-
As empresas encontram‐se em uma era de experimentação intensa, com novas formas organizacionais, e as tecnologias inovadoras criaram oportunidades radicalmente diferentes para fazer negócios. Como resultado, a arquitetura das empresas está mudando, as relações hierárquicas estão se achatando, os projetos de trabalho estão ganhando mais poder e os mercados estão se abrindo. Nesse contexto, tem‐se os objetivos amplos da empresa e os resultados relacionados a desempenho, variando desde a participação de mercado e a satisfação do cliente até o retorno total para os acionistas. Esses objetivos denominam‐se = metas organizacionais
-
"
As metas em geral são elaboradas pela alta direção com o intuito de criar missões, objetivos e diretrizes. A elaboração do plano anual de metas deve ter seus indicadores de forma que eles sejam atingíveis e focados, caso contrário, teremos dentro das empresas falta de entusiasmo na sua busca.
O atendimento ao cliente, até então considerado o "fator principal" da organização, passa para um segundo plano, colocando como fator principal o acionista, que faz o papel de orientador e repcetor dos resultados obtidos da empresa.
Hoje em dia com a escassez cada vez maior dos lucros outrora obtidos transformou o cenário organizacional em um campo de batalha. A voracidade e a necessidade das organizações pela redução contínua nos custos e a inclusão de indicadores de desempenho acabou de vez com o sono dos gestores."
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/metas-organizacionais/55730/
-
Gabarito Letra D
1. Metas organizacionais são os objetivos amplos da empresa e os resultados relacionados a desempenho, variando desde participação de mercado e satisfação de cliente até retorno total para os acionistas. Elas implicitamente contêm estruturas de tempo para mensurar até onde já foram cumpridas. Uma meta da empresa, por exemplo, pode ser estabelecer participação de mercado dominante em uma área emergente durante os próximos três anos, parecido com o que a Amazon.com conseguiu em suas vendas de livros on-line.
2. Estratégias dizem respeito a padrões pretendidos e emergentes de métodos de longo prazo para atingir metas tanto no nível da empresa como no da unidade de negócios.
3. Relações de autoridade incluem arquitetura organizacional e estruturas hierárquicas.
4. Tecnologias referem-se a informações, comunicações e métodos de produção.
5. Mercados incluem relações com clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes.
6. Processos referem-se a ligações dinâmicas entre esses elementos, como recrutamento, orçamento, remuneração e avaliação de desempenho.
1. Administração de Empresas – Planejamento estratégico. 2.Administração de Empresas – Mudança organizacional. I. Mintzberg, Henry.
bons estudos
-
as metas são a quantificação dos objetivos.
OBJETIVO: O QUE QUER CONSEGUIR?
METAS: QUANDO? QUANTO? EX:PRAZO, VALORES...
-
GAB: D
OS OBJETIVOS SE DESDOBRAM EM METAS !
Um objetivo é um estado (ou situação) desejado. Ou seja, é aonde queremos “chegar”. Por exemplo, o governo pode definir como objetivo reduzir o número de jovens com menos de 15 anos fora das escolas. Esse objetivo, porém, deve ser quantificado! Assim, para que a administração possa distribuir seus recursos, ela deve saber quantas pessoas devem ser incluídas no programa e quando (exemplo: 150 mil alunos até dezembro de 2013). Isso agora virou uma meta! Assim, uma meta é um desdobramento de um objetivo. Com ela, podemos controlar e avaliar melhor a execução de um planejamento, já que um objetivo final pode ser muito “distante”.
- RENNÓ (2013)