-
B) Errada, a tecnologia exerce grande influência.
C) Errada, quanto mais maduras as empresas, mais ORGÂNICAS são.
E) Errada, quanto mais estável a organização, mais MECANICISTA e BUROCRÁTICA é.
Fiquei em dúvida na letra A, mas vi pelo livro de Moacyr Paranhos Filho (Gestão da Produção Industrial) que a produção em massa tem 4 níveis hierárquicos, realmente são poucos, mas estão na quantidade intermediária. A menor é a produção unitária (3 níveis) e a maior é a produção por processamento (6 níveis). E esses níveis, diz o autor, sofreram diminuições ao longo do tempo para reduzir custos. Realmente ela está certa.
Porém, não entendi o erro da letra D.
-
Caro Gabriel Caroccia, acredito que o erro na alternativa D é limitar ao operacional.
-
Honestamente, não vejo alternativa correta. A também está restrita, entretanto a banca se blinda com livros não especificados no edital.
Por volta de 1960, uma socióloga inglesa, Joan Woodward, conduziu uma pesquisa para conhecer os fatores de êxito dos negócios. Classificou as empresas em três grupos de tecnologia de produção: produção em massa ou mecanizada, em processo ou automatizada e produção unitária ou oficina.
"• Produção em massa ou mecanizada. A produção é feita em grande quantidade. Os funcionários trabalham em linha de montagem ou operando máquinas que podem desempenhar uma ou mais operações sobre o produto. É o caso da produção que requer máquinas operadas pelo homem e linhas de produção ou montagem padronizadas, como as empresas montadoras de automóveis. Para ser bem-sucedida, a produção massiva adota a organização burocrática com alternativas mecanísticas. Quanto maior a previsibilidade dos resultados, menores os níveis hierárquicos utilizados no formato organizacional".
FONTE: Joan Woodward, Industrial Organizations: Theory and Practice, op. cit., joan Woodward, Industrial Organizations: Behavíor and Control, London, Oxford Utdversity Press, 1970
-
Acredito que o erro da alternativa D deve ter a ver com as pessoas não serem mais apenas ferramentas e sim uma parte importante da organização.
-
A) CORRETA. CHIAVENATO: Produção em massa ou mecanizada. A produção é feita em grande quantidade. Os funcionários trabalham em linha de montagem ou operando máquinas que podem desempenhar uma ou mais operações sobre o produto. É o caso da produção que requer máquinas operadas pelo homem e linhas de produção ou montagem padronizadas, como as empresas montadoras de automóveis. Para ser bem-sucedida, a produção massiva adota a organização burocrática com alternativas mecanísticas. Quanto maior a previsibilidade dos resultados, menores os níveis hierárquicos utilizados no formato organizacional.
B) ERRADA. É claro que a tecnologia exerce influência na organização, seja qual for a área.
C) ERRADA. Estrutura burocrática não é sinônimo de maturidade.
D) ERRADA. Atualmente, os empregados são elementos competitivos, constituindo o diferencial no mercado. Não se pode dizer que servem como ferramenta operacional, apenas de execução.
E) ERRADA. Desenhos orgânicos não se relacionam com elementos estáveis e sim dinâmicos.
-
a) Correta
b) Na prestação de serviços e na manufatura, a tecnologia exerce Grande influência na estrutura organizacional
c) No estágio de maturidade de uma empresa, a estrutura organizacional mais apropriada é a orgânica.
d)Os empregados de uma organização devem servir como ferramenta estratégica para a estrutura organizacional
e) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos mecanísticos.
Fonte: Professor: Adriel Sá
-
A - CORRETO - SE É MECANIZADA, ENTÃO TERÁ UMA CADEIA DE COMANDO MAIOR, OU SEJA, FORMA BUROCRÁTICA E AUTORIDADE CENTRALIZADA. PORÉM, SE PREVISIBILIDADE DOS RESULTADOS FOR MAIOR, ENTÃO MENOR SERÁ A CADEIA DE COMANDO, OU SEJA, A ESTRUTURA TERÁ MENOS NÍVEIS DE HIERARQUIA, SEM AFETAR, É CLARO, A SUA AMPLITUDE DE CONTROLE.
B - ERRADO - A TECNOLOGIA EXERCE GRANDE INFLUÊNCIA EM QUALQUER ATIVIDADE, PRINCIPALMENTE NAS ATIVIDADES QUE SÃO REALIZADAS EM MÁQUINAS CASEIRAS OU MANUAIS.
C - ERRADO - QUANTO MAIS MADURAS FOREM, MAIS ORGÂNICAS SERÃO. A ESTRUTURA BUROCRÁTICA POSSUI UM DESENHO MECANICISTA, DOTADO DE REGRAS E PROCEDIMENTOS MAIS PADRONIZADOS E POSSUI UMA ESTRUTURA ESTÁVEL, OU SEJA, TEM QUE SER PUTA VÉIA NO MERCADO.
