-
Depreciação Cambial= A queda das taxas de câmbio torna a moeda nacional mais barata face às restantes. A desvalorização da moeda tem um efeito benéfico sobre as exportações, que se tornam mais baratas e competitivas; consequentemente, tem um efeito nefasto sobre as importações, funcionando como instrumento corretor de desequilíbrios da balança de pagamentos.
Apreciação Cambial= O aumento das taxas de câmbio (valorização da moeda nacional) tem o efeito contrário. As exportações tornam-se mais caras e perdem competitividade no mercado internacional, ao passo que as importações tornam-se mais baratas. Consequentemente, as empresas nacionais reduzem o seu volume de vendas, o que gera menos cash flowempresarial, menos receitas fiscais , redução do volume da produção, aumento da capacidade ociosa e do desemprego.
Fonte: Wikipédia
-
O "X" da questão era saber que a DESVALORIZAÇÃO CAMBIAL é um fator positivo para exportação!
...considerando uma empresa que exporta mais de 80% de sua produção. (desvalorização cambial = "O" oportunidade!)
-
análise SWOT:
Strength = forças; fatores internos que deixam a empresa em vantagem perante seus pares!
Weaknesses = fraquezas; são fatores internos que, de alguma forma, deixam a empresa em desvantagem em
relação aos seus concorrentes.
Opportunities = oportunidades; são fatores externos que podem beneficiar a empresa. crescimento econômico do país, a quebra de uma
empresa rival (na questão como se trata de uma exportadora, a desvalorização cambial é uma oportunidade).
Threats = ameaças. são variáveis externas e, a princípio, não controláveis! que podem prejudicar a empresa (na questão como se trata de uma exportadora, a valorização cambial é uma ameaça).
Livro - Adm Geral para Concursos - Rodrigo Renno
-
Forças e Oportunidades - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.
Forças e Ameaças - Tirar o máximo partido dos pontos fortes para minimizar os efeitos das ameaças detectadas.
Fraquezas e Oportunidades - Desenvolver estratégias que
minimizem os efeitos negativos dos pontos fracos e que em simultâneo
aproveitem as oportunidades detectadas.
Fraquezas e Ameaças - As estratégias a adotar devem minimizar ou ultrapassar os pontos fracos e, tanto quanto possível, fazer face às ameaças
-
Questão muito bem elaborada pela ESAF, piis exige além da matéria exige um pouco de cultura do candidato. DICA: Forças e fraquesas são fatores internos, enquanto que ameaça e oportunidade são fatores externos.
-
Para uma empresa com grande potencial de exportação a valorização cambial é uma ameça. Se pensarmos num mercado como a China conseguimos visualizar melhor essa situação
-
cai como uma patinha na questão, fui seca na A. Vivendo e aprendendo
-
ESAF é realmente outro nível né? HAHAHAH esses 80% de exportação não estavam ali à toa.....
-
Apesar de ter errado, questão muito boa!
-
Outra visão
A empresa já é competitiva no mercado externo (80% da produção é exportada), não precisa de desvalorização cambial para abrir oportunidade.
Desvalorização cambial - Para uma empresa que tem 80% da produção exportada, a desvalorização cambial se refletirá numa queda brusca nos lucros; a meu ver, ameaça. Os 20% de produção vendidos no mercado interno, se forem utilizados como Oportunidade num mercado externo, serão suficientes para cobrir a redução nos lucros dos 80%?
-
Desvalorização cambial = desvalorização da NOSSA moeda = Valorização da moeda estrangeira = bom pra quem exporta = oportunidade
-
Basicamente é só pensar que: quando há uma desvalorização cambial, minha moeda se torna mais barata em relação a de outros paises, logo quando eu exporto o mercado exterior vai me pagar em moeda estrangeira, e quando eu for trocar o valor pela minha moeda eu vou conseguir mais dinheiro, porque a moeda estrangeira vale mais.
ex: se 1 dólar vale 3 reais, quando eu for trocar vou ganhar mais do que se 1 dólar valesse 1real. (isso é uma oportunidade para a empresa que exporta, porque beneficia ela, apesar de ser algo fora de seu controle, afinal a empresa não interfere na variação cambial)
-
Questão interessante, pois demanda a compreensão da Matriz SWOT, mas também a interpretação sobre um caso concreto.
