-
b) As práticas gerenciais empregadas no passado contribuíram fortemente para a criação de teorias que são utilizadas na administração das organizações atuais.
-
Kkkkk Egito nada a ver
-
A alternativa "A" que fala sobre o Egito, não esta totalmente errada. Segundo Maximiano, em Teoria Geral da administração: da revolução urbana a revolução digital - O Egito teve sim grande participação e foi umas das primeiras civilizações a contribuírem para administração, porém ela surge como ciência dita, por Taylor com a administração científica. O que está errado na alternativa, é dizer que surge no Egito como ciência e que foi há 4.000 a.C.
" As pirâmides são o mais conhecido testemunho das aptidões técnicas e administrativas dos egípcios. Para construí-las, os egípcios enfrentaram e resolveram problemas gigantescos de administração de mão-de-obra, uso de arquitetos e logística. A grande pirâmide de Quéops é feita de 2.300.000 blocos de pedra, com o peso médio de 2,5 toneladas. Originalmente, tinha 146,5 metros de altura e 230 metros em cada um de seus lados. Estima-se que 100.00 pessoas tenham trabalhado em sua construção entre 2589 E 2566 a.C."
Maximiano, Teoria Geral da Administração: da revolução urbana a revolução digital, página 26 e 27.
Alternativa correta B.
-
No início do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da administração. Embora sejam contemporâneos em seus trabalhos, os realizaram de forma individual. Enquanto o americano Frederick Winslow Taylor enfatizou a adoção de métodos racionais, padronizados e máxima divisão de tarefas, aumentado assim, a produção através racionalização do trabalho operário (das partes para o todo), e tendo para isso baseado-se na aplicação dos métodos científicos aos problemas da administração, sendo os principais, a observação e mensuração e, originando dessa forma, a Escola da Administração Científica. O europeu Henry Fayol desenvolveu a Teoria Clássica da Administração, a qual enfatizava a estrutura que a organização deveria ter para ser eficiente (de cima para baixo).
Taylor, com base em observações diretas feitas em oficinas, concluiu que, de modo geral, os operários, produziam muito menos que poderiam produzir. A partir daí desenvolvou seu sistema de administração científica. Ele pretendia uma verdadeira revolução mental por parte dos empregados e empregadores, que deveriam abandonar a luta pela repartição do produto do trabalho em favor da coordenação de esforços para aumentar esse lucro, o que ficou conhecido como estudos dos tempos e movimentos.
Fayol atribuiu aos subordinados uma capacidade técnica, que pode ser expressa através do que ele denominou de cinco princípios básicos da administração: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar (POCCC), princípios esses que sofreram alterações, sendo condesados.
Mas o que essas duas abordagens tinham em comum? O seu mecanismo. Ficaram conhecidas como teorias da máquina, pois as pessoas eram tratadas como engrenagens de máquinas, buscava-se sempre alcançar o máximo da sua capacidade produtiva, sem levar em conta fatores como a fadiga, a forma como essas pessoas de relacionavam, dentre outros tantos fatores.
Como resposta à Abordagem Clássica da Adminstração, tornaram-se públicos os primeiros trabalhos envolvendo o estudo do comportamento humano, bem como o impacto de algumas mudanças de fatores sobre esses comportamentos. Como consequências dos resultado obtidos a partir da realização da experiência de Hawthorne, em Chicago, para pesquisar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por meio da produção, surgia a abordagem Humanística da Administração. a qual defendia a ideia de que se deveria humanizar as organizações. Começaram a ter notoriedade aspectos como motivação humana, liderança, relações interpessoais, presença do fator psicológico. E assim, as empresas começaram a perceber a importância de se levar em conta os referidos fatores, sendo atribuído ao departamento de pessoal, a função de administrar esse novos desafios.
fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-administracao-como-ciencia/63517/
-
LINHA DO TEMPO DA ADMINISTRAÇÃO
A moderna teoria geral da administração, que você estuda hoje, tem muitos conceitos que foram criados pelos primeiros administradores. Esses conceitos, ao longo dos séculos, evoluíram continuamente, influenciados pelas circunstâncias de cada momento histórico. Apesar de os problemas de um momento serem semelhantes aos de outros, as soluções precisam ser diferentes, porque o contexto muda constantemente:
Construção da Grande Pirâmide. Evidências de planejamento, organização e controle sofisticado. São características da administração do Século XXVI a.C., Egito
Democracia, ética, qualidade, método científico e teorização são ideias fundamentais do Século V a.C., na Grécia.
Movimento da administração científica.Final do século XIX até os anos 10 do século XX. Estados Unidos.
Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/1022822/teoria-geral-da-administracao-2006
-
A letra B é a unica alternativa razoável.
A) Egito ?
C) "Todas oriundas de renomados pesquisadores"
D) Sem sentido.
-
A BANCA VIAJOU LEGAL..RSRSRS
ACERTEI POR ELIMINAÇÃO.
LETRA B.
-
viajou na maionezee! kkk
-
A Teoria Clássica
Em um contexto semelhante ao da Administração Científica (pois foram geradas na mesma época), a Teoria Clássica da Administração, desenvolvida por Henri Fayol, buscou a melhoria da eficiência através do foco nas estruturas organizacionais.
Fayol é considerado o “pai da teoria administrativa”, pois buscou instituir princípios gerais do trabalho de um administrador. Seu trabalho ainda é (após um século) considerado relevante para que possamos entender o trabalho de um gestor atual.
-
O gabarito definitivo oficial da banca organizadora é letra B.
Sucesso!
-
-
A) Errada - Surgiu como ciência através dos estudos das teorias no século XX
B) Correta - As teorias implantadas por Taylor e Fayol no início do século XX, contribuiram para as organizações atuais mudar a sua forma de gerenciamento e produção.
C) Errada - Vão muito antes disso. No início do século XX para ser mais preciso.
D) Errada - Essas ideias surgem posteriormente a administração científica
-
não poderia ser a b foi Atualmente o modelo gerencial é aplicado sendo que no passado predominava o modelo bucrático