiste em aperfeiçoar a programação orientada a objetos (POO), permitindo que objetos correlacionados sejam evoluídos em conjunto, sem afetar a coesão e o acoplamento dos módulos, é possível, durante o desenvolvimento do software, unir a modelagem de dados, a segurança e a auditoria.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia ajudar?

  • Acho que POA não visa aperfeiçoar POO, ao meu ver é outra forma de se pensar na organização/ arquitetura do sistema

  • Eu realmente acho que programação orientada a aspecto e O.O são complementares. Eu não consegui ver o erro ainda

  • Não conheço a fundo o conceito de POA, mas eu ponto de vista é:

    Com a POA, (1)cujo objetivo consiste em aperfeiçoar a programação orientada a objetos (POO), permitindo que (2)objetos correlacionados sejam evoluídos em conjunto, sem afetar a coesão e o acoplamento dos módulos, é possível, durante o desenvolvimento do software, unir a (2)modelagem de dados, a segurança e a auditoria

    1 - POA não aperfeiçoa a OO, apenas pode ser um complemento, dependendo do caso.

    2 - A simples utilização do paradigma POA permite "unir" modelagem de dados, segurança e auditoria? Me parece que não

  • Da wiki:

    "Em ciência da computação, programação orientada a aspectos ou POA, é um paradigma de programação de computadores que permite aos desenvolvedores de software separar e organizar o código de acordo com a sua importância para a aplicação (separation of concerns). Todo o programa escrito no paradigma orientado a objetos possui código que é alheio a implementação do comportamento do objeto. Este código é todo aquele utilizado para implementar funcionalidades secundárias e que encontra-se espalhado por toda a aplicação (crosscutting concern). A POA permite que esse código seja encapsulado e modularizado."

    Então, o erro deve estar na parte: "permitindo que objetos correlacionados sejam evoluídos em conjunto" Na verdade a POA não entra nesse aspecto, mas no espalhamento (Código que está em todo lugar como: Segurança, dados e outros).

  • Q595134 Arquitetura de Software


    A minha interpretação é a seguinte:

    1) "Com a POA, cujo objetivo consiste em aperfeiçoar a programação orientada a objetos (POO)": Correto. A POA cuida de uma maneira de pensar uma modularização especialmente voltada aos requisitos não funcionais que não é uma preocupação central do paradigma da OO. Portanto, ela aperfeiçoa a POO.

    2) "permitindo que objetos correlacionados sejam evoluídos em conjunto": No meu entendimento, essa afirmação tem um problema de acoplamento, mas dependendo da forma como o sistema é projetado, não vejo como uma afirmação que comprometeria a assertiva (apesar de questionável). Objetos correlacionados podem evoluir em conjunto ou não (já que estão correlacionados). Depende do objetivo do sistema em desenvolvimento. Mesmo assim, penso que essa assertiva esteja mais próxima da OO do que OA.

    3) "sem afetar a coesão e o acoplamento dos módulos": Para mim, esse é o principal trecho que compromete a assertiva. A orientação a aspectos influencia na coesão na medida em que prevê uma separação/modularização que dá a esses módulos (especialmente os que desempenham atividades não funcionais, como segurança, transações e logging) características peculiares, específicas e, portanto, coesas (aumentando a coesão). No mesmo sentido e com a mesma justificativa, também reduz o acoplamento na medida em que há uma separação de funções em módulos específicos. Tais módulos podem ser utilizados sempre que necessário. Isso evita que a preocupação em atender aos requisitos não funcionais citados como exemplo anteriormente esteja "espalhada" em diversas partes do código.

    4) "é possível, durante o desenvolvimento do software, unir a modelagem de dados, a segurança e a auditoria": por tudo que já foi dito, substituindo-se o verbo unir pelo verbo separar, no meu julgamento, corrigiria esse trecho da asssertiva. Portanto, ele também compromete "o conjunto da obra".

    Abraços e bons estudos a todos!


ID
2160661
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O desenvolvimento de software orientado a aspectos é uma abordagem metodológica para definir, especificar, construir e projetar aspectos – mecanismos que transcendem subrotinas e herança para localizar a expressão de uma preocupação horizontalizada.

Alternativas
Comentários
  • Pressman (Engenharia de Software, 8 ed.) define como "um paradigma de engenharia de software relativamente novo que oferece uma abordagem metodológicae de processos para definir, especificar, projetar e construir aspectos - '"mecanismos além de sub-rotinas e heranças para localizar a expressão de uma preocupação cruzada'".

    O estranho é o uso na questão da palavra horizontalizada ao invés de cruzada.


ID
2274214
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Na área de desenvolvimento de sistemas, o desenvolvimento de software orientado a aspectos é baseado na ideia de separação de assuntos, porém em módulos de sistema separados. A separação de assuntos é um princípio fundamental do projeto e da implementação de software. Diversos termos são utilizados no desenvolvimento de software orientado a aspectos. Um desses termos tem a seguinte definição, segundo Sommerville (2007): “abstração de programa que define um assunto transversal. Inclui a definição de um ponto de corte e a recomendação associada a esse assunto”. A definição apresentada trata-se de:

Alternativas

ID
2305993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que concerne aos conceitos de programação orientada a aspectos, julgue o item que se segue.

