-
Resposta E:
Livro: Auditoria - Teoria e exercícios comentados (Davi Barreto e Fernando Graeff) - Editora Método, 2011. pg. 234 e 235.
"Seção sobre a responsabilidade da administração sobre as demonstrações contábeis: Essa seção do relatório do auditor independente descreve a responsabilidade dos responsáveis na organização pela elaboração das demonstrações contábeis.
A descrição deve incluir uma explicação de que a administração é responsável pela elaboração das demonstrações contábeis de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável e pelos controles internos necessários para permitir a elaboração de demonstrações contábeis que não apresentem distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro.
Seção sobre a responsabilidade do auditor e extensão da auditoria: O relatório do auditor independente deve especificar que a responsabilidade do auditor é expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis com base na auditoria.
O relatório do auditor independente deve especificar que a auditoria foi conduzida em conformidade com as normas brasileiras e internacionais de auditoria.
O relatório do auditor independente deve explicar, também, que essas normas requerem que o auditor cumpra as exigências éticas, planeje e realize a auditoria para obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis não apresentem distorção relevante.
Nessa seção, deve ainda ser descrita a execução da auditoria especificando que:
• envolve a execução de procedimentos para obtenção de evidência de auditoria a respeito dos valores e divulgações nas demonstrações contábeis;
• os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independentemente se causadas por fraude ou erro;
• a auditoria inclui, também, a avaliação da adequação das práticas contábeis utilizadas e a razoabilidade das estimativas contábeis feitas pela administração, bem como a avaliação da apresentação das demonstrações contábeis, tomadas em conjunto."
-
a) Inverteu os conceitos.
b) a finalidade não é detectar erros ou fraude.
-
c) O auditor deve formar sua opinião sobre as demonstrações contábeis elaboradas, apresentando a conclusão sobre a evidência obtida e sobre as distorções não corrigidas e relevantes, sendo seu dever ético informar as autoridades competentes sobre as fraudes encontradas. (aqui está erro. de regra o auditor não deve disponibilizar informação sobre a auditoria a terceitos, exceto por determinação legal ou autorizada pela empresa auditada.)
-
Ainda sobre a Letra C
Embora a fraude constitua um conceito jurídico amplo, para efeitos das normas
de auditoria, o auditor está preocupado com a fraude que causa distorção
relevante nas demonstrações contábeis.
Apesar de o auditor poder suspeitar ou, em raros casos, identificar a
ocorrência de fraude, ele não estabelece juridicamente se realmente ocorreu
fraude .
Caso o auditor tenha identificado ou suspeite de fraude, deve determinar
se há responsabilidade de comunicar a ocorrência ou suspeita a um terceiro fora
da entidade. Embora o dever profissional do auditor de manter a
confidencialidade da informação do cliente possa impedir que tais informações
sejam dadas, as responsabilidades legais do auditor podem sobrepor-se ao dever
de confidencialidade em algumas situações.
NBC TA 240 – Responsabilidade
do Auditor em Relação a Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações
Contábeis
Em resumo, não é bem o dever do auditor informar as autoridades sobre fraude, mas devem avaliar cada caso a nível de suas responsabilidades.
-
a) Testes de controle - avalia a atividade opeeracional dos controles. Diferente dos Testes Substantivos que por meio de procedimentos de auditoria tem o objetivo de detextar distorções relevantes, nesse caso, há uma busca por evidências;
b) Não esqueçamos: a responsabilidade primária na deteccção de erros e fraudes é sempre da própria Adminisração. A principal função do auditor é assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos;
c) Bastante comentada pelos colegas. Exceções ao sigilo do auditor: autorização expressa do cliente ou por motivo de obrigação legal do CRC
d)Não encontrei fundamentação, mas acredito que o erro esteja na parte final
e) Gaba
-
Na letra "d" creio que o erro esteja em: "...declarar a conformidade com as normas...", visto que não é função do Auditor declarar nada, no sentido de dar publicidade. Ele emite relatório.
-
A) Teste de controle = Verifica o controle interno da instituição
Procedimento Substantivo = É o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações
B) Detectar erros ou fraudes não é finalidade da auditoria.
C) A responsabilidade do auditor é com aquele que audita, devendo a ele informar as fraudes encontradas.
D) O parecer é emitido com base nas disposições especificas relativas ao ente auditado, na ausência de disposições específicas, prevalecem as práticas já consagradas pela Profissão Contábil, formalizadas ou não pelos seus organismos próprios.