D - ERRADO - A VISÃO DO EMPREGADO COM "ECONÔMICO" EM RELAÇÃO À MÃO DE OBRA ESTÁ ULTRAPASSADA. A MOTIVAÇÃO VAI ALÉM DAS RECOMPESAS MATERIAIS E FINANCEIRAS. DEPOIS DA ABORDAGEM CLÁSSICA, PASSAMOS PELA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS (que prescinde a abordagem clássica), PASSAMOS TAMBÉM PELA ABORDAGEM BUROCRÁTICA ATÉ CHEGAR À ABORDAGEM COMPORTAMENTAL (estudo da sociologia, o comportamento das pessoas). FOI AQUI, NESTA ABORDAGEM, QUE O HOMEM MÁQUINA FOI CRITICADO, DEIXARAM DE SER VISTOS COMO MÁQUINAS E PASSARAM A SER VISTOS COMO UMA ESTRATÉGIA. LOGO, ELE DEVE SER COMPARADO COMO UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA, E NÃO OPERACIONAL.
E - ERRADO - SE A ESTRUTURA FOR ESTÁVEL, ENTÃO DEVE TER UM DESENHO MECANICISTA, OU SEJA, ABORDA A FORMA BUROCRÁTICA, E NÃO ORGÂNICA. AGORA, SE FOSSE UMA ESTRTUITURA ADAPTATIVA, PODERIAMOS FALAR SIM DE UM DESENHO ORGÂNICO.
GABARITO ''A''
-
Existem 3 tipos de tecnologia de produção
1) Produção unitária ou oficina: a produção unitária é a que mais se aproxima daquilo que é preconizado pelas Teorias Administrativas. O processo produtivo é menos padronizado e automatizado. Ex: loja que customiza roupas.
2) Produção em massa ou mecanizada: a produção é feita em larga escala, geralmente em linhas de montagem onde há a presença humana e a presença de máquinas operando em um ou mais objetos. Nesse tipo de tecnologia a estrutura organizacional mais adequada é a burocrática. Ex: linhas de montagem de um automóvel
2) Produção em processo ou automatizada: são produções onde a presença humana é mínima e o processo é quase todo automatizado. É o exemplo de empresas petroquímicas, siderúrgicas, etc.
A pesquisadora Woodward detectou que a tecnologia empregada influencia toda a organização e não só a produção.
Verificou-se que o desenho organizacional é afetado pela tecnologia de produção empregada.
***Há uma forte relação entre previsibilidade e a tecnologia empregada:***
a) Produção unitária ou oficina: baixa previsibilidade;
b) Produção em massa ou mecanizada: média previsibilidade;
c) Produção em processo ou automatizada: alta previsibilidade.
***Também há uma forte relação entre previsibilidade e níveis hierárquicos:***
a) Produção unitária ou oficina: baixa previsibilidade / poucos níveis hierárquicos
b) Produção em massa ou mecanizada: média previsibilidade / médios níveis hierárquicos
c) Produção em processo ou automatizada: alta previsibilidade / altos níveis hierárquicos.
ATENÇÃO À QUESTÃO:
O CESPE considerou que a tecnologia "Produção em massa ou mecanizada" deve apresentar POUCOS níveis hierárquicos.
Não sei de onde o Cespe tirou essa afirmação, mas vou levá-la comigo quando for fazer a prova e se a resposta for algo diferente da questão, RECURSO.
-
-
"A estrutura mecanicista é vertical, desenho piramidal, caracterizando centralização de decisões. É tradicional, forma burocrática, autoridade centralizada, HIERARQUIZADAS, mais rígidas..." (Giovanna Carranza).
Logo, são hierarquizadas ou não?
-
Estrutura DINÂMICA - ORGÂNICA (ADAPTÁVEL).
Estrutura ESTÁVEL - MECANICISTA e BUROCRÁTICA.
OBS - As estruturas mais maduras são do tipo Dinâmica.
-
Estrutura DINÂMICA - ORGÂNICA (ADAPTÁVEL).
Estrutura ESTÁVEL - MECANICISTA e BUROCRÁTICA.
OBS - As estruturas mais maduras são do tipo Dinâmica.
-
atividades repetitivas demandam menos supervisão.
-
Modelo mecanicista: com processo rotineiro e padronizado; caracterizado por rigidez, formalidade e controle PESADO sobre seus integrantes, com cadeias claras de comando.
Sério que o CESPE adotou outro entendimento?
-
LETRA A
-
Sempre liguei estruturas mecanizadas a muitos níveis hierárquicos, e orgânicas a pouco níveis hierárquicos com grandes amplitudes de controle.
-
Atividades repetitivas demandam menos fiscalização