SóProvas


ID
1793047
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A virtualização de servidores é uma forma de dividir os recursos de um servidor físico em vários servidores virtuais. Ela apresenta vantagens e desvantagens. Uma das desvantagens é:

Alternativas
Comentários
  • Gerenciamento: Os ambientes virtuais necessitam ser instanciados, monitorados, configurados e salvos. Existem produtos que fornecem essas soluções, mas esse é o campo no qual estão os maiores investimentos na área de virtualização, justamente por se tratar de um dos maiores contra-tempos na implementação da virtualização. Vale lembrar que o VMWare é a plataforma mais flexível e fácil de usar, mas ainda apresenta falhas que comprometem a segurança, assim como as demais plataformas.

  • Alternativa C? Como assim?

    Uma das vantagens da virtualização de servidores (consolidaçã ode servidores) é tornar o gerenciamento MENOS complexo:

      - Centraliza as atividades de controle/administração dos servidores em uma única máquina/hardware real;

      - Mais rapidez para disponibilizar novos servidores, já que não será necessário se preocupar com hardware, ponto de rede, local físico da máquina, etc.

      - Menor tempo de paradas de manutenções programadas (alternativa E modificada). Esse é um item que facilita o gerenciamento já que, ao utilizar virtualização de servidores, diminui o downtime dos servidores/serviços/aplicações e aumenta a produtividade do administrador dos servidores;

      - Backup e restore mais simples e ágil. O que é mais rápido/fácil: fazer um backup de todas as VMs ou de cada HD das máquinas físicas? E olha que eu nem comentei sobre snapshot!

     

    Eu concordaria com a resposta se fosse "configuração mais complexa", mas "gerenciamento mais complexo" definitivamente não!

  • alternativas nada a ver.. concordo contigo Thiago Vieira

  • A questão está correta. A alternativa C é a resposta correta mesmo. 

     

    A virtualização adiciona complexidade pois você passa a ter a solução de virtualização como um item a mais a ser administrado. Por isso o gerenciamento é mais complexo quando comparado com uma solução sem virtualização.