E) GABARITO
-
Se o relatório de auditoria não estabelece juridicamente se realmente ocorreu fraude, como informar para as autoridades competentes? Informar o que? Como afirmar que aquela circunstância é fraude? A opção C está errada.
-
Concordo com o José, e acho FORÇA A BARRA dizer que a letra C está errada. Há vários momentos que o auditor pode e deve fazer exceção ao princípio da CONFIDENCIALIDADE. Se assim não fosse diante de uma fraude relavante envolvendo por exemplo toda administração, e o auditor ficasse calado em informar terceiros(autoridades competentes) ele estaria sendo OMISSIVO diante de uma grave falha afetando outro princípio, o COMPORTAMENTO PROFISSIONAL.
-
a) Teste de controle é o procedimento de auditoria planejado para detectar distorções relevantes no nível de afirmações, ao passo que procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações. (INVERSÃO DOS CONCEITOS)
b) O auditor, ao definir e executar procedimentos de auditoria com o objetivo de obter evidências de auditoria, deve consultar fontes internas e externas à entidade, com a finalidade de detectar erros ou fraudes, independentemente da fonte da informação. (DETECTAR FRAUDES E ERROS É DEVER DA ADMINISTRAÇÃO, E A FONTE DA COLETA DE INFORMAÇÕES IMPORTA SIM)
c) O auditor deve formar sua opinião sobre as demonstrações contábeis elaboradas, apresentando a conclusão sobre a evidência obtida e sobre as distorções não corrigidas e relevantes, sendo seu dever ético informar as autoridades competentes sobre as fraudes encontradas. (A CONCLUSÃO É SOBRE SE AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ESTÃO, EM TODOS OS ASPECTOS RELEVANTES, LIVRES DE DISTORÇÃO, INDEPENDENTE SE FORAM CAUSADAS POR FRAUDE OU ERRO)
d) O auditor deve observar todas as normas brasileiras de auditorias, bem como declarar a conformidade com essas normas, além de emitir parecer com base nos indicadores de mercado (NADA A VER), como o índice preço/patrimônio líquido (P/PL). (APENAS AQUELAS NORMAS PERTINENTES À AZIENDA)
e) Ao emitir o relatório de auditoria, o auditor deverá destacar que a administração da entidade é responsável pelas demonstrações contábeis, que o auditor é o responsável pelo relatório de auditoria e que o relatório contém a opinião do auditor, independentemente de as demonstrações contábeis conterem fraude ou erro não detectado pelo auditor.
-
Gabarito letra E)
C) O auditor deve formar sua opinião sobre as demonstrações contábeis elaboradas, apresentando a conclusão sobre a evidência obtida e sobre as distorções não corrigidas e relevantes, sendo seu dever ético informar as autoridades competentes sobre as fraudes encontradas.
Acredito que o erro seja em tirar conclusões sobre evidências de fraudes. Estas não são consideradas provas para concluir se houve ou não fraude.
D) O auditor deve observar todas as normas brasileiras de auditorias, bem como declarar a conformidade com essas normas, além de emitir parecer com base nos indicadores de mercado, como o índice preço/patrimônio líquido (P/PL). (errado)
Dante Matarazzo:
4 - Indicadores de Mercado: Foram considerados intencionalmente: Valor Patrimonial por Ação, Lucro por Ação, Dividendo Pago por Ação
GABARITO :
E) Ao emitir o relatório de auditoria, o auditor deverá destacar que a administração da entidade é responsável pelas demonstrações contábeis, que o auditor é o responsável pelo relatório de auditoria e que o relatório contém a opinião do auditor, independentemente de as demonstrações contábeis conterem fraude ou erro não detectado pelo auditor.
-
Não é papel do auditor detectar erros ou fraudes (a ideia da auditoria é sempre conferir se os demonstrativos e demais informes estão em sintonia como o que exige a legislação da elaboração de tais documentos). Contudo, cabe pontuar que, em relação aos erros e fraudes:
NBC T 11 – NORMAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
11.1.4.2 – Ao detectar erros relevantes ou fraudes no decorrer dos seus trabalhos, o auditor tem a obrigação de comunicá-los à administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.
-
Letra A – Errado. Estão invertidas as definições de testes de controle e testes substantivos.
Letra B – Errado. Erros e fraudes não são objetivos primário do auditor. O auditor busca distorções, independente da causa.
