SóProvas


ID
1788556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Acerca dos conceitos de gerenciamento de projetos, julgue o item seguinte.

Segundo o guia PMBOK, SWOT é uma técnica de gerenciamento de projeto útil para identificar as causas dos riscos.


Alternativas
Comentários
  • resumindo análise SWOT se trata de uma FERRAMENTA para ampla analise ambiental corporativa, que atua como um pilar que sustenta,ao da gestão e do planejamento estatístico de uma organização. 

    http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html

  • A análise SWOT é uma técnica utilizada para identificar pontos fracos e fortes em uma organização.

  • SWOT - Forças (Strenght) , Fraquezas (weakeness), Oportunidades e Ameaças. Por que as ameaças não poderiam ajudar a identificar riscos? 

    Mas no PMBOK a técnica que identifica as causas é a análise de causa/raiz, que pode gerar o diagrama de Ishikawa.

  • 11.2.2 Identificar os riscos: ferramentas e técnicas

    11.2.2.5 Técnicas de diagramas
    As técnicas de diagramas de riscos podem incluir:
    • Diagramas de causa e efeito. Também são conhecidos como diagramas de Ishikawa ou de espinha de peixe e são úteis para identificar as causas dos riscos.
    • Diagramas de sistema ou fluxogramas. Mostram como os vários elementos de um sistema se interrelacionam, e o mecanismo de causalidade.
    • Diagramas de influência. Representações gráficas de situações que mostram influências causais, ordem dos eventos no tempo e outras relações entre variáveis e resultados.

     

    11.2.2.6 Análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT)
    Essa técnica examina o projeto do ponto de vista de suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças  (SWOT), a fim de aumentar a abrangência dos riscos identificados, incluindo os riscos gerados internamente.
    A técnica começa com a identificação das forças e fraquezas da organização, enfatizando a organização do projeto, ou a área de negócio em geral. Em seguida, a análise SWOT identifica as oportunidades do projeto resultantes das forças da organização, assim como as ameaças decorrentes das fraquezas. Essa análise também examina o grau com que as forças da organização compensam as ameaças e as oportunidades que podem superar as fraquezas.

     

    Fonte: PMBOK 5 Ed, pág. 326

  • PMBOK 5º Edição página 325.

    "Diagramas de causa e efeito. Também são conhecidos como diagramas de Ishikawa ou de espinha de peixe e são utéis para identificar as causas dos riscos."

     

  • Assertiva ERRADA. 

     

    Identifica os riscos em si, e não as causas deles. 

  • Técnica Delphi: é uma técnica usada no gerenciamento de riscos de um projeto que serve para se buscar um consenso entre especialistas sobre os riscos enfrentados no processo. Eles participam de maneira anônima, respondendo questões sobre alguns pontos do projeto. Essas respostas são resumidas e redistribuídas para que os especialistas façam novos comentários. Este processo é repetido por algumas rodadas até que seja alcançado um consenso, reduzindo a parcialidade.


    Brainstorming: é uma técnica que consiste na geração de ideias pelos participantes para que possam ser anotadas e organizadas posteriormente. É muito útil para a identificação de riscos e geração de ideias. Pode ser feita de forma livre ou estruturada.


    Entrevistas: também é uma importante técnica para a identificação dos riscos através da realização de entrevistas com as partes interessadas, os especialistas e os participantes do projeto.


     Análise da causa-raiz: trata-se de um conjunto de técnicas para a identificação de riscos e problemas, buscando saber qual
    a causa principal para que ele ocorra e preocupando-se também com o estabelecimento de ações preventivas e corretivas. A
    causa-raiz pode ser obtida, por exemplo, pela resposta sucessiva aos 5 porquês. A última resposta é a causa-raiz.

     

     5W2H   -  Ferramenta utulizada  a resolução das seguintes perguntas sobre o problema que está sendo investigado ou sobre o processo atual ou a ser planejado, quais sejam:


     What – O que deve ser executado?
     Who – Quem irá executar a tarefa?
     Where – Onde será executada a ação?
     When – Quando será executada a ação?
     Why – Por que será executada a tarefa?
     How – Como será executada a tarefa?

     How munch - quanto custa?

     

    PERT  significa “técnica de avaliação e revisão de programas”, enquanto CPM que  significa “método do caminho crítico”.  A CPM utiliza a duração mais provável, sendo determinística, enquanto a PERT utiliza a média ponderada das probabilidades das diferentes durações: uma mais otimista, outra pessimista e a mais ponderada. 

     

    Diagramas de causa e efeito -  Ishikawa - espinha de peixe ou 4M ou 6M  - serve  para identificar as causas que acarretam o problema!

    Para cada efeito podem existir diversas causas dentro de várias categorias, como Método, Mão de obra, Matéria-prima, Máquinas (4Ms),
    Mensuração/Medição e Meio ambiente (6 Ms)

     


    • Diagramas de processos ou fluxogramas - Mostram como os vários elementos de um sistema se interrelacionam, e o mecanismo de causalidade, demonstrando como o processo ocorre, pode analisar o sistema produtivo.


    • Diagramas de influência -  Representações gráficas de situações que mostram influências causais, ordem dos eventos no tempo e outras relações entre variáveis e resultados.

     

    - Análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT) - Essa técnica examina a organização, o projeto ou processo do ponto de vista de suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças  (externas), a fim de diagnosticas os riscos, incluindo os  gerados internamente. e externamente.

  • E a matéria segue sem professor para comentar as questões. Assim fica difícil estudar uma matéria tão difícil como essa. 

  • SWOT ou FOFA é só decorar SWAT (força) e FOFA (fraqueza)

  • Essa matéria é muito difícil, precisa-se de um baita professor!

  • ERRADO

    Análise de SWOT não é uma técnica de Gerenciamento de Riscos, mas sim de Coleta de Dados na identificação dos riscos.

  • GABARITO --> Errado.

    O nome da técnica mais adequado para esta definição seria diagrama de "causa e efeito" ou "Ishikawa" ou ainda "espinha de Peixe".

    11.2.2.6 Análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT)

    Essa técnica examina o projeto do ponto de vista de suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT), a fim de aumentar a abrangência dos riscos identificados, incluindo os riscos gerados internamente.

    A técnica começa com a identificação das forças e fraquezas da organização, enfatizando a organização do projeto, ou a área de negócio em geral. Em seguida, a análise SWOT identifica as oportunidades do projeto resultantes das forças da organização, assim como as ameaças decorrentes das fraquezas. Essa análise também examina o grau com que as forças da organização compensam as ameaças e as oportunidades que podem superar as fraquezas.

     

    Fonte: PMBOK 5 Ed, pág. 326

  • A análise SWOT vai fazer simplesmente uma lista de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.

    Ela, por si só, não analisa as causas. Ela simplesmente lista as consequências.

    O diagrama de Ishikawa sim seria útil para análise de causas.

  • Q756251- A matriz SWOT pode ser utilizada como técnica para a identificação de riscos em projetos CERTO.

    Ou seja, a matriz SWOT é útil para identificar os riscos, mas não a causa deles.