SóProvas


ID
1792414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à farmacologia, julgue o item subsequente.

Medicamentos digitálicos ou cardiotônicos auxiliam contra a insuficiência cardíaca por aumentar a contratilidade do coração. Entretanto, devem ser administrados sob cautela, pois podem provocar arritmias cardíacas, anorexia, apatia e vômitos.

Alternativas
Comentários
  • A insuficiência cardíaca, também conhecida por insuficiência cardíaca congestiva, surge quando o coração tem dificuldade para bombear o sangue para o corpo, gerando sintomas como cansaço, tosse noturna e o inchaço nas pernas ao final do dia.

    Os digitálicos produzem frequentemente efeitos tóxicos, que podem ser graves e até letais. A causa mais frequente é a associação com diuréticos que provocam perda de potássio.

    O tratamento, que deve ser feito com o paciente hospitalizado, inclui monitorização do ECG, suspensão de diuréticos depletores de potássio ou administração de potássio para diminuir a ligação do digitálico ao coração, a qual provoca a intoxicação, além da administração de um antiarrítmico.

    Antes de administrar os digitálicos deve-se verificar o pulso antes de cada dose (não administrar se estiver menor que 60 bpm), além disso pode provocar arritmias cardíacas, anorexia, apatia e vômitos.

    Gabarito do Professor: CERTO


    Bibliografia

    Figueiredo EL, Machado PL. Os papéis da digoxina em pacientes com insuficiência cardíaca Uma revisão geral. Insuf Card. Vol 5, 2:72-78, 2010.

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.