As escolas da Administração Estratégica foram relatadas por Mintzberg no livro Safári de Estratégia.
Mintzberg compilou as diferentes vertentes, dividindo as dez principais escolas de estratégia em três categorias:
Escolas Prescritivas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento;
Escolas Descritivas: Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola do Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural e Escola Ambiental;
Escola Configurativa: Escola da Configuração.
Configuração: estratégia é vista como um processo de transformação, através de mudanças estruturais e inovações. As organizações são percebidas como configurações, ou seja, agrupamentos coerentes de características e comportamentos. Para haver uma mudança estratégica, a organização tem que mudar de configuração, ocorrendo assim, uma transformação da organização;
Empreendedora: a formação de estratégia é vista como um processo visionário. Este processo está na mente do líder, o empreendedor que tem uma visão de futuro da organização e um senso de direção a longo prazo. Assim, a visão estratégica é maleável, deliberada (foco no controle) e emergente (foco no aprendizado);
Design: a formação de estratégia é vista como um processo de concepção. Busca uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas, a fim de posicionar a empresa em seu ambiente;
Cognitiva:a formação de estratégia é vista como um processo mental. É o estudo de como os indivíduos processam as informações vindas do ambiente e formulam uma estratégia na mente, a fim de categorizar o processo em mapas, modelos, conceitos e esquemas. Assim, o mundo visto pode ser modelado, emoldurado e construído;
Cultural: a formação da estratégia é vista como um processo coletivo, de interação social, baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização, as quais são adquiridas através de um processo de aculturação ou socialização. Assim, a estratégia assume a forma de uma perspectiva inconsciente e de interação social.
Fonte: MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 1999.
http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/as-dez-escolas-da-administracao-estrategica/58015/
A questão cobra conhecimento acerca das dez escolas de pensamento estratégico.
De acordo com Chiavenato e Sapiro (2020), a escolas dividem-se em dois grandes grupos:
PRESCRITIVAS E NORMATIVAS:
- Design: a concepção da estratégia deve ser um processo deliberado de pensamento consciente com compatibilidade de processos internos e externos. Palavras-chave: concepção, ajuste, pensar.
- Planejamento: A estratégia deve ser um processo formal e documentado. Palavras-chave: formal, programar, hierarquia de objetivos.
- Posicionamento: é uma variação da escola do planejamento. Para ela, a decisão estratégica se divide em duas: a do portfólio (determinar os produtos e serviços) e a do posicionamento (produtos X mercado). Palavras-chave: analisa, calcula.
DESCRITIVAS E EXPLICATIVAS:
- Empreendedorismo: A visão é considerada a representação mental da estratégia. Palavras-chave: visão, centralizar, vislumbrar.
- Cognitiva: “o planejamento estratégico é um processo mental em função da maneira como a realidade ambiental é percebida e interpretada pelas pessoas”
- Aprendizagem: O processo da formulação da estratégia é considerado emergente, iterativo e incremental que envolve aprendizado e experimentação.
- Poder: A estratégia envolve uma disputa interna pelo poder e é um processo de negociação. Palavras-chave: negociar e promover.
- Cultura: o planejamento e um processo social e coletivo que tem por base a cultura organizacional.
- Ambiental: o planejamento é um processo que reage às variações do ambiente externo. Reativo.
- Configuração: Trata a estratégia como um processo de transformação. Cada situação diferente exige uma configuração diferente da estratégia. Palavras-chave: integrar, transformar acumular.
Associando as colunas:
1. Reside na mente do estrategista localizado no centro.
2. Olha muito a frente para uma perspectiva estratégica.
3. Olha para baixo, oculta em nuvens de crenças.
4. Olha para o processo ou em volta dele.
5. Vê além de uma visão única de futuro.
( ) Configuração: olha para situação ao seu redor (4)
( ) Empreendedora: Vê além de uma visão única de futuro.(5)
( ) Design: tem relação com a concepção da estratégia (2)
( ) Cognitiva. refere-se ao pensamento do estrategista. (1)
( ) Cultural: crenças tem relação com cultura (3)
Fonte: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados. 4 ed. São Paulo, Atlas. 2020.
Portanto, a sequência correta é 4, 5, 2, 1, 3
GABARITO: LETRA C