SóProvas


ID
1790101
Banca
FCC
Órgão
TRE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Após explicar a um paciente com 15 anos de idade, sexo masculino, a origem de sua disfunção têmporo-mandibular, o cirurgião-dentista é questionado por este paciente se o disco articular pode ser considerado um “menisco", como aquele encontrado na articulação do joelho.
A resposta é negativa

PORQUE

um menisco é uma fibrocartilagem em forma de cunha que divide uma cavidade articular, isolando o líquido sinovial, e o disco articular atua passivamente, facilitando o movimento entre as partes ósseas.
Está correto afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • Letra C) O disco articular tem sido referido como um menisco, entretando, não é. Por definição, um menisco é uma fibrocartilagem em forma de cunha presa de um lado a cápsula articular e solta do outro lado, estendendo-se livremente nos espaços articulares. Um menisco não divide uma cavidade articular, isolando o líquido sinovial, nem atua como determinante no movimento articular. Ao invés disso, ele atua passivamente, facilitando o movimento entre as partes ósseas. Fonte: Tratamento das Desordens Temporomandibulares e Oclusão - Okeson 

  • Considerando o conceito de menisco, o qual não divide uma cavidade articular, essa questão deveria ser anulada pois a primeira asserção não é verdadeira já que ela afirma que o menisco divide sim uma cavidade.