SóProvas


ID
1792369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A realização dos primeiros socorros a vítimas de maus súbitos ou situações de urgência e emergência podem reduzir a morbidade e a mortalidade, bem como favorecer o alívio do sofrimento desses indivíduos. Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.

Em caso de parada cardiorrespiratória extra-hospitalar, em que muitas vezes os primeiros socorros são prestados por pessoas leigas, deve-se orientar a aplicação de compressão no centro do tórax sem a realização de respirações, até a chegada de um socorrista treinado ou de um profissional da saúde.

Alternativas
Comentários
  • Segundo os destaques da American Heart Association 2015 :  Socorristas leigos, devem fornecer RCP, com ou sem orientação de um atendente, para adultos vítimas de PCR. O socorrista deve continuar a RCP com a compressão torácica até a chegada de um  profissional com o DEA. A RCP somente com compressão é mais fácil de ser executada por um socorrista não treinado e pode ser prontamente orientada por telefone pelos atendentes. Em vítimas adultas de PCR, o correto é que os socorristas apliquem compressões torácicas a uma frequência de 100 a 120/min, e a profundidade das compressões é de, pelo menos, 2 polegadas (5cm), para um adulto médio.

  • Só um detalhe:

     

    A profundidade das compressões é de: 1,5 polegada (4 cm) em bebês , até 2 polegadas (5 cm) em crianças , e em adultos de 5 cm até 6 cm.

  • Deveria ser anulada, pois são as duas mãos sobre a metade inferior do esterno

  • Cespe é assim, se viajar demais perde a questão, se atenha somente ao que ela pede.

  • Em caso de parada cardiorrespiratória extra-hospitalar , se a pessoa presente não tiver treinamento em RCP (ressuscitação cardiopulmonar), ela deverá aplicar a RCP somente com as mãos (somente compressões torácicas) na vítima adulta com colapso repentino, com ênfase em "comprimir forte e rápido" no centro do tórax, ou seguir as instruções do atendente/operador do SME (serviço médico de emergência). O socorrista deve continuar a RCP somente com as mãos até a chegada e preparação de um DEA/DAE (desfibrilador externo automático) para uso ou até que os profissionais do SME ou outros encarregados assumam o cuidado da vítima. A velocidade de compressão recomendada é de 100 a 120/min.

    A RCP somente com as mãos (somente compressões) é mais fácil de ser executada por um socorrista não treinado e pode ser prontamente orientada por telefone pelos atendentes/ operadores. Além disso, as taxas de sobrevivência às PCRs de etiologia cardíaca são similares para a RCP somente com as mãos e a RCP com compressões e ventilação de resgate.

    Gabarito do Professor: CERTO


    Bibliografia

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2010 para RCP ACE. 2010.


    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015.
  • Sem a realização de respiração?