-
participação no mercado. http://www.sinfic.pt/SinficWeb/displayconteudo.do2?numero=24401
-
Gabarito C
Balanced Scorecard (BSC) é a ferramenta pela qual se elaboram medidas financeiras e não financeiras que possibilitam o desdobramento das estratégias a serem implementadas.
As perspectivas podem ser descritas assim:
Ø Perspectiva financeira – analisa o negócio do ponto de vista financeiro. Relaciona-se normalmente com indicadores de lucratividade, como receita líquida, margem líquida, retorno sobre o investimento, entre outros. Indica se a estratégia da empresa está se traduzindo em resultados financeiros.
Ø Perspectiva dos clientes – nesse ponto de vista, busca-se identificar os segmentos (de clientes e de mercados) em que a empresa atuará e as medidas de desempenho que serão aceitas. Geralmente envolve indicadores como: satisfação dos clientes, retenção de clientes, lucro por cliente e participação de mercado. Essa perspectiva possibilita ao gestor as estratégias de mercado que permitirão atingir resultados superiores
Ø Perspectiva de processos internos – identifica os processos críticos que a empresa deve focar para ter sucesso. Ou seja, mapeia os processos que causam o maior impacto na satisfação dos consumidores e na obtenção dos objetivos financeiros da organização. Devem ser melhorados os processos existentes e desenvolvidos os que serão importantes no futuro.
Ø Perspectiva do aprendizado e do crescimento – identifica as medidas que a empresa deve tomar de modo a se capacitar para os desafios futuros. As principais variáveis são as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. Dessa forma, as empresas devem treinar e desenvolver seu pessoal, desenvolver sistemas melhores e procedimentos que alinhem os incentivos aos objetivos corretos.
Adm Geral - Rodrigo Renno
-
O Balanced Scorecard (BSC)
perspectiva Clientes. Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes. Inclui indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de serviços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente contribuem etc.
Idalberto Chiavenato - Introdução A Teoria Geral Da Administração
-
Mas número de produtos substituídos (b) não poderia indicar satisfação dos clientes?
Entendo que é uma medida da perspectiva de clientes e não da de processos internos (taxa de defeitos sim seria de processos internos).
-
Entre todos os critérios: 1-satisfação dos clientes, 2-retenção de clientes, 3-lucro por cliente a FGV escolheu justamente o menos óbvio: participação no mercado.
-
Valeu Érica! Texto ótimo!
-
Rodrigo, a questão se refere à produtos substiTUTOS e não substiTUÍDOS.
Pegou na leitura.
-
O diretor de marketing quer propor indicadores relativos à perspectiva “clientes" essa frase deu a questão certa. Se ele quer ver a pespectiva do cliente em relação ao seu poduto ou serviço nada melhor do que como está a participação da sua empresa no mercado.
-
Letra C.
Comentário
Questão interpretativa sobre BSC, para que você procure um indicador pertinente à perspectiva "clientes".
Dentre os indicadores apresentados pela questão, o único que tem relação com os clientes é a participação no mercado, pois considera se os
produtos da empresa estão sendo, ou não, os preferidos pelos clientes.
Prof. Carlos Xavier
-
a) taxa de defeitos; PROCESSOS INTERNOS
b) número de produtos substitutos; POSSÍVEL AMEAÇA - SWOT
c) participação no mercado; CLIENTE. Isso porque, se a participação no Mercado está alta, há uma forte tendência de que os clientes estão satisfeitos com o produto.
d) rotatividade de estoques; PROCESSOS INTERNOS
e) número de empresas concorrentes. POSSÍVEL AMEAÇA - SWOT