-
b) com base no tipo de atribuições desempenhadas.
-
Gabarito B
Departamentalização por funções
Este tipo de departamentalização também é conhecido como “departamentalização funcional“. Ele tem como objetivo principal agrupar as atividades e tarefas de uma organização de acordo com as funções principais desenvolvidas por ela. Funciona da seguinte maneira: se uma empresa possui funções de produção e vendas, por exemplo, ela deverá agrupar suas atividades em departamentos de produção e vendas.
-
A parte do enunciado da questão "como a departamentalização funcional" já dá a entender que está relacionada ao tipo de atribuições que são desempenhadas na organização.
-
Esse tipo de questão não testa conhecimento de ninguém. qualquer leigo resolve pela intuição. É preciso questões desafiadoras.
-
Gabarito: B
se fosse fácil todo mundo era servidor público
-
kkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Por Função
Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.
-
A) Departamentalização por produtos ou serviços
B) CORRETA - Departamentalização por Função (departamentalização mais cobrada em concursos!)
C) Departamentalização por clientela
D) Departamentalização por processos
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os principais critérios de departamentalização. Dentre as alternativas, vejamos qual delas nos apresenta características que podem ser atribuídas ao critério de departamentalização funcional.
A - incorreta. A departamentalização por produtos atua com base em problemas ou em questões relativas a produtos.
B - correta. A organização funcional tem como característica a aplicação do princípio da especialização das funções, logo, considera as atribuições desempenhadas.
Como principais características temos:
- Autoridade funcional ou dividida: é baseada na especialização. É uma autoridade, como aponta Chiavenato (2014), baseada no conhecimento. Não tem nada de linear, hierárquica ou cadeia de comando. Os funcionários reportam a diversos superiores, ao mesmo tempo, mas somente nos assuntos da especialidade de cada superior.
- Linhas diretas de comunicação: a comunicação entre os órgãos ou cargos ocorre de forma direta, dispensando a necessidade de intermediação.
- Descentralização das decisões: a tomada de decisão é delegada aos órgãos ou cargos especializados, pois eles quem possuem o conhecimento necessário para tomar melhor decidir.
C - incorreta. Em torno de categorias de clientes ou de usuários comuns atua a departamentalização por clientes.
D - incorreta. Em torno de um processo e suas várias etapas é uma caso de departamentalização por processos.
Após verificarmos as alternativas acima, concluímos que a letra "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.