SóProvas


ID
1793422
Banca
FGV
Órgão
TJ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A XYZ é uma fabricante de produtos eletrônicos que atua em um ambiente dinâmico e de forte competição, adotando estratégia de diferenciação de produto no nível do negócio. Para fortalecer sua estratégia de negócio, a XYZ quer rever alguns de seus requisitos organizacionais. Em relação à estrutura organizacional, aos sistemas de controle gerencial e às políticas de remuneração, seria adequado implantar, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica, por favor?

  • Gabarito E


    Swaak (1995b) lembra que os programas globais de remuneração devem evoluir para se tornarem mais flexíveis e, consequentemente, complexos, mas devem continuar perseguindo os princípios de serem sistemas eficazes de pagamento, isto é, devem atrair e reter pessoas; recompensar o desempenho e motivar pessoas para melhorar e adquirir novos conhecimentos e habilidades; incentivar a receber atribuições desafiadoras, assumir riscos, trabalhar em equipe e adaptar seu comportamento à nova realidade do competidor global. 

    http://www.progep.org.br/PublicacoesPesquisas/PesquisaDocs/Artigos/2011/Pol%C3%ADticas%20de%20remunera%C3%A7%C3%A3o%20para%20executivos%20expatriados%20por%20empresas%20brasileiras.pdf

  • Bolsões de Esforços criativos não é uma estrutura :(

  • Que fonte foi essa???

  • Alguém sabe a fundamentação da resposta?

  • Acertei por intuição, mas realmente nunca tinha ouvido falar de bolsões de esforços criativos. Encontrei a fundamentação aqui:

    http://www.revistaespacios.com/a16v37n02/16370208.html
  • vdd é q a questao é sem pé nem cabeça, alguem cite onde existe estrutura bolsoes? rsrsrsrs  + no geral a questao foi coerente 1 poukinho so

  • Gabarito E

     

    A questão trata das estratégias organizacionais adotadas a partir das 5 forças competitivas de Potter. Elas podem ser: Liderença em custos; Diferenciação; ou Foco/Enfoque. 

     

    A diferenciação tem foco em tornar o produto ou serviço único, ganhar o mercado com a ideia de oferecer produto/serviço exclusivo. Veja: "Diferenciação possui como foco o investimento na imagem, nos canais de distribuição, em pesquisa, na capacitação técnica dos funcionários, na pesquisa de mercado e assistência técnica. Este tipo de estratégia possui como principal destaque a diferenciação dos serviços e produtos com o intuito de oferecer as melhores opções do mercado ao público consumidor."

     

    Dessa forma, a alternativa E é a única que traz ações necessárias para implementar essa estratégia. Ademais, a quem interessar. todas as outras alternativas trazem pelo menos uma ação para implementar a estratégia em liderença em custos.

     

    http://www.novaescolademarketing.com.br/marketing/estrategias-de-porter-diferenciacao-preco-e-segmentacao/

  • Resposta do professor Carlos Xavier, do Estratégia Concursos:

    "Questão absurda. A banca não cobrou que você estudasse “remuneração de pessoal”. Além disso, cobrou que você visse “estrutura” como parte de gestão de processos, e não como um tópico específico. Assim, não pediu que você estudasse todos os aspectos da estrutura, mas sim a estrutura por processos!
    Além disso, mesmo assim, a resposta da questão pode ser objeto de debate por divergências de interpretação.
    Recomendo que entrem com recursos solicitando anulação da questão pelo assunto não constar no Edital."

  • A respeito do comentário do "Carol Ss"; é muito comum esse tipo de abordagem da FGV, no que diz respeito em cobrar o que não está no edital, ainda mais nos conteúdos da materia de Raciocinio Logico..

     

    Fica dificil mesmo, pois somos treinados para não brigar com a banca e dar sequencia ao jogo.

     

    Temos que combater esses atos ditatoriais de concurso, com entrada de recurso, ou memos ação de processo judicial, e acabar com essa soberania arrogante.

     

  • Absurdo!

    a questão pedia em ordem: estrutura organizacional, sistemas de controle gerencial e políticas de remuneração

    Já é preciso muito boa vontade para considerar "bolsões de esforços criativos" como um tipo de estrutura organizacional.

    Agora, dizer que "diretrizes amplas de tomada de decisão" é um sistema de controle gerencial???? Isso não fica nem dentro da mesma matéria quando se estuda administração. Diretrizes amplas são orientações gerais, não formam um sistema, muito menos de controle.

    A recompensa por assumir riscos era a única que podia realmente podia ser considerada como política de remuneração.

  • A questão é fácil de acertar se você pensar nas estratégias de Porter (custo, diferenciação e foco), entretanto isto não torna a assertiva correta menos absurda. É vergonhoso que uma questão tão mal elaborada não tenha sido objeto de recurso.

