SóProvas


ID
1791772
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No processo de planejamento de adaptações curriculares aos alunos com necessidades especiais, há dimensões do currículo que precisam ser levadas em consideração para que ele reflita um modo de entender a educação e a cultura escolar. No Brasil, este tópico é abordado legalmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares. No documento brasileiro, as adaptações curriculares:

Alternativas
Comentários
  • Gab C

     

    As adaptações curriculares constinuem, pois, possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Pressupõem que se realize a adequação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades especiais. Não um novo currículo, mas um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda realmente a todos os educandos. Nessas circunstâncias, as adequações curriculares implicam a planificação pedagógica e a ações docentes fundamentadas em critérios que definem:
     *o que o aluno deve aprender;
     *como e quando aprender;
     *que formas de organização do ensino são mais eficientes para o processo de aprendizagem;
     *como e quando avaliar o aluno.

     

     

    a) ajustam as diferentes instancias curriculares, para responder às necessidades dos professores ( dos ALUNOS), e assim favorecer as condições que lhe são necessárias para que se efetive o máximo possível de ensino e aprendizagem para que assim os alunos especiais tenham tarefas semelhantes a todos os demais alunos.

    b) consideram que a diversidade esta presente em sala de aula e que as diferentes formas de aprender enriquecem o processo educacional favorecendo a igualdade e promovendo atitudes pedagógicas com vistas a criar condições de manutenção de um planejamento homogêneo ( HETEROGÊNIO).

    d) auxiliam no intercambio( Não há intercâmbio. O ensino regular público é adaptavel aos alunos) com as instituições similares para o controle oficial dos órgãos de fomento de como avaliar cada instituição e os docentes que estão realizando trabalhos diferenciados com cada aluno com necessidades especiais.

    e) impedem a evasão escolar e promovem escolas de educadores especializados em alfabetização de alunos especiais para avaliar o resultados dos testes destinados a clientela que se pretende incluir na escola regular com vistas a socialização dos familiares ( socialização dos alunos especiais)  no processo educativo.