SóProvas


ID
1786123
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que indica a denominação dada ao tempo de que a medicação necessita para reduzir sua concentração no sangue.

Alternativas
Comentários
  • Farmacocinética é o caminho que o medicamento faz no organismo. Não estuda o seu mecanismo de ação mais sim as etapas que a droga sofre desde a administração até a excreção, que são: absorção, distribuição, bio-transformação e excreção. Excreção / Eliminação: O fármaco é eliminado do organismo por meio de um órgão excretor. Os principais são rins e fígado, mas também são excretados pelas fezes. Os fármacos eliminados podem estar quimicamente inalterados (medicações polares) ou na forma de metabólitos. Distribuição: Nessa etapa a droga é distribuída no organismo através da circulação. O processamento da droga no organismo passa em primeiramente nos órgãos de maior vascularização e depois sofre redistribuição aos tecidos de menos irrigação. É nessa etapa em que a droga chega ao ponto onde vai atuar. Absorção: É a primeira etapa que começa com a escolha da via de administração até o momento que a droga entra na corrente sanguínea, assim as vias intravenosa e intra-arterial não passam por esta etapa. O termo vida-média exprime a duração média da concentração e não sua meia-vida. A vida média é o tempo necessário que precisa a concentração plasmática máxima ou a quantidade do fármaco no corpo para diminuir à metade. Ou seja, vida média é a denominação dada ao tempo de que a medicação necessita para reduzir sua concentração no sangue. O metabolismo refere-se ao conjunto de reações bioquímicas que controla a síntese e a degradação de substâncias no nosso organismo. Resposta D Bibliografia Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • Vida média, ou meia-vida, é o tempo gasto para que a concentração plasmática de um fármaco no organismo se reduza à metade.

  • A absorção é o processo que se inicia com a aplicação ou tomada do medicamento até a entrada para a circulação sanguínea. A análise dessa etapa é fundamental para que os efeitos da medicação sejam satisfatórios;

    DISTRIBUIÇÃO: Essa etapa consiste no caminho que o medicamento percorre depois de atravessar a barreira do epitélio do intestino para a corrente sanguínea;

    metabolismo ocorre em grande parte no fígado, onde pode acontecer a inativação de uma substância, que é o mais comum. Além de ativar compostos originalmente inativos, alterando o seu perfil farmacocinético e formando metabólitos ativos. Outra função dessa etapa é facilitar a excreção.

    A excreção é a eliminação dos resíduos da medicação do organismo. Os resquícios de medicamentos podem ser eliminados por urina, fezes, saliva, suor, fígado, rins, e outros. 

    A meia-vida (t ): é o tempo gasto necessário para que a quantidade de uma matéria se reduza à metade. Mais especificamente, quando tratamos de medicamentos dizemos que a meia-vida é o tempo gasto para que a concentração plasmática de um fármaco no organismo se reduza à metade.