Letra C – Errado. Cabe à administração da entidade adotar as metidas legais cabíveis.
Letra D – Errado. O auditor deve observar todas as normas caso aplicáveis. Por exemplo: se o cliente não possui auditoria interna, a norma NBC TA 610, que trata da utilização dos trabalhos de auditoria independente passa a ser irrelevante.
Letra E – Certo. No relatório de auditoria há um parágrafo que estabelece as responsabilidades da entidade, assim:
Responsabilidade da administração da Companhia sobre as demonstrações contábeis
A Administração da Companhia é responsável pela elaboração e adequada apresentação dessas demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e pelos controles internos que 535 ela determinou como necessários para permitir a elaboração das demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.
Resposta E
-
De acordo com o
enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca dos aspectos gerais
da atividade de auditoria.
Vejamos as
alternativas:
A) Teste de controle
é o procedimento de auditoria planejado para detectar
distorções relevantes no nível de afirmações, ao passo que
procedimento substantivo é o procedimento de auditoria planejado
para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção
ou detecção e correção de distorções relevantes no nível
de afirmações.
Errada. O procedimento substantivo é
o procedimento de auditoria planejado para detectar
distorções relevantes no nível de afirmações. Já o teste de controle deve
avaliar a efetividade operacional dos controles.
B) O auditor, ao
definir e executar procedimentos de auditoria com o objetivo de
obter evidências de auditoria, deve consultar fontes internas
e externas à entidade, com a finalidade de detectar erros ou fraudes,
independentemente da fonte da informação.
Errada. A responsabilidade
pela prevenção e detecção de erros ou fraudes é dos responsáveis pela
governança da entidade e da sua administração, e não da auditoria contratada.
C) O auditor deve
formar sua opinião sobre as demonstrações contábeis
elaboradas, apresentando a conclusão sobre a evidência obtida e sobre as distorções
não corrigidas e relevantes, sendo seu dever ético informar as autoridades
competentes sobre as fraudes encontradas.
Errada. Para formar a opinião sobre as demonstrações contábeis, o auditor deve concluir se obteve segurança razoável de que as demonstrações contábeis tomadas em conjunto estão livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.
Além disso, ao detectar erros
relevantes ou fraudes no decorrer dos seus trabalhos, o auditor tem a obrigação
de comunicá-los à administração da entidade e sugerir medidas
corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não
sejam adotadas.
D) O auditor
deve observar todas as normas brasileiras de auditorias, bem
como declarar a conformidade com essas normas, além de emitir parecer
com base nos indicadores de mercado, como o índice preço/patrimônio
líquido (P/PL).
Errada. Não existe a necessidade de observar
todas as normas brasileiras de auditoria e nem emitir parecer com base nos
indicadores de mercado. O auditor deve observar o conjunto de normas contábeis
que sejam aplicáveis às circunstâncias levantadas no planejamento da auditoria.
Destaca-se ainda que o parecer de auditoria é a opinião manifestada ou
declarada pelo auditor em decorrência de seus exames sobre as demonstrações
contábeis.
E) Ao emitir o
relatório de auditoria, o auditor deverá destacar que a administração
da entidade é responsável pelas demonstrações contábeis, que
o auditor é o responsável pelo relatório de auditoria e que
o relatório contém a opinião do auditor, independentemente de as
demonstrações contábeis conterem fraude ou erro não detectado pelo
auditor.
Certa. O relatório de auditoria deve conter informações
das demonstrações contábeis que sejam relevantes, confiáveis, comparáveis e
compreensíveis. A descrição das responsabilidades da administração e dos
auditores no relatório ajuda a explicar aos usuários o pressuposto sobre o qual
a auditoria é conduzida. A extensão dos trabalhos delimita o escopo das
atividades e a opinião sobre as demonstrações contábeis consolidadas
são emitidas ao ser obter evidência de auditoria apropriada e suficiente
referente às informações financeiras das entidades ou atividades de negócio do
grupo.
Gabarito do Professor: Letra E.
-
Ao emitir o relatório de auditoria, o auditor deverá destacar que a administração da entidade é responsável pelas demonstrações contábeis, que o auditor é o responsável pelo relatório de auditoria e que o relatório contém a opinião do auditor, independentemente de as demonstrações contábeis conterem fraude ou erro não detectado pelo auditor.
Bendito serás!!