SóProvas


ID
1792294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da assistência de enfermagem a paciente cirúrgico, julgue o item que se segue.

A aplicação de agentes antimicrobianos em áreas da pele antes do procedimento cirúrgico caracteriza o processo de desinfecção.

Alternativas
Comentários
  • Na rotina, os termos anti-sépticos, desinfetantes e germicidas são empregados como sinônimos, fazendo que não haja diferenças absolutas entre desinfetantes e anti-sépticos. Entretanto, caracterizamos como anti-séptico quando a empregamos em tecidos vivos e desinfetante quando a utilizamos em objetos inanimados.

  • Assepsia é a limpeza e remoção de sujeira e detritos em superficies, para diminuição ou/e elimiação de bacterias. É o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias. 
    A Anti-sepsia refere-se à desinfecção de tecidos vivos com anti-sépticos. 
    É a prevenção do desenvolvimento de agentes infecciosos por meio de procedimentos físicos ou químicos destinados a destruir todo microorganismo. Ex: limpeza da pele antes da cirurgia. 
    É o método através do qual se impede a proliferação de microrganismos em tecidos vivos com o uso de substância químicas (os anti-sépticos) usadas como bactericidas ou bacteriostáticos. 
    Uma mesma substância química usada em objetos inanimados será chamada de desinfectante e quando usada em tecidos vivos será chamada de anti-sépticos. Ex. Clorexidina e iodopovidona. 
    Desinfecção descreve o método capaz de eliminar muitos ou todos os microorganismos patogênicos, com exceção dos esporos. 
    Esterilização é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de microorganismos presentes : vírus, bactérias, fungos, protozoários, esporos, para um aceitável nível de segurança. O processo de esterilização pode ser físico, químico, físico- químico.

     

  • Errado. Nesse caso, refere-se à anti-sepsia da pele.