SóProvas


ID
1789225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

À luz do PMBOK 5.ª edição, julgue o item que se segue, acerca de gerenciamento de projetos.

Os escritórios de gerenciamento de projetos do tipo diretivo são aqueles que exercem papel consultivo para os projetos, uma vez que tais escritórios fornecem modelos, melhores práticas, treinamentos, acesso a informações e lições aprendidas de outros projetos.

Alternativas
Comentários
  • O tipo que fornece modelos, melhores práticas, etc, seria o tipo SUPORTE, o qual exerce um baixo nível de controle.

  • Tipos de Escritório de Projetos:

    Suporte - Consultivo/Controle Baixo/Funciona como um repositório de projetos

    Controle - Suporte/ Controle Médio

    Diretivo - Gerenciamento Direto /Controle Alto

  • Essa descrição é a do PMO de SUPORTE.

  • ERRADO, pois o escritório de projetos do tipo 'diretivo' assume o controle total do projeto.

    Outros tipos de escritório de projetos são:

    1 - Suporte - presta informações de suporte sobre o projeto (tirando dúvidas do gerente de projetos, por exemplo, dos padrões de projetos adotados pelo organização)

    2 - Controle - não somente atua como suporte, mas exige conformidade. Exemplo: se o escritório orientou o gerente de projetos a seguir um determinado padrão difundido na organização, aquele irá cobrá-lo posteriormente para saber se de fato o gerente adotou ou não o padrão.

  • PMBOK 5, pag 11

    Há vários tipos de estruturas de PMO nas organizações e elas variam em função do seu grau de controle e influência nos projetos da organização, tais como:

    De suporte. Os PMOs de suporte desempenham um papel consultivo nos projetos, fornecendo modelos, melhores práticas, treinamento, acesso a informações e lições aprendidas com outros projetos. Este tipo de PMO atua como um repositório de projetos. O nível de controle exercido pelo PMO é baixo.

    De controle. Os PMOs de controle fornecem suporte e exigem a conformidade através de vários meios. A conformidade pode envolver a adoção de estruturas ou metodologias de gerenciamento de projetos usando modelos, formulários e ferramentas específicas, ou conformidade com a governança. O nível de controle exercido pelo PMO é médio.

    Diretivo. Os PMOs diretivos assumem o controle dos projetos através do seu gerenciamento direto. O nível de controle exercido pelo PMO é alto.

  • Os Escritórios de Projetos podem ser do tipo: Suporte, Controle e Diretivo.

    Suporte (consultivo): desempenha um papel consultivo nos projetos, fornecendo modelos, melhores práticas, treinamento, acesso a informações e lições aprendidas com outros projetos. Sendo o nível de controle exercido pelos escritórios de suporte, baixo.

    Controle (suporte): fornecem suporte e exigem a conformidade através de diversos meios, que podem envolver a adoção de estruturas ou metodologias de gerenciamento de projetos, usando modelos, formulários e ferramentas específicas, ou conformidade com a governança. O nível de controle é médio.

    Diretivo (controle): assumem o controle do projeto através do seu gerenciamento direto. O nível de controle exercido pelo Escritório de Projetos é alto.

  • Ano: 2015Banca: CESPEÓrgão: MECProva: Analista de Processos

     

    Uma empresa que tenha optado por estabelecer um escritório de gerenciamento de projetos com um nível de influência alta e direta sobre os processos deve adotar a estrutura do tipo PMO de controle.

    Errada --> diretivo

     

  • Os tipos básicos de escritório de projeto são:


    1. SUPORTE


    O PMO de suporte geralmente, como o nome sugere, provê suporte na forma de expertise, templates, melhores práticas, treinamento, acesso à informação sobre outros projetos, etc. Este tipo de PMO é indicado em empresas onde projetos já são executados com sucesso, mas onde maior controle não é visto como necessário.

    Além disso, caso o objetivo seja ter um repositório de informações sobre gerenciamento de projetos que possa ser utilizado livremente pelos gerentes de projeto da empresa, o PMO de suporte certamente é a melhor opção.
     

    2. CONTROLE

    Em empresas onde exista a necessidade de disciplinar as atividades, processos, procedimentos, documentação e mais – um PMO de controle pode atingir esta meta. Não apenas este tipo de PMO fornece o suporte – como no PMO de suporte – mas também requer que este suporte seja utilizado. Os requerimentos podem incluir a adoção de metodologias, templates e formulários específicos; conformidade com a governança de TI; e a aplicação de quaisquer outros conjuntos de regras sancionados pelo PMO.

    Além disso, este tipo de escritório de projeto deverá ser responsável por revisões regulares e isto poderá representar um fator de risco para o projeto. Em geral só funcionará se a) Estiver absolutamente claro que a conformidade com os processos e procedimentos de gerência de projeto trarão melhorias para a empresa e na forma como ela executa seus projetos, e b) O PMO tiver suporte suficiente dos executivos da empresa para enforçar os controles criados.


    3. DIRETIVO

    Este tipo de PMO vai além do controle e “domina” o projeto fornecendo experiência em gerenciamento de projetos e os recursos para efetivamente gerenciar os projetos. Conforme as empresas criam seus projetos, gerentes de projeto profissionais do escritório de projetos são alocados a estes projetos. Assim, injeta-se uma alta dose de profissionalismo nestes projetos e, como cada gerente se originou e se reporta ao PMO diretivo, este garante um alto nível de consistência na prática de gerenciamento entre os diversos projetos. Esta opção é altamente efetiva em grandes empresas que em geral possuem suporte matricial em várias áreas e onde este tipo de escritório se ajustaria à cultura.

    O melhor tipo de escritório de projetos depende de vários critérios tais como o tipo de empresa, sua cultura, histórico do que funciona e do que não funciona, existência de competências em gerenciamento de projetos, porte, etc. Entretanto, os objetivos são, mais ou menos, os seguintes:

    Implementar uma metodologia comum;

    Padronizar a terminologia;

    Introduzir processos efetivos e repetitivos de gerenciamento de projetos;

    Fornecer ferramentas de suporte;

    Finalmente, o objetivo é melhorar os níveis de sucesso dos projetos dentro da empresa.

    Conhecer estes tipos básicos de escritórios de projeto (PMO) pode ajudar você e sua empresa a determinar que tipo de PMO é melhor para ela e a forma mais eficaz de criá-lo.

  • como q vai ser diretivo se é consultivo.... só pensar um pouco

     

  • Tipos de Escritórios de Projetos:

    Suporte | Consultivo | controle Baixo

    Consultivo | Suporte | control. Médio

    Diretivo | Gerenciamento | control. Alto

  • Gabarito --> Errado

    Suporte.

  • Gab: ERRADOs

    A questão se refere ao controle de suporte.

    Suporte - papel consultivo, fornece melhores práticas, atua como repositório de projetos, o controle é BAIXO.

    Controle - fornecem suporte, exigem conformidade de estruturas ou metodologias, usa formulários e ferramentas ou conformidade com a governança. Nível de controle MÉDIO.

    Diretivo - assumem o controle direto, o nível de controle é ALTO.

    PMBOK 5° Ed. pág. 10.

    Erros, mandem mensagem :)