SóProvas


ID
17896
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Observe as afirmativas abaixo, relacionadas a datagramas IPv4.

I - Em situações de congestionamento, os datagramas com o bit DF igual a 1 devem ser descartados.
II - A remontagem de datagramas sempre ocorre no destino.
III - Quando a MTU de uma rede é menor que o campo offset do datagrama a ser trafegado, ocorre a fragmentação.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • DF (Don't fragment) ? define se os roteadores podem ou não fragmentar o datagrama.
  • I - Em situações de congestionamento, os datagramas com o bit DF igual a 1 devem ser descartados.O controle de congestionamento se dá pelo ICMP Source Quench, independente da fragmentação do datagrama. FALSOII - A remontagem de datagramas sempre ocorre no destino.O motivo da fragmentação ser tratada no nível IP é que o IP é o primeiro nível que conecta hosts em vez de dispositivos. Se a fragmentação fosse tratada nos níveis mais superiores (TCP, UDP, etc.) ebtão isso iria fazer a fragmentação/remontagem ser implementada com redundância (uma vez por protocolo); se a fragemtnação fosse feita em protocolos inferiores (Ethernet, ATM, etc.) então iria ser necessária fragmentação/remontagem em cada HOP (custo considerável) e implementada redundantemente (um por protocolo de nível de enlace). Desta forma, o nível IP é o mais adequado e eficiente para lidar com fragmentação. VERDADEIRO.III - Quando a MTU de uma rede é menor que o campo offset do datagrama a ser trafegado, ocorre a fragmentação. Para a fragmentação ocorrer, a MTU precisa ser menor que o *tamanho* do datagrama, não o Offset. FALSO
  • I - Em situações de congestionamento, os datagramas com o bit DF igual a 1 devem ser descartados.O bit acionado é chamado DE(elegivel de descarte) e não DF.
  • I - Quanto é exigido a fragmentação para um enlace, o roteador descarta automaticamente os datagramas com o bit DF setado. Não há relação com controle de congestionamento.
    II - OK
    III - fragment offset - determina o posicionamento de um fragmento em particular no datagrama IP original. O que determina a fragmentação é o tamanho do datagrama.
  • complementando o que já foi comentado, segue imagem do cabeçalho IPv4, que facilita a entender a questão e as respostas:



    Fonte: http://nmap.org/book/tcpip-ref.html