SóProvas


ID
1790977
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito ao currículo escolar, leia o trecho.

A diferença não é considerada como uma característica natural. Ela é relacional, construída por processos linguísticos e discursivos.

As afirmações contidas nesse trecho se relacionam à concepção de currículo sob a perspectiva

Alternativas
Comentários
  • Concepção Pós Estruturalista do Multiculturalismo:  A diferença é tratada não como algo natural, mas socialmente produzido.

    Resposta: C

  • Letra C

    Na concepção Pós-Estruturalista, a diferença se concentra num processo linguístico e discursivo, isso quer dizer que as diferenças não podem ser concebidas fora dos processos linguísticos de significação. A diferença é um processo natural, ela é discursivamente produzida. A concepção do materialismo, busca suas explicações nas relações sociais que são dicernentes nos processos econômicos, institucionais e estruturais que estão ligados a produção. São esses processos que estariam na base da discriminação e das desigualdades baseadas na diferença cultural. Em contraponto ao pós-estruturalismo os materialistas, não concebem a ideia que o racismo pode ser eliminado apenas pelas expressões linguísticas, mas que deva ser incluindo o combate a discriminação racial no emprego, na educação, na saúde.

    Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd184/para-uma-escola-das-identidades-e-diferencas.htm

  • letra c

    o multiculturalismo pós-estruturalista são ligados a tendência (pós critica ou pós moderna)

  • O movimento multiculturalista, afirma não existência de hierarquias entre as culturas, defende a participação das minorias sociais no currículo escolar.

    Concepção pós estruturalista do multiculturalismo: a diferença é algo produzido na sociedade, não é algo natural, mas socialmente produzido.