SóProvas


ID
1791088
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca da evolução da Administração Pública no Brasil, analise.
I. A decisão política adotada pelo governo Getúlio Vargas de estruturar o aparelho do Estado com caráter autoritário e centralizador e a implantação de uma burocracia nos moldes “weberianos” começaram a ser viabilizadas com a criação do Departamento de Administração do Setor Público (DASP), em 1936.
II. No início de 1940, teve início a formação do Estado empresário, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional. Entretanto, após a queda de Getúlio Vargas, em 1945, novamente são retomadas as práticas patrimonialistas, deteriorando de forma acentuada o aparelho do Estado.
III. Decorridos quase três anos após a instalação do regime militar no Brasil (1964), o Governo Federal buscou dar maior efetividade à ação governamental, com a introdução de valores gerenciais. Para alcançar os seus propósitos, editou o Decreto‐lei nº 200, de 1967.
IV. O diploma legal (Decreto‐lei nº 200, de 1967) definiu novos rumos para a Administração Pública, como, por exemplo, autonomia de gestão, descentralização administrativa do aparelho do Estado, com a expansão da administração indireta, sobretudo por meio da criação de empresas estatais.
V. A partir de 2000 foram realizadas no mundo profundas mudanças no papel do Governo e da Administração Pública. 

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E)  PALUDO (2013): 
    A Administração Pública burocrática surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese: o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como, por exemplo, na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas (Pdrae, 1995).16

     A principal fonte desse item é o Pdrae18 (1995).  / A Administração Pública gerencial emerge na segunda metade do século XX, como resposta, de um lado, à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, e, de outro, ao desenvolvimento tecnológico e à globalização da economia mundial, uma vez que ambos deixaram à mostra os problemas associados à adoção do modelo anterior. A eficiência da Administração Pública – a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário – torna-se então essencial. A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações.


  • Como é que alternativa I ESTÁ CORRETA, se a criação do Departamento de Administração do Setor Público (DASP) foi  instituído através do decreto-lei nº 579, de 30 de julho de 1938 e a alternativa informa que foi criado em 1936? 

    Deveriam rever este gabarito!
  • V. A partir de 2000 foram realizadas no mundo profundas mudanças no papel do Governo e da Administração Pública. 

    Como assim está errada? Alguém ajuda?

  • "Órgão previsto pela Constituição de 1937 e criado em 30 de julho de 1938, diretamente subordinado à Presidência da República, com o objetivo de aprofundar a reforma administrativa destinada a organizar e a racionalizar o serviço público no país, iniciada anos antes por Getúlio Vargas." (Grifo nosso)

    Alternativa A está, ao meu ver, incorreta, haja vista que a implementação do sistema burocrático iniciou em 1936 mas tenha efetivamente ocorrido com a implementação do DASP, em 1938. O trecho que citei acima mostra bem quando se deu a criação do referido departamento, o que deixaria visivelmente a opção incorreta.

    Fonte: FGV, Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), retirado de: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/PoliticaAdministracao/DASP, acesso em 6/11/2018 às 22:50

  • "Na década de 1930, surgiu no Brasil uma elite especializada, que conjugou o espírito de reformas com uma nova visão da administração pública, associada a um projeto de governo de expansão das capacidades administrativas, centralizando-as. Conjugando os interesses deste corpo de funcionários federais e o governo, em 1936 foi criado o Conselho Federal do Serviço Público Civil (CFSPC), que pelo Decreto-lei n. 579, de 30 de julho de 1938, se transformou no DASP. Essa elite era formada por funcionários pertencentes a diferentes ministérios, que assumiram cargos de chefia de divisões e seções no DASP, sob os auspícios e a indicação de Luis Simões Lopes, nomeado presidente do Departamento." RABELO, Fernanda Lima. O DASP e o combate à ineficiência nos serviços públicos: a atuação de uma elite técnica na formação do funcionalismo público no Estado Novo (1937-1945). Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 3, n. 6, 2011.

  • a implantação do modelo gerencial na administração pública brasileira, contudo, anos após a publicação do Plano Diretor da Reforma do Estado, em 1995, apenas avanços modestos foram verificados.

    A grande mudança foi a partir de 1995 e não 2000 por isso a V tá errada.

  • Caro Vitor, creio que esteja errada a alternativa V por não ter sido A PARTIR do ano 2000, pois as mudanças começaram muito antes mundo à fora e no Brasil também, como o DASP, Dec. 200, PDRAE, etc...