SóProvas


ID
1792345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico-puerperal e no climatério, julgue o seguinte item.

Durante a atenção pré-natal, a imunização antitetânica deve ser administrada em dose única para reforço da imunidade da gestante, independente do tempo do último esquema vacinal completo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     Esquema, dose e volume A vacina dT é administrada nos maiores de 7 anos de idade para os reforços ou usuários com esquema incompleto ou não vacinados: a) com esquema vacinal completo: administre uma dose a cada 10 anos; b) com esquema incompleto: complete o esquema; c) sem comprovação vacinal: administre três doses. O intervalo entre as doses é de 60 dias, com um mínimo de 30 dias. Em todos os casos, após completar o esquema, é necessário administrar uma dose de reforço a cada 10 anos. Nunca reinicie o esquema.Notas: • Mulheres grávidas: administre a vacina considerando o seu histórico vacinal para difteria e tétano. • Em gestante com comprovação vacinal de três doses de vacina com componente tetânico, sendo a última dose feita há mais de 5 anos, administre um reforço. • Esta vacina pode ser administrada a partir da comprovação da gravidez em qualquer período gestacional. • A última dose ou reforço deve ser administrado pelo menos 20 dias antes da data provável do parto.• A vacinação da gestante é realizada para a prevenção contra o tétano no recém-nascido e para a proteção da gestante.FONTE: Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, 2014.
  • GABARITO: ERRADO

    A partir de 2014 a gestante também toma dTpa:

     

    O esquema de vacinação completo da dupla adulto - dT é de três doses, podendo ser tomada a partir dos 10 anos de idade. O reforço deverá ser dado a cada dez anos. Se a mulher não tomou nenhuma dose da vacina antes de engravidar, é necessário tomar duas doses da dupla adulto, com intervalo de no mínimo 30 dias e complementar com a dTpa . Caso a mulher tenha tomado uma dose da dT antes da gestação, ela deverá reforçar o esquema com mais uma dose da dT e outra da dTpa . Já para as mulheres que se preveniram com duas ou mais doses da dT, recomenda-se a administração de apenas uma dose da dTpa . Mulheres grávidas devem tomar uma dose da dTpa em cada gestação, independente de terem tomado anteriormente na rede privada. Profissionais de saúde que atuam em maternidades e em unidades de internação neonatal (UTI/UCI neonatal) devem tomar a vacina a cada dez anos para a proteção dos recém-nascidos.

     

    Referencia:http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/17/PERGUNTAS-e-RESPOSTAS-dTpa.pdf