    Vamos lá:

    A letra "a" cai fora por conta da "supervisão direta" pois não é apropriado para uma empresa " fabricante de produtos eletrônicos que atua em um ambiente dinâmico e de forte competição, adotando estratégia de diferenciação de produto no nível do negócio."

    A letra b "metas de custo quantitativas" remete à liderança em custos.

    A letra c "política de experimentação" soa fora do contexto para "controle gerencial".

    A letra d "filosofia de liderança em custo" remete à liderança em custos.

    Então só sobra a última.

  • Barney e Hesterly (2011) ressaltam que também no caso da estratégia de diferenciação de produto, se utiliza de uma maneira mais complexa da estrutura funcional em forma de U havendo, no entanto, diferenças com relação à estratégia de liderança em custo. Nesse caso, encontram-se equipes interfuncionais e interdivisionais de desenvolvimento de produto, estruturas matriciais complexas, e bolsões de esforços criativos mais intensos.

    Como sistemas de controle gerencial, diretrizes amplas para tomada de decisões e liberdade gerencial dentro dessas diretrizes, além de política de experimentação. As políticas de remuneração, por sua vez, incluem recompensas para assunção de riscos e ausência de punição no caso de falhas, recompensas pelo instinto criativo e medidas de desempenho multidimensionais (Barney, Hesterly, 2011).

     

    Mais?http://www.revistaespacios.com/a16v37n02/16370208.html

  • Aquele tipo de questão que não vale entender a explicação, pois o examinador estava sob efeito de entorpecentes.

  • a) poucos níveis na estrutura de reporte (estratégia de liderança em custos); supervisão direta (estratégia de liderança em custos); remuneração estratégica;
    b) quadro executivo pequeno (estratégia de liderança em custos); metas de custo quantitativas (estratégia de liderança em custos); recompensas pelo instinto criativo;
    c) relações de reporte simples (estratégia de liderança em custos); política de experimentação (estratégia de diferenciação de produto); remuneração por competências;
    d) estruturas matriciais complexas (estratégia de diferenciação de produto); filosofia de liderança em custo (nada a ver com diferenciação); recompensas por metas grupais;
    e) bolsões de esforços criativos; diretrizes amplas de tomada de decisão; recompensas por assumir riscos. (todos - estratégia de diferenciação de produto)

     

    Diferenciação:
    estrutura funcional descentralizada
    estruturas matriciais complexas
    bolsões de esforços criativos mais intensos
    ênfase na função de marketing

    política de experimentação

    políticas de remuneração – recompensar por riscos assumidos; mensuração multidimensional de desempenho

     

    Liderança em custos

    estrutura – poucos níveis; relações simples; quadro executivo enxuto; poucas funções de negócio

    sistemas de controle gerencial - controle rígido dos custos; metas quantitativas de custo com supervisão estrita; filosofia de liderança em custo

    políticas de remuneração - recompensar por redução de custos, incentivos para envolvimento de funcionários

     

  • questao interpretativa o x da questao   um ambiente dinâmico e de forte competição 

    um ambiente dinâmico = diretrizes amplas de tomada de decisão torna as decisoes mais rapidas

    forte competição  = bolsões de esforços criativos; ; recompensas por assumir riscos. torna os funcinarios mais produtivos consequentemente a empresa produzira mais e sera mais competitiva

    questao letra E

    A questão trata das estratégias organizacionais adotadas a partir das 5 forças competitivas de Potter. Elas podem ser: Liderença em custos; Diferenciação; ou Foco/Enfoque. 

     

    A diferenciação tem foco em tornar o produto ou serviço único, ganhar o mercado com a ideia de oferecer produto/serviço exclusivo. Veja: "Diferenciação possui como foco o investimento na imagem, nos canais de distribuição, em pesquisa, na capacitação técnica dos funcionários, na pesquisa de mercado e assistência técnica. Este tipo de estratégia possui como principal destaque a diferenciação dos serviços e produtos com o intuito de oferecer as melhores opções do mercado ao público consumidor."

    Dessa forma, a alternativa E é a única que traz ações necessárias para implementar essa estratégia. Ademais, a quem interessar. todas as outras alternativas trazem pelo menos uma ação para implementar a estratégia em liderença em custos.

  • Eu não entendi nada!!!

    Achei que a questão tivesse pedindo com relação à:

    Estrutura Organizacional, Sistema de Controle Gerencial, Política de remuneração...

    O que ao meu entender, a única que não seria era a alternativa E.

    A resposta que os colegas estão dando é com relação a Diferenciação, Liderança de custo e Foco ou Enfoque que é da Estrutura Funcional. (BAGUNÇOU A MENTE)

    ESTOU PRECISANDO ESTUDAAAAAAR MAISSSSSS!!!!

  • Liderança de custos e diferenciação são contrárias ..