A necessidade de capacitação dos servidores, por ser interna e negativa para a organização é uma fraqueza. O diferencial competitivo do
produto, por ser interno e positivo é uma força.
Agora, para identificar qual dos fatores (valorização ou desvalorização cambial) representa oportunidade/ameaça, é preciso entender que se a
organização é exportadora, seus produtos serão mais baratos para venda no exterior se houver desvalorização cambial (portanto, uma oportunidade). Se ela fosse importadora (o que não é o caso), seria uma ameaça.
Por isso, no caso concreto dessa questão a valorização é que é uma ameaça, já que torna os produtos vendidos pela empresa muito caros no
exterior.
GABARITO: B.
Prof. Carlos Xavier
-
Questão que NÃO é interpretativa. Ela é PREMONITIVA. Para saber você tinha que adivinhar o que o examinador pensou.
Vejamos, quando o dólar sobe (valoriza) os exportadores comemoram (oportunidade), pois seu lucro aumentará vendendo a mesma quantidade de produto
Na mesma situação (dólar subindo), os IMPORTADORES choram, pois ficará mais caro trazer produtos para o Brasil (ameaça)
Para ilustrar, veja a reportagem...
"Balança comercial - Em linhas gerais, a alta do dólar prejudica as importações, ao passo que beneficia as exportações."
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/08/130810_dolar_causas_reflexos_lgb
RESUMINDO:
SE A EMPRESA TRABALHA COM EXPORTAÇÃO DE 80% DE SEUS PRODUTOS E O DÓLAR SOBE ISSO É OPORTUNIDADE!!1
O CARA VAI ABRIR UM CHANDON NA HORA!!!!
-
Difícil de acertar uma questão dessa.
-
Como exporta a maior parte da produção, a desvalorização cambial torna-se uma oportunidade.
-
A questão pede para analisarmos os pontos fracos e fortes, as ameaças e oportunidades de uma empresa que exporta a maioria dos seus produtos.
De acordo com a matriz SWOT, podemos analisar as variáveis em relação aos seguintes aspectos:
- Strengths: Forças (controláveis, internas e positivas)
- Weaknesses: Fraquezas (controláveis, internas e negativas)
- Opportunities: Oportunidades (não controláveis, externas e positivas)
- Threats: Ameaças (não controláveis, externas e negativas)
I - Necessidade de capacitação da equipe: se há necessidade de melhorar, temos uma fraqueza (W) (interna e controlável)
II - Desvalorização cambial: se a moeda do país que fabrica para exportar fica mais em conta, isso atrairá mais compradores. Neste caso da exportadora, essa desvalorização é uma oportunidade (O), ou seja, ela não controla, mas pode aproveitar.
III - Valorização cambial: se a moeda do país de origem fica mais cara, outros países deixaram de comprar. Isso é uma ameaça (T) (lembre-se de que a empresa é majoritariamente exportadora). A empresa não controla a variação cambial (externa e negativa (neste caso))
IV - Diferencial competitivo do produto: se o produto é bom, isso é uma força (S) (interna e controlável)
Ressalta-se que para uma empresa cujo mercado fosse diferente, as situações de II e III poderiam ser diferentes, ou até mesmo neutras, pois tudo vai depender do contexto em que a empresa se encontra. Para uma importadora, por exemplo, o item II seria uma ameaça.
Logo, temos a seguinte sequência: I-W; II-O; III-T; IV-S
GABARITO DA MONITORA: LETRA B