SóProvas


ID
1791034
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A intensidade da concorrência em uma indústria não é uma questão de coincidência ou de má sorte. Ao contrário, a concorrência em uma indústria tem raízes em sua estrutura econômica básica e vai além do comportamento dos atuais concorrentes. De acordo com Porter, o grau de concorrência em uma indústria depende

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C  - 

    As cinco forças competitivas, em conjunto, determinam a intensidade da concorrência na indústria bem como dão subsídios para o posicionamento de uma empresa na indústria, destacando também as áreas em que as tendências da mesma refletem ameaças e oportunidades. Determinadas características técnicas e econômicas de uma indústria são críticas para a intensidade de cada força competitiva. A seguir são descritas as características mais relevantes na determinação da intensidade de cada uma das forças competitivas.

  • Cinco forças competitivas de Porter:

    1- poder de barganha dos fornecedores 2- poder de barganhas dos clientes  3- ameaça de produtos substitutos  4- ameaça de novos entrantes  5- rivalidade entre os concorrentes 
  • O modelo das cinco forças de Porter permite analisar o grau de atratividade de um setor da economia. Ele identifica os fatores que afetam a competitividade, dentre os quais uma das forças está dentro do próprio setor, sendo que os demais são externos.

  • Gab: C

     

    De forma bem resumida, as 5 forças de Porter podem ser classificadas em;

     

    1. Rivalidade entre concorrentes: considera-se a competição entre os concorrentes diretos, ou seja, os que vendem o mesmo produto.

    2. Ameaça de novos entrantesa empresa analisa antes a atividade dos concorrentes e quais barreiras existem contra sua entrada

    3. Barganha dos clientes: os clientes possuem poder de decisão, aqui eles avaliam o preço, os atributos do produto e a qualidade.

    4. Barganha dos fornecedores: se diferencia da dos clientes nos aspectos de fornecimento dos insumos e quando o produto é exclusivo. 

    5. Ameaça de produtos substitutosaqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade, eles não competem com a mesma intensidade que os concorrentes primários, mas ainda são relevantes.

     

    FONTE: resumos..

  • Para Porter as estratégias são classificadas em estratégias de crescimento e estratégias competitivas.


    Fonte.: Gestão de Pessoas, Cristiana Duran, Editora Juspodvim.