SóProvas


ID
1791022
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o conceito de estratégia, analise as afirmativas.
I. Uma estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequências de ação da organização em um todo coeso. 

II. Uma estratégia bem formulada ajuda a organizar e alocar os recursos de uma organização em uma postura única e viável, baseada em suas competências e deficiências internas relativas, mudanças antecipadas no ambiente e movimentos contingentes por parte dos oponentes inteligentes. 

III. As estratégias podem ser vistas como declarações prévias para orientar a ação ou como resultados posteriores de um comportamento real. 

IV. As estratégias normalmente existem em muitos níveis diferentes em qualquer grande organização.

V. Estratégia é fazer intercâmbios ao competir. A essência da estratégia é escolher o que não fazer.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Esse item II tá meio estranho...pensei que estava incorreto! Pois ALOCAR RECURSOS é função da ORGANIZAÇÃO!!!


    Segundo a banca GABARITO letra A.


    Ex nunc!

  • Concordo, ficou estranha o item II Ramalho, fiquei perdido nas assertivas, tendo em vista que a Organização: integrar recursos humanos, materiais e órgãos; alocar recursos; dividir o trabalho segundo a especialização;


    "...Uma estratégia bem formulada ajuda a organizar e alocar os recursos..."   tenso!

  • Meninos... só para aprimorarmos...

    A palavraEstratégia é a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo. Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios. Veja definição completa na Wikipédia, clicando aqui.

    http://www.makersgroup.net/index.php/servicos/estrategia

  • Dizer que a essência da estratégia é escolher o que nao fazer (item III) é no mínimo desprezar o nível estratégico de uma organização tento em vista a gama de penejamentos e outras funções deste nível. alguém poderia me dizer a fonte usada pela banca IDECAN para fundamentar e considerar este item correto?

     Desde ja agradeço

    Bons estudos a todos !

  • "Escolher o que não fazer é a essência da estratégia"....Vivendo e aprendendo!

  • Curso Administração e NUNCA ouvi falar que a essência da estratégia é escolher o que não fazer. Queria saber a fonte que a banca usou para tal assertiva... Eita banca abençoada

  • Tbm faço administração e nunca ouvi falar nesse conceito da quinta afirmativa!


  • Ramalho Junior e Leandro..  É só interpretação mesmo. 

    O planejamento ajuda organizar e alocar recursos... 

  • De acordo com Porter, os Componentes da Estratégia são:

    - Posicionamento: a estratégia é a criação de uma posição única e valiosa, que envolve um conjunto diferente de atividades;

    - Opções excludentes (trade-off): a estratégia requer que sejam feitas opções para competir, ou seja, deve-se escolher o que não deve ser feito;

    - Sinergia: a estratégia implica em criar sinergia entre as atividades da organização.

    (Notas de caderno do meu curso de AdmGeral do Estratégia Concursos)

     

    Outro comentário: achei muito confuso e pouco diferente o conceito de Estratégia de Planejamento Estratégico (PE).

    A Estratégia é a escolha de um curso de ação para uma posição diferente no futuro, que poderá oferecer ganhos e vantagens em relação à situação presente. É a orientação para alcance dos objetivos. O PE prioriza o curso de ação: define-se e ordena-se as ações necessárias para atingir os objetivos. É o processo de formulação da Estratégia. Não sei se pode ser definido como Estratégia em si...

     

  • Porter diz que a essência da estratégia é escolher o que NÃO fazer. Pelo nível de complexidade das ações que o posicionamento estratégico envolve, é de se imaginar que tomam mais tempo para ser desenvolvida e, como citado anteriormente, os resultados são menos imediatos que a busca por eficiência operacional. Assim, Porter defende que o posicionamento estratégico deve ter um horizonte de pelo menos uma década.

    http://www.agrodistribuidor.com.br/publicacao.php?id_item=228
    bons estudos

  • Obrigado pessoal pelo feedback!!

     

    bons estudos a todos!

  • A fonte que a banca utilizou foi Henry Mintzberg - O processo da estratégia. Valeu 

  • A banca falou de uma maneira que não estamos acostumados ver (pelo menos eu) nas provas, mas em nenhum dos itens podemos dizer que está errado! 

  • nao se pode dizer que uma estratégia tem MUITOS níveis, ja que a maioria dos autores diz que sao apenas 3

  •  

    Tudo meio sem sentido. agora ver me dizer em que livro diz essas coisas.  "escolher o que não fazer"  essa realmente é uma ótima estratégia rsrsrsrs

    muitas vezes esses autores dizem coisas sem lógica que nem na hora de responder vc enxerga lógica no q ele diz. me desculpe o autor que fala que estratégia é escolher o que não fazer...mas por essa lógica eu posso inventar qualquer definição para estratégia que estaria correto aff

    matéria mais indigna.

  • I - Uma estratégia é o padrão ou plano que integra as  principais metas, políticas e sequências de ação da organização em um todo coeso. O Processo da Estratégia - 4.ed. p 29.

    II - Uma estratégia bem formulada ajuda a organizar e alocar os recursos de uma organização em uma postura única e viável, baseada em suas competências e deficiências internas relativas, mudanças antecipadas no ambiente e movimentos contingentes por parte dos oponentes inteligentes. O Processo da Estratégia - 4.ed. p 29.

    III - As estratégias podem ser vistas como declarações prévias para orientar a ação ou como resultados posteriores de um comportamento real. O Processo da Estratégia - 4.ed. p 30.

    IV - As estratégias normalmente existem em muitos níveis diferentes em qualquer grande organização. Por exemplo, no governo há estratégias de comércio internacional, de economia nacional, do departamento do tesouro (...). O Processo da Estratégia - 4.ed. p 29.

    V - Ao retomarmos a questão “O que é estratégia?”, vemos que os intercâmbios acrescentam uma nova dimensão à resposta. Estratégia é fazer intercâmbios ao competir. A essência da estratégia é escolher o que não fazer. Sem intercâmbios, não haveria necessidade de escolha e, conseqüentemente, de estratégia. Qualquer boa idéia poderia e deveria ser rapidamente imitada. Novamente, o desempenho depende totalmente da eficácia operacional. O Processo da Estratégia - 4.ed. p 29.

  • Por se tratar de embasamento retratado em uma fonte de edição de 2005, O Processo da Estratégia - 4.ed., penso que possamos estar diante uma desatualização de entendimento do conceito de Estratégia. Os itens I e II definem estratégia como "um padrão" e "postura única", sendo que as abordagens mais recentes trazem a estratégia voltada para cenários (prospectiva) e voltada para os diferentes ambientes, portanto orgânica e sistêmica.

    Sob esse aspecto fica difícil conceber a estratégia como algo engessado, ou como literalmente cita a questão: "um padrão" e "postura única".