A programação orientada a aspectos permite a modificação da estrutura dos componentes em tempo de compilação.

Alternativas
Comentários
  • errei essa.. para mim programacao orientada a aspecto era intervenção no codigo em tempo de execucao

    Em java, com AspectJ por exemplo, que manipula o Bytecode

    mas enfim, viajei

  • Gabarito Certo

    Em ciência da computação, programação orientada a aspectos ou POA, é um paradigma de programação de computadores que permite aos desenvolvedores de softwareseparar e organizar o código de acordo com a sua importância para a aplicação (separation of concerns). Todo o programa escrito no paradigma orientado a objetos possui código que é alheio a implementação do comportamento do objeto. Este código é todo aquele utilizado para implementar funcionalidades secundárias e que se encontra espalhado por toda a aplicação (crosscutting concern). A POA permite que esse código seja encapsulado e modularizado.

    O conceito foi criado por Gregor Kiczales e a sua equipe na Xerox PARC, a divisão de pesquisa da Xerox. Eles desenvolveram o AspectJ, a primeira e mais popular linguagem POA.

    Os paradigmas de programação mais antigos, como a programação procedural e programação orientada a objeto, implementam a separação do código, através de entidades únicas. Por exemplo, a funcionalidade de log de dados, numa linguagem orientada a objetos, é implementada em uma única classe, que é referenciada em todos os pontos onde é necessário fazer log de dados. Como praticamente todo método necessita que alguns dados sejam registrados em log, as chamadas a essa classe são espalhadas por toda a aplicação.

    Tipicamente uma implementação da POA busca encapsular essas chamadas através de uma nova construção chamada de "aspecto". Um aspecto pode alterar o comportamento de um código (a parte do programa não orientada a aspectos) pela aplicação de um comportamento adicional, advice, sobre um "ponto de execução", ou join point. A descrição lógica de um conjunto de join points é chamada de pointcut.

    Em muitas linguagens POA, a execução de um método e referências a atributos são exemplos de join points. Um pointcut consiste, por exemplo, de todas as referências a um conjunto de atributos.

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2305996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que concerne aos conceitos de programação orientada a aspectos, julgue o item que se segue.

Normalmente, aspectos (aspects) são utilizados no nível de análise, enquanto preocupação (concern) é mais utilizado no nível de implementação

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado.

    Normalmente, aspectos (aspects) são utilizados no nível de implementação, enquanto preocupação (concern) é mais utilizado no nível de análise.


ID
2431237
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Dadas as afirmativas sobre programação estruturada e programação orientada a objetos,


I. Em linguagens de programação estruturadas somente é possível declarar variáveis globais, o que aumenta o acoplamento do sistema.

II. Dependendo da forma como um objeto é acessado (por herança ou por instanciação), a lista de métodos visíveis pode variar, ainda que o acesso seja no mesmo local do código-fonte.

III. Programação estruturada possui rotinas como GOTO, que permite mudar o local de execução para uma determinada linha do código-fonte.

IV. Linguagens de programação estruturada podem possibilitar alguns tipos de polimorfismo, ainda que não sejam considerados polimorfismo de inclusão.


verifica-se que estão corretas  

Alternativas
Comentários
  • A III não estaria certa? goto

  • Gabarito D

    I - Errada - Esse somente faz a questão ficar incorreta.

    II - Certa

    III - Errada - Na programação imperativa, que possui ênfase na modificação de valores em endereços de memória (i.e. instruções de atribuição), o uso de GOTOs é abundante. Em muitos contextos, pode-se assumir que 'programação estruturada' é sinônimo de programação sem GOTO (sem pulos, sem redirecionamentos arbitrários do ponteiro da sequência de instruções em execução). Estes foram os dois primeiros paradigmas dominantes na programação de computadores. A imperativa desde o início da programação até os anos 1970. A estruturada até o final década de 1990, e então deu lugar à POO.

    IV - Certa

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

     

  • Em relação a assertiva III, devo discordar da banca, pois é fato que está CORRETA. Por mais que o uso do GOTO seja extremamente desencorajado, pois torna o código de dificil compreensão, ele EXISTE em linguagens estruturadas como C. Em alguns casos ele é até muito útil e mais rápido como quando queremos em algum ponto sair de várias estruturas de repetição em apenas um comando ao invés de utilizar diversos BREAKS.

    Embora o uso do GOTO não seja ENCORAJADO por puristas da PE (eu incluso), a função EXISTE em linguagens estruturadas como assertiva afirma.

  • Ainda não entendi porque a opção 3 está errada

  • ou seja falou em goto está errada a questão kkkk

  • Não tem GO TO na linguagem estruturada.

  • @Marcilio, o fato do GOTO existir em C não significa que ele é característico do paradigma estrutural. Pelo contrário, o estrutural desencoraja o uso dele.

