SóProvas


ID
1790032
Banca
FCC
Órgão
TRE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 49 anos de idade, sexo feminino, relata ter “aftas" pequenas com frequência. O exame clínico mostrou a inexistência de cicatrizes na mucosa oral, bem como a presença de uma úlcera oval, com diâmetro aproximado de 0,4 cm, coberta por uma membrana fibrinosa amarelada, circundada por um halo eritematoso, na região lateral da língua. A paciente se queixa de dor na lesão e relata ter artrite nos joelhos e cefaleia. No momento da consulta, apresenta conjuntivite. Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Alternativas
Comentários
  • Doença de Behçet

    Doença que provoca aftas recorrentes, associadas ou não a úlceras genitais, lesões de pele, dores articulares, inflamação no olho, alterações neurológicas, inflamação e trombose em veias, entre outros sintomas.

  • A forma aftosa menor é a variedade mais comum, ocorre em aproximadamente 80% dos casos de Estomatite Aftosa Recorrente. São de forma circular, rasas, atingem no máximo 5 milímetros de diâmetro. Podem apresentar uma pseudomembrana brancoacinzentada bordeada por um halo eritematoso. Ocorre na mucosa labial e jugal, no soalho da boca e raramente atinge a gengiva, o palato ou o dorso da língua. A sua evolução geralmente é para a cura espontânea num período que pode variar de 10 a 14 dias, sem deixar cicatriz.

     Doenças sistêmicas associadas: úlcera aguda da vulva, Doença de Behçet, Síndrome MAGIC (úlceras orais e genitais com inflamação de cartilagem), síndrome FAPA (febre, aftose, faringite e adenite), síndrome Sweet, neutropenia cíclica, ulceração aftosa-like da SIDA, deficiências hemáticas, enteropatia glúten-sensível (doença

    A síndrome de Behçet é uma doença inflamatória sistêmica caracterizada por várias manifestações clínicas, como: úlceras orais recorrentes, úlceras genitais, inflamações oculares, podendo envolver articulações, pele, sistema nervoso central, trato gastrointestinal, além de complicações pulmonares. É classificada como uma vasculite sistêmica, pois pode atingir artérias e veias de qualquer órgão. Sua etiologia permanece desconhecida, porém a hipótese mais aceitável da doença é a de que hospedeiros geneticamente susceptíveis desencadeiam uma resposta inflamatória causada por um agente infeccioso.

  • S. Reiter = uretrite + artrite + conjuntivite + balantide circinada