-
alguém pdoe dizer pq a letra A esta errada? Fiz aqui os cáluclos e 8 ml de gel dá exatametne 8ml de gel para uam aplicaçãos segura
-
acho que a letra A está errada porque 8ml seria o máximo que poderia ser aplicado, estando muito próximo à DPT.
o correto seria: é evitada com o uso de um volume de NO MÁXIMO 8 mL de gel para cada aplicação, considerando a dose provavelmente tóxica.
-
8ml já é a dose provavelmente tóxica
-
também achei essa questão mal feita. Apenas pedir para a criança cuspir duarante 30 segundos não seria garantia de evitar uma intoxicação aguda. Se todas as outras medidas forem ignoradas (sentar, sugador durante todo o procedimento, e o volume de gel na moldeira) mesmo cuspido a criança ainda poderia se intoxicar.
agora se a DPT é de 5mg/kg de peso e a ciança pesa 20 kg a dose toxica seria de 100mg.
8ml de gel teria 8x12,3 mg = 98,4mg
mesmo que ela beba 8ml do gel não alcançaria a DPT e a alternativa A seria a correta, apesar de não ser clinicamente recomendável.
-
DPT= 5mg/kg, criança tem 20kg, temos:
5mg _______________1kg
y __________________20 kg, temos DPT para criança é de 100mg. Para a quantidade de gel, temos:
12,3 mg ______________1ml de gel
100mg ________________ X, logo X=100/12,3 =8,1ml - essa é a dose tóxica para criança de 20kg. Agora vamos as alternativas:
A) Errada - 8ml ja é a dose para toxidade aguda, para evitar, teremos que usar menos.
B) Errada - ficar 30min sem comer não evida toxidade aguda
C) CERTA - É evitada ao instruir a criança a cuspir o excesso de gel por, no mínimo, 30 segundos após a aplicação. Na verdade considero essa a menos errada, pois cuspir não seria a medida mais eficaz, mas pelo menos diminuiria a quantidade de flúor ingerido, acho que foi esse o raciocínio da banca.
D) ERRADA
E) ERRADA
-
Uma criança de 4 anos consegue cuspir sem riscos de ingerir o flúor? Parece óbvio, mas nao custa perguntar.