    C é uma linguagem multiparadigma, e o GOTO vem de uma parte do paradigma imperativo e não do estrutural


ID
2608066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a banco de dados distribuído e à programação orientada a aspectos (POA), julgue o item subsequente.


A POA permite separar a atividade de desenvolver as funcionalidades requeridas da atividade de integrar software, o que possibilita alterar sua estrutura interna, como atributos e métodos, assim como reutilizar componentes de outros sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Em ciência da computação, programação orientada a aspectos ou POA, é um paradigma de programação de computadores que permite aos desenvolvedores de software separar e organizar o código de acordo com a sua importância para a aplicação (separation of concerns). Todo o programa escrito no paradigma orientado a objetos possui código que é alheio a implementação do comportamento do objeto. Este código é todo aquele utilizado para implementar funcionalidades secundárias e que se encontra espalhado por toda a aplicação (crosscutting concern). A POA permite que esse código seja encapsulado e modularizado.

    O conceito foi criado por Gregor Kiczales e a sua equipe na Xerox PARC, a divisão de pesquisa da Xerox. Eles desenvolveram o AspectJ, a primeira e mais popular linguagem POA.

    Os paradigmas de programação mais antigos, como a programação procedural e programação orientada a objeto, implementam a separação do código, através de entidades únicas. Por exemplo, a funcionalidade de log de dados, numa linguagem orientada a objetos, é implementada em uma única classe, que é referenciada em todos os pontos onde é necessário fazer log de dados. Como praticamente todo método necessita que alguns dados sejam registrados em log, as chamadas a essa classe são espalhadas por toda a aplicação.

    Tipicamente uma implementação da POA busca encapsular essas chamadas através de uma nova construção chamada de "aspecto". Um aspecto pode alterar o comportamento de um código (a parte do programa não orientada a aspectos) pela aplicação de um comportamento adicional, advice, sobre um "ponto de execução", ou join point. A descrição lógica de um conjunto de join points é chamada de pointcut.

    Em muitas linguagens POA, a execução de um método e referências a atributos são exemplos de join points. Um pointcut consiste, por exemplo, de todas as referências a um conjunto de atributos.

     

     

     

     

    Certo

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_orientada_a_aspecto

  • Wikipedia não meu amigo.......

ID
2752594
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O desenvolvimento de software orientado a aspectos é uma abordagem metodológica para definir, especificar, construir e projetar aspectos – mecanismos que transcendem subrotinas e herança para localizar a expressão de uma preocupação horizontalizada.

Alternativas
Comentários
  • Modelo Orientado a Aspectos

    Separação de Interesses.  Interesses Principais e interesses Ortogonais. Exemplo: Sistema de login. Aspectos são propriedade de um sistema que envolvem diversos componentes funcionais.  É uma abordagem que permite a separação das responsabilidades (requisitos) funcionais e não funcionais do sistema de uma forma natural e concisa.


ID
3015532
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre programação orientada a objetos, considere as afirmações abaixo.

Uma classe é chamada de ___________ se ela possui, pelo menos, um método declarado, mas não definido (implementado).

_________ é o mecanismo que permite que uma classe reutilize características de duas ou mais classes bases.

Em linguagens orientadas a objeto, o mecanismo de __________ permite que diferentes implementações de um mesmo método sejam usadas coerentemente, de acordo com o contexto de chamada daquele método no momento da execução.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das afirmações acima.

Alternativas

ID
3576028
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Há diversos conceitos específicos quando se considera a análise e o projeto orientados a aspectos. Um desses conceitos está no fato de que um “interesse” pode estar implementado em diversos métodos. O conceito descrito corresponde a um “interesse”

Alternativas

ID
3636907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2017
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a banco de dados distribuído e à programação orientada a aspectos (POA), julgue o item subsequente.

A POA permite separar a atividade de desenvolver as funcionalidades requeridas da atividade de integrar software, o que possibilita alterar sua estrutura interna, como atributos e métodos, assim como reutilizar componentes de outros sistemas.

Alternativas

ID
3735169
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise as afirmações a seguir.

I - Na programação estruturada, é feito o uso de classes. Neste tipo de programação, é possível encapsular as estruturas e utilizá-las apenas se tivermos essas classes instanciadas e se ela permitir o uso externo ou não.
II - Programação orientada a objetos é uma forma de escrever os códigos sem encapsular dados.
III - Classes e Objetos são dois conceitos muito importantes na programação orientada a objetos.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Por eliminação:

    I - Na programação estruturada, é feito o uso de classes ...(errado)

    II - Programação orientada a objetos é uma forma de escrever os códigos sem encapsular dados.(errado)

    Assim elimina-se letras A,B,C,D. O item III é uma afirmação básica da questão citando orientação a objetos.


ID
4940392
Banca
FADESP
Órgão
MPE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com base na terminologia usada no desenvolvimento de software orientado a aspectos, o evento em que um programa em execução no qual a recomendação associada a um aspecto pode ser executada chama-se

Alternativas