SóProvas


ID
1788928
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Em relação à Gestão de Portfólio de Projetos, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ERRO DA ALTERNATIVA D: 

    GERENTE DE PROJETOS = OBJETIVOS DO PROJETO... E NÃO DO PORTFÓLIO


    DEUS NOS AJUDE

  • A D tá mesmo errada, mas e a letra A:

    "a gestão de portfólio de projetos organiza uma série de projetos em um único portfólio com objetivos comuns de resultado, visando a maximização dos benefícios e a otimização na alocação integradas dos recursos da organização."

    Apenas projetos com objetivos comuns de resultado? Isso não seria programa? Portfólios contém todos os projetos de interesse de negócio e logicamente não terão os mesmos objetivos... Cada projeto tem seu prório objetivo.

    Alguém pode esclarecer? o/

  • Laine Costa, ao meu ver ficou estranho a assertiva. No entanto, creio que ela foi considerada como certa devido a parte "série de projetos", ou seja, ele não afirmou que todos os projetos estão com objetivos comuns.

  • Gestão de Portfólio de Projetos é muito mais do que executar vários projetos. Cada carteira (do latim portfolio) de projetos deve ser avaliada pelo seu valor de negócio e aderência à estratégia, o tempo todo. A carteira (o portfólio) deve existir em função de um objetivo de negócio bem definido e com benefícios também bem tangibilizados em metas. Ou simplificando, um gerente de projeto vai trabalhar para garantir que o SEU projeto seja bem feito e tenha sucesso, enquanto que o gestor do portfólio vai trabalhar para que os projetos certos sejam executados de forma que os objetivos do portfólio sejam alcançados.

    FONTE: https://goo.gl/ezQaML

  • O texto foi só para confundir!!

  • Exatamente, acho que caberia recurso sim

  • Exatamente, acho que caberia recurso sim

  • "Se a situação vivenciada pelo turista português..." -> SE = CASO -> REPRESENTANDO UMA ORAÇÃO SUBORDINADA CONDICIONAL: expressa condição ou suposição; introduz, contém ou implica uma suposição ou hipótese.

    Assim, pode-se concluir que o CESPE deu um textão só para "cansar" o candidato.

    Obs.: Em nenhum momento foi dito que o português não pode, conforme já explanado pelos demais colegas.

  • A questão não diz que o estrangeiro não tem direito, diz que o brasileiro teria tal direito caso o fato ocorrido fosse com ele.

  • não foi essa a pergunta

  • A questão a ser julgada pelo candidato não afirma, em nenhum momento, que o estrangeiro não tem direito à assistência, mas apenas diz que o brasileiro teria direito à assistência judicial nesse caso. Essa banca consegue cobrar itens que sabemos de forma que nos gera dúvida. Por isso é muito importante fazer bastante questão da banca e estar MUITO atento ao comando da questão.

  • A questão a ser julgada pelo candidato não afirma, em nenhum momento, que o estrangeiro não tem direito à assistência, mas apenas diz que o brasileiro teria direito à assistência judicial nesse caso. Essa banca consegue cobrar itens que sabemos de forma que nos gera dúvida. Por isso é muito importante fazer bastante questão da banca e estar MUITO atento ao comando da questão.

  • Com base apenas no que consta literalmente na CRFB/88, sem levar em conta tratados internacionais sobre direitos humanos ou mesmo outra interpretação da Constituição Federal, no caso hipotético há um português em férias no Brasil, não incluído, portanto, entre as pessoas às quais são assegurados os direitos e garantias fundamentais.

    Afinal, é estrangeiro e, por estar aqui apenas em férias, não reside no Brasil.

    "Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    [...]

    LXXIV - o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos;"

    A questão afirmou, na pergunta, se tratar de brasileiro justamente para afastar possibilidade de recurso com base na fundamentação acima.

  • Pessoal, deem uma resposta mais objetiva.

    Veja bem meu amigo, o texto apresenta sim uma falha no procedimento. Mas a afirmação na questão não pergunta se o que foi apresentado no texto está correto ou não. Ela quer saber o que está na afirmação que ela sugeriu. Ou seja "o brasileiro tem ou não esse direito?", claro que tem, assim como o estrangeiro. Porém na afirmação ele não disse que o estrangeiro não tem, apenas queria saber se o brasileiro tem ou não. Enfim... o texto lhe induziu ao erro. Quase cai tbm!