SóProvas


ID
1792372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A realização dos primeiros socorros a vítimas de maus súbitos ou situações de urgência e emergência podem reduzir a morbidade e a mortalidade, bem como favorecer o alívio do sofrimento desses indivíduos. Acerca desse assunto, julgue o item subsecutivo.

Para controle de hemorragias em extremidades do corpo, deve-se priorizar a aplicação de torniquetes, método comprovadamente eficaz desde a época das grandes guerras mundiais.

Alternativas
Comentários
  • Os torniquetes deverão ser utilizados como um último recurso e, somente, para controlar os sangramentos provocados por ferimentos graves nas extremidades, quando todos os outros métodos de controle falharem. Fonte portaleducacao.com.br
  • Técnicas utilizadas no controle de Hemorragias:

    1. Pressão direta sobre o ferimento.

    2. Elevação do membro

    3. Compressão dos pontos arteriais

  • Então isso é uma questão complicada, porque o PHTLS oitava edição fala que se pode sim usar o torniquete e não se restringe somente a emputação e esmagamento, o grande detalhe é que estava realmente proibido, porém essa ideia retornou atualmente, neste caso vai depenndeda fonte de utilização do autor.

  • A questão não retrata que uso do torniquete está proibido, agora esse método não é a "prioridade". Segundo PHTLS primeiro se faz pressão direta no local, segundo elevação de membro, entre outras, não resolvendo poderá ser realizado o torniquete.

  • "Se o sangramento externo em uma extremidade não puder ser controlado pela compressão, a aplicação de um torniquete é a próxima etapa no controle da hemorragia." (PHTLS, 9° edição).

    Ou seja, o torniquete pode ser utilizado, mas não é a prioridade. Por isso, a questão está errada.