SóProvas


ID
1786252
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao câncer de próstata, leia as frases abaixo e a seguir assinale a alternativa correta. 

I. No Brasil, é o câncer mais incidente entre homens, excluídos os casos de pele não melanoma.
II. O principal fator de risco para a doença é a bebida alcoólica.
III. No Brasil, é recomendada a organização de programas de rastreamento populacional para o câncer de próstata.
IV. Teste de PSA (ou Toque Retal) avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata e tem por objetivo detectar alterações nessa glândula.

Alternativas
Comentários
  • 1.Uma estimativa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o aparecimento de novos casos de cânceres no ano de 2008, aponta o câncer de próstata como sendo o mais freqüente, só superado pelo câncer de pele não melanoma.

    Referência: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_atencao_saude_homem.pdf


  • Qual erro da 3?
  • Gabarito: Letra A.

     

    I-Correto.

     

    II-Errado.

     

    Fatores de risco

     

    O principal fator de risco para a doença é a idade.

     

    O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos ocorrem a partir dos 65 anos.

     

    A maioria dos tumores cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. O risco também é maior entre homens que tenham história familiar de câncer de próstata, especialmente quando os casos ocorrem antes dos 60 anos. Mutações em alguns genes específicos também estão associadas ao aumento do risco de desenvolver a doença.

     

     

    III-Errado.

     

    O INCA, em 2013, a exemplo de outros países, manteve sua posição de não recomendar programas de rastreamento do câncer de próstata.

     

    Homens que demandam espontaneamente a realização de exames de rastreamento devem ser informados sobre os riscos e possíveis benefícios associados a essa prática.

     

    IV-Errado.

     

    Exame do toque retal: avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata e tem por objetivo detectar alterações nessa glândula.

     

    Teste PSA: criado no início da década de 1990, vem sendo amplamente utilizado desde então. Mensura a quantidade de PSA no sangue, a fim de identificar alterações prostáticas. O PSA é uma proteína produzida pela próstata, responsável pela liquefação do sêmen, permitindo que o esperma “nade” livremente. Doenças benignas e tumores malignos da próstata podem provocar o aumento dessa proteína no sangue. Contudo, os níveis de PSA tendem a aumentar com o avançar da idade.

  • I- CORRETO ''No Brasil, é o câncer mais incidente entre homens, excluídos os casos de pele não melanoma, e as maiores taxas ocorrem nas regiões mais desenvolvidas: Sul e Sudeste'' Fonte: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/Informativo_Deteccao_Precoce_2_agosto_2014.pdf (página 1)

     

    II- ERRADO ''O principal fator de risco para a doença é a idade.'' Fonte: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/Informativo_Deteccao_Precoce_2_agosto_2014.pdf (página 1)

     

    III-  ERRADO ''O INCA, em 2013, a exemplo de outros países, manteve sua posição de não recomendar programas de rastreamento do câncer de próstata.'' Fonte: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/Informativo_Deteccao_Precoce_2_agosto_2014.pdf (página 3)

     

    IV- ERRADO ''Exame do toque retal: avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata e tem por objetivo detectar alterações nessa glândula'' Já o teste PSA: Mensura a quantidade de PSA no sangue, a fim de identificar alterações prostáticas. Fonte: http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/Informativo_Deteccao_Precoce_2_agosto_2014.pdf (página 3)

  • Para o Brasil, estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

    Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as Regiões do país, com 96,85/100 mil na Região Sul, 69,83/100 mil Região na Sudeste, 66,75/100 mil na Região Centro-Oeste, 56,17/100 mil na Região Nordeste e 29,41/100 mil na